sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Brutus Motorcycle lançará moto elétrica por R$ 61,7 mil nos EUA

Modelo conceitual ainda deverá receber alguns ajustes
Versão final chega em dezembro


A naked (sem carenagem) esportiva é equipada com motor elétrico arrefecido a água e transmissão de cinco velocidades. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,7 segundos, de acordo com a Brutus.

Em parte, os resultados se devem ao seu peso reduzido de 240 kg. Porém a fabricante afirmou que até o lançamento fará mais alguns ajustes em sua versão final para melhorar o desempenho.

O modelo que vai custar US$ 35.000, algo em torno de R$ 61.750, de acordo com a cotação do fechamento desta última terça-feira (24), e será comercializado somente nos Estados Unidos.


Fonte disponível no(a): G1.Globo.com

Projeção: Novo Fiat Siena 2013

Sedã chega ao mercado em março, mas mostramos o modelo por inteiro antes


A nova geração do Siena deixará de ser um "Palio com traseira avantajada". A Fiat soube ler os pensamentos dos consumidores e produziu um modelo elegante e com visual próprio. O modelo deverá chegar ao mercado em março.




Fonte disponível no(a): Carros.iG.com.br


Entrevista: Diretora de marketing da Citroën fala da importância do DS3 no Brasil

Em entrevista exclusiva, Nivea Ferradosa dá detalhes sobre a importância do DS3 para a imagem da marca no Brasil

A Citroën chegou ao Brasil em 1991, um ano depois da liberação da importação de veículo para o Brasil. Em 1999, quando decidiu fincar raízes com a construção de uma unidade industrial em Porto Real, no Rio de Janeiro, a marca francesa decidiu manter a imagem de fabricante de carros refinados que já havia conquistado no Brasil. A sensibilidade feminina de Nivea Ferradosa parece ter casado muito bem com a proposta. Com experiência no departamento de marketing de empresas como Volkswagen, Jaguar e Honda, Nivea já integrava a equipe da Citroën havia dois anos quando foi convocada para ser a diretora-geral de marketing da marca, em 2000. Agora, seu foco é articular a chegada da linha premium DS ao Brasil.

O hatch compacto DS3 é o primeiro da fila, com lançamento previsto para o segundo bimestre deste ano. Nivea ainda desconversa sobre a vinda dos outros dois integrantes da gama, o médio DS4 e o crossover DS5. Por enquanto, ela quer explorar o potencial do modelo menor, lançado na Europa em 2009 com base na plataforma do C3. Para associar o visual estiloso e carismático do DS3 com as mais recentes tendências da moda, a marca francesa apresentou o modelo durante a 32ª edição da São Paulo Fashion Week. E ainda prepara a abertura do espaço-conceito Citroën Oscar Freire, em São Paulo, um centro cultural inspirado no célebre C42, localizado na famosa Avenida Champs-Élysées, em Paris. O local foi uma concessionária da marca inaugurada em 1927 e se tornou, em 2007, um inovador showroom que recebe 1,5 milhão de visitantes por ano.
 

Desde que foi lançado na Europa, em 2009, o DS3 já ganhou diversas edições especiais criadas por grandes estilistas. Isso influenciou na decisão de apresentar oficialmente o modelo durante a São Paulo Fashion Week?A essência do DS3 está muito conectada ao universo fashion. O consumidor pode personalizar o modelo com a sua cara, escolhendo a cor do teto e do retrovisor, por exemplo. Além disso, a própria Citroën está ligada à moda. Por isso, o lançamento do C3 brasileiro ocorreu na SPFW de 2003. É uma forma de mostrar que a nossa marca se preocupa com o design e com o estilo dos produtos. Lançar o DS3 durante o evento também reforça esse apelo estético. Isso também estará presente no espaço-conceito que vamos abrir no segundo bimestre, localizado entre as ruas Oscar Freire e Consolação, em São Paulo. Assim como o C42 que a Citroën mantém na Champs-Élysées, em Paris, será um espaço dedicado à atividade cultural, além de difundir os conceitos que norteiam nossa filosofia de trabalho.De que forma?
O espaço não será destinado apenas aos clientes da Citroën. Ter um ambiente como esse em uma das mais importantes vias de São Paulo dá notoriedade à marca. As pessoas poderão frequentar o local para tomar um café, ler um livro ou conferir os cursos, exposições e apresentações musicais que farão parte da programação. Queremos organizar sessões com filmes franceses que mostrem carros da Citroën ao longo da projeção. É uma forma de divulgar a cultura francesa e também de mostrar que a marca tem muita história. Mesmo que o frequentador não vá comprar um carro do nosso portfólio, sairá do espaço com outra ideia sobre a Citroën.



Qual é a importância desse contato com o consumidor?Temos mais de 240 mil usuários relacionados em nossa página do Facebook. A Citroën é a marca atuante no mercado brasileiro com mais fãs nessa rede social, mesmo detendo apenas 2,63% de participação em 2011. Ou seja, essa interação cria uma relação de admiração e fidelização pela marca muito importante. O espaço-conceito da Oscar Freire não vai expor todos os modelos que estão disponíveis em nossas concessionárias. Em compensação, mostrará conceitos e carros históricos que contribuirão para que esse entusiasmo pela marca cresça ainda mais. O espaço funcionará durante todo o ano de 2012 e nosso desafio é conseguir mantê-lo sempre cheio durante esse período.

Como vocês irão trabalhar com a linha DS, muito mais luxuosa e sofisticada que outros modelos da marca?
Nós atendemos todos os clientes da mesma forma, seja aquele interessado no compacto C3 ou aquele que quer adquirir um médio-grande C5. Mas, por causa da proposta diferenciada, a linha DS terá um espaço específico em nossas concessionárias. Afinal, é um carro diferente de nossos outros modelos, com outro nível de conforto e requinte. Queremos atrair um público que também tem interesse por compactos como Audi A1 e Mini Cooper. Apesar da característica da customização, o DS3 não irá atrair apenas as mulheres. O público masculino certamente se entusiasmará com o desempenho do motor 1.6 litro turbo com 157 cv.
A Citroën já trabalha com alguma perspectiva de venda? Há o risco de o DS3 se tornar apenas um carro de imagem e encalhar nas revendas?
A principal missão do DS3 é incrementar a imagem da Citroën no Brasil. Mas a medida que aumentou o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em até 30 pontos percentuais para veículos importados nos pegou no meio do caminho. Chegamos a cogitar o cancelamento da vinda do modelo, mas a Citroën resolveu arriscar. A SPFW já serviu como um termômetro, e pudemos perceber que o carro teve ótima aceitação entre o público presente. Mas pode ser só a empolgação do momento, então os primeiros meses de venda é que servirão realmente para avaliar o desempenho comercial do compacto. Por enquanto, a Citroën não trabalha com estimativa de volume. É preciso esperar a chegada do DS3 nas concessionárias para medir seu potencial de vendas.



Fonte disponível no(a): MotorDream.uol.com.br

Nissan investirá US$ 2 bilhões em nova fábrica no México

Unidade servirá para expandir a produção de modelos vendidos nos Estados Unidos e também no Brasil


A Nissan anunciou na Cidade do México que vai investir US$ 2 bilhões na construção de uma nova fábrica na cidade de Aguascalientes (México). A unidade vai complementar as duas outras plantas da marca existentes naquele país e servir como pólo exportador de veículos para a América do Sul e outros países do continente americano.

A linha de montagem deverá começar a operar no fim de 2013 e vai focar a sua produção em veículos do segmento B, como March, Versa, Tiida e Sentra, que também são exportados para o Brasil. A capacidade inicial está estimada em 175 mil unidades por ano.

Segundo o presidente e CEO da Nissan, Carlos Ghosn, o México é uma peça-chave para o crescimento dos negócios da marca nos Estados Unidos. "Juntamente com a nossa nova fábrica no Brasil, este complexo de produção em Aguascalientes é um pilar importante na nossa estratégia para garantir que a Nissan tenha capacidade de aumentar o volume de vendas e quota de mercado nas Américas", acrescentou.

O investimento faz parte do plano estratégico da Nissan para atingir uma capacidade de produção no México de mais de um milhão de unidades por ano no médio prazo. Em 2011, a montadora produziu mais de 600 mil veículos naquele país.

Fonte disponível no(a): Carsale.uol.com.br


Montadoras: lucro foi o tema mais polêmico de 2011

Pesquisa mostra as medidas e questões mais criticadas pelos internautas no ano que passou


Pesquisa realizada pelo site Carsale mostrou que o alto lucro obtido pelas montadoras brasileiras foi o assunto mais polêmico de 2011. Mais de 49% dos votantes apontaram o tema como um dos absurdos do ano que passou.

A alta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os veículos importados teve a indicação de 16,13% e foi a segunda questão mais comentada na enquete. O fim da exigência da placa de alerta para radares nas ruas e estradas, anunciado antes da virada do ano pelo Contran, teve a reprovação de 14,96%, o Custo-Brasil que faz o carro nacional ser um dos mais caros do mundo ficou com 11,73% e a disparada dos preços do etanol, 7,92%.

Fonte disponível no(a): Carsale.uol.com.br


Ford New Fiesta Trend versão menos equipada na Argentina

Modelo se diferencia pela ausência de alguns itens de série


A Ford da Argentina lançou uma versão mais acessível do New Fiesta Hatch, batizada com o sobrenome Trend. Importado do México, o modelo se diferencia pela ausência de alguns itens de série, que resultaram em uma redução de preço.

Se comparado ao Fiesta Titanium (nome da versão mais luxuosa no mercado argentino), o hatch não traz volante multifuncional revestido em couro, sistema multimídia SYNC, teto solar, piloto automático e moldura preta envolvendo as luzes auxiliares.

Em contrapartida, os itens de segurança não foram removidos desta versão mais acessível: o carro continua oferecendo sete airbags, freios com sistema anti-travamento (ABS), controles de estabilidade e de tração e o prático sistema que segura o carro em subidas acentuadas quando o motorista tira o pé do freio.

O motor do New Fiesta Trend é o mesmo 1.6 Sigma a gasolina, que oferece 120 cv. O carro tem preço sugerido de 88.700 pesos (o equivalente a 36 mil reais), uma economia de quase 10 mil pesos em relação à versão Titanium.

Fonte disponível no(a): QuatroRodas.abril.com.br


Brics emplacaram 23,5 milhões de veículos em 2011

Brasil teve menor crescimento entre os Brics


Os Brics – grupo político de cooperação financeira que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – registraram 23,5 milhões de emplacamentos de veículos em 2011. O volume foi levantado pela agência automotiva AutoData e corresponde a 30,2% do total de veículos vendidos ao redor do planeta no ano passado – 77,7 milhões de unidades.

A China lidera a dianteira mundial, à frente dos Estados Unidos e do Japão, e também se destacou entre os Brics. Apesar do crescimento modesto de 5,2% na comparação com 2010, o mercado chinês vendeu nada menos que 14,5 milhões de veículos no ano passado. Mais de 40 modelos tiveram vendas superiores a 100 mil unidades por lá. Outro destaque foi o segmento de utilitários e crossovers, que anotou alta de 25% e superou pela primeira vez a barreira dos 2 milhões de emplacamentos.

O Brasil responde pelo segundo maior volume do grupo – 3,6 milhões de veículos –, mas é o país que registrou o menor índice de crescimento na comparação com 2010 – apenas 3,4%. A soma inclui automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. De acordo com a análise de mercado feita pela Anfavea, o volume de vendas no Brasil crescerá entre 4% e 5% em 2012.

A Rússia foi a grande surpresa. Apesar de o mercado interno ainda ser relativamente pequeno – 2.653.408 vendas em 2011 –, a alta em relação a 2010 foi de nada menos que 39%. A crise financeira que toma conta da Europa deve fazer com o que o ritmo de crescimento do mercado russo diminua em 2012, mas a expectativa é de que, mesmo assim, haja um incremento de 12% em relação ao ano passado.

A Índia fechou 2011 com 2.309.874 vendas e crescimento de cerca de 6% em relação ao volume do ano anterior. A SIAM, associação das fabricantes locais, projeta crescimento de até 13% para 2012. Na lanterna aparece a África do Sul, com mercado de 570.012 unidades no ano passado. Apesar de modesta, a marca representa crescimento de nada menos que 16% em relação a 2010.


Fonte disponível no(a): MotorDream.uol.com.br

UP Design mostra o superesportivo Vittoria Concept

O superesportivo projetado pelo estúdio italiano será animado por um motor V8 e um propulsor elétrico


O estúdio italiano UP Design fez a apresentação mundial do carro-conceito Vittoria no Salão do Qatar. O modelo é o primeiro inteiramente desenvolvido pelo estúdio de Umberto Palermo. Depois dos teasers revelados no mês passado, o público pode finalmente ver o protótipo.

As linhas sinuosas do Vittoria dão ao conceito a aparência de carro futurista que mantém ares da tradição do estilo italiano. O superesportivo encarna a tradição dos italianos de fazerem bons modelos GT e a une à esportividade dos esportivos de dois lugares.

O longo capô ocupa boa parte dos 4,75 metros de comprimento do Vittoria, que tem 1,96 m de largura, 1,25 de altura e entre-eixos de 2,95 m. Sob o capô está um propulsor híbrido, combinando um motor V8 com um motor elétrico. A força será levada às rodas através de um avançado sistema que, além dessa entrega, irá maximizar o aproveitamento da energia gerada pelos freios regenerativos. Contudo, o estúdio italiano ainda não revelou detalhes do torque e da potência do motor do Vittoria.

Apesar de esse conceito esportivo ser o primeiro carro totalmente projetado pelo UP Design, o estúdio já ajudou a criar outros modelos, como o Era, apresentado em 2009, e o Sofia, em 2010. Ambos frutos de uma parceria com o I.DE.A Institute da Itália.
 
 
Fonte disponível no(a): MotorDream.uol.com.br


Hyundai contrata fornecedores para fábrica no Brasil

Além dos fornecedores, a fabricante já começou a montar seu quadro de executivos


O primeiro Hyundai nacional começará a ser construído até o final do ano. Para isso, a coreana está construindo uma fábrica em Piracicaba, São Paulo, e, de acordo com a agência Autodata, especializada no setor automotivo, a fabricante já assinou contrato com 29 fornecedores. Destes, nove são empresas coreanas que estão investindo no país pela primeira vez.

A unidade industrial da Hyundai em Piracicaba ocupará um terreno de 1,4 milhão de metros quadrados. Segundo a imprensa local, quatro dos fornecedores irão se instalar na área pertencente à fábrica, enquanto os outros ocuparão uma área anexa, dedicada aos fornecedores. A fábrica, que demandará um investimento de cerca de US$ 600 milhões – mais de R$ 1 bilhão – estará dividida em quatro áreas: estamparia, carroceria, pintura, estofamento e montagem.

Das empresas fornecedoras que ficarão no terreno da fabricante coreana, a Mobis, fabricante de painéis e peças plásticos, a Dymos, que produz e estofa bancos, a Hysco, especializada em chapas de aço, e a Glovis, empresa responsável pela logística e abastecimento da linha de produção, já estão se instalando no local.

Estima-se que a fábrica, cuja capacidade de produção anual será de até 150 mil unidades, vá gerar 5 mil empregos diretos e 20 mil indiretos. Ainda segundo a agência Autodata, parte dos fornecedores da Hyundai Brasil está procurando, em sites de recrutamento, funcionários para suas unidades brasileiras. As contratações devem ser concluídas ainda no primeiro semestre de 2012, para que o try-out da produção possa ter início. No try-out, equipamentos e processos são testados.

Da unidade fabril no interior de São Paulo sairá o HB, nome código do modelo desenvolvido pela Hyundai exclusivamente para o Brasil. O HB terá três versões: hatch (versão que será produzida inicialmente), sedã e crossover (que irá competir com Ford EcoSport e Renault Duster). O lançamento do modelo está previsto para acontecer no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro desse ano. A marca ainda não revelou o verdadeiro nome do novo modelo, mas já anunciou os motores disponíveis para o HB. Um deles é um propulsor 1.0 Flex e o outro é um 1.6 Flex que poderá ser equipado com transmissão automática ou manual. Ambos derivam dos Kia Picanto e Soul.

Além dos fornecedores, a Hyundai Brasil já monta seu quadro de executivos. Ela já contratou Cassio Pagliarini – que já trabalhou na Ford e na Renault - para ser gerente de vendas e marketing, e Maurício Jordão foi nomeado gerente de relações públicas e imprensa da marca.

Fonte disponível no(a): MotorDream.uol.com.br


Manutenção do carro: veja como economizar

Os gastos não acabam depois que você termina de pagar um veículo; veja dicas de como economizar na relação com o carango


Dominados pela ansiedade de comprar um carro, muitos consumidores acabam adquirindo um veículo sem ponderar sobre os gastos decorrentes da manutenção do bem. Ao contrário de uma casa, o automóvel não oferece retorno financeiro a longo prazo, já que sua desvalorização começa imediatamente após a compra. Além disso, será preciso gastar com revisões, reparos e combustível. A vantagem – que compensa todos os aspectos negativos – é ter mais comodidade e rapidez na hora de se deslocar, além, claro, do prazer em dirigir.

Com algumas dicas, no entanto, é possível minimizar os custos e usufruir apenas dos benefícios de ter um carro. Se você faz parte dos cerca de 40% de consumidores brasileiros que optam por pagar à vista, pode sair ganhando logo no momento de aquisição do veículo. É possível negociar com a concessionária e obter um bom desconto. Isso se o comprador estiver disposto a pechinchar muito. O ideal é apresentar uma proposta que seja benéfica ao bolso e insistir com o vendedor. Se a loja se recusar a flexibilizar o preço, é hora de partir para a concorrência.

Para quem compra o carro por meio de financiamento ou consórcio, a dica é prestar bastante atenção em todas as condições do acordo. As taxas que serão praticadas mensalmente e os juros que incidirão caso o pagamento seja atrasado. Além disso, é preciso saber qual será o valor final do veículo financiado, já que, a longo prazo, o consumidor irá pagar muito mais por aquele carro do que se conseguissem adquiri-lo à vista.

Mas os gastos estão longe de acabar. Depois é a hora de negociar o seguro. Vale a pena pesquisar quais modelos e marcas têm as apólices mais baratas e também questionar quais situações serão amparadas pela seguradora. As tarifas de seguro também dependem do local onde o cliente vive, do segmento a que pertence o carro e até mesmo do perfil do condutor – históricos repletos de acidentes costumam encarecer a conta final.





O passo seguinte é o consumo de combustível. Além de descobrir os dados de consumo do modelo em voga, é necessário ter uma ideia de quantos quilômetros diários você irá percorrer. Assim, será possível ter uma noção aproximada dos gastos mensais com combustível, que também dependerão da variação de preços dos combustíveis. Para quem compra um flex, é preciso prestar atenção em um detalhe: o etanol só é vantajoso se custar até 70% do preço da gasolina, pois os dois combustíveis oferecem desempenho e médias diferentes.

O motorista que acaba de adquirir um automóvel logo descobre também que terá que gastar uma quantia significativa de dinheiro para manter a sua aquisição em condições ideais de rodagem. Na verdade, é algo que deve ser observado antes mesmo da compra: os custos e as condições de revisões divulgados pela rede de distribuidores de cada marca. A dica é seguir o que está indicado no manual do proprietário e respeitar os prazos estipulados entre cada revisão. Pode sair caro, mas com certeza será mais barato do que arcar com o prejuízo de não deixar o carro em dia com o mecânico.

Um detalhe importante que deve ser conferido por quem planeja comprar um carro usado é observar as condições de rodagem do veículo, já que problemas ocultos podem aparecer apenas depois de acertar o pagamento. Também é recomendável cobrar do proprietário anterior os comprovantes de que todas as revisões do automóvel foram feitas no tempo certo, o que influencia para a manutenção da garantia original de fábrica.

Por fim, é necessário ter conhecimento sobre o índice de depreciação de cada modelo. Isso é fundamental para ter uma noção sobre a desvalorização que seu investimento irá sofrer nos próximos anos. A partir do momento em que o carro é retirado da concessionária, já começa a perder valor. Mas alguns fatores influenciam para que o nível de desvalorização seja maior ou menor, como o posicionamento da marca no mercado e a perspectiva de lançamento de novas versões. Depois de seguir à risca todas essas dicas, é hora de levar o carro para rua e curtir os prazeres de se ter um automóvel. (Colaborou: AutoCosmos.com/México)
 


Fonte disponível no(a): MotorDream.uol.com.br

Mini desiste de produzir conceito Rocketman

As dimensões reduzidas demandariam um grande investimento para que o modelo se adequasse às normas de segurança


Apresentado no Salão de Genebra de 2011, o Rocketman é 30 centímetros menor que o Mini Cooper, e essa diferença gerou problemas para a transformação do conceito em carro de produção. Por isso, segundo a revista britânica Car, o modelo, que estava cotado para chegar ao mercado em 2016, não se tornará realidade.

O conceito era promissor: o baixo peso reduziria o consumo que, segundo a marca, seria de até 30 km/l. A dianteira era similar à do Countryman. O conceito ainda tinha teto de vidro que pode exibir diferentes imagens criadas através de um sistema de iluminação, e uma track Ball que controla a maior parte das funções do carro.

Porém, o tamanho reduzido compromete a estabilidade, a dirigibilidade e o desempenho do carro em crash tests. Assim, para cumprir os padrões de segurança, seria preciso um grande investimento, e isso inviabilizou o desenvolvimento do modelo. A boa notícia é que, mesmo sem se tornar uma versão de produção, o Rocketman servirá de inspiração para as linhas da nova geração do Cooper, que deve aparecer em 2013.

Fonte disponível no(a): MotorDream.uol.com.br


Casa onde nasceu Enzo Ferrari vira museu na Itália

Local onde o fundador da escuderia nasceu e passou a infância irá conservar a história da marca do "cavallino rampante"


A casa onde nasceu Enzo Ferrari, localizada na cidade italiana de Módena, será transformada em museu. A construção do foi iniciada em 2009. Além da casa do fundador da escuderia, uma enorme galeria com teto inspirado na tampa traseira das Ferrari foi construída ao lado da casa e fará parte do complexo.

O projeto, orçado em mais de R$ 40 milhões, ocupará, ao todo, mais de 500 mil metros quadrados com sala de conferências, sala de projeção, loja da Ferrari e uma cafeteria. O público anual esperado é de aproximadamente 200 mil pessoas.

O novo museu fica perto de outro, também em homenagem à marca do “cavallino rampante”, e fará parte de um circuito de museus automobilísticos. O objetivo, com isso, é tornar a região uma “Vale do Motor”, já que nela se encontram outras grandes marcas, como Lamborghini, Maserati e Pagani.

Além, óbvio, dos carros expostos, os visitantes terão acesso a materiais audiovisuais, documentos e objetos históricos. Apesar de a inauguração só acontecer no dia 10 de março, as comemorações em Módena começarão no dia 18 de fevereiro, a data em que nasceu Enzo Ferrari.

Fonte disponível no(a): MotorDream.uol.com.br


GM divulga: Novo Chevrolet Malibu cumpriu 1,6 milhão de quilômetros de testes

A distância é suficiente para fazer duas viagens de ida e volta até a Lua


A vida do Chevrolet Malibu não anda nada fácil nos Estados Unidos. A sétima geração do sedã-médio terminou 2011 atrás de todos os rivais mais significativos. Toyota Camry, Nissan Altima, Ford Fusion, Honda Accord e Hyundai Sonata levaram a melhor na disputa com o representante da marca da gravata dourada em um dos segmentos mais concorridos do mercado norte-americano. Apresentada no Salão de Nova York de 2011, a oitava geração tem a missão de reverter o desempenho nada favorável. As vendas na Coreia do Sul começaram em novembro e o novo carro está prestes a chegar às concessionárias da GM nos EUA.

Para mostrar que o novo Malibu tem gabarito suficiente para a empreitada, a GM divulgou que seu novo sedã médio-grande cumpriu 1,6 milhão de quilômetros de testes, ao longo de 22 meses e em seis continentes. Já que o novo Malibu será o primeiro sedã da Chevrolet nesta categoria vendido a nível global – seguindo o exemplo do mais compacto Cruze –, a marca norte-americana achou por bem caprichar no desenvolvimento do modelo e explorar ao máximo o comportamento, a qualidade, o conforto e a durabilidade do carro.

Para ilustrar melhor, a distância de 1,6 milhão de quilômetros percorridos equivale a nada menos que duas viagens de ida e volta da Terra à Lua, ou 201 viagens de ida e volta entre Nova York e Los Angeles. A frota de 170 unidades de pré-produção do novo Malibu percorreu o equivalente a 73 mil quilômetros por mês desde o primeiro trimestre de 2010. Tudo isso para estar apto para rodar em mais de 100 países de todos os continentes, nos mais diferentes ambientes e situações. Os sedãs de testes estiveram rodando por lugares como EUA, Canadá, Coreia do Sul, Austrália, China, Dubai e Alemanha.

O novo Malibu terá 13 opções de motorizações nos diversos mercados em que será vendido, além de inúmeras configurações de equipamentos e recursos tecnológicos. Os testes serviram para afinar o isolamento acústico da cabine, o conforto dos bancos, a dirigibilidade, além de aperfeiçoar a dinâmica e o comportamento do sedã durante a rodagem. No famoso Vale da Morte, na Califórnia, as temperaturas escaldantes que chegam a bater a casa dos 50º serviram para adequar o sistema de climatização.
 


Fonte disponível no(a): MotorDream.uol.com.br

Projeção: Uno 1.6R

Uno 1.6R - Seria interessante


Que tal se a Fiat decidisse trazer de volta a vida a versão 1.6R do Uno, com suas faixas pretas e um belo motor?, pois é, pensando nisso fiz essa versão 1.6R do novo [u][n][o], poderia vir equipado com um motor 1.6 e-torq já com o sistema muitiair quem sabe.



Fonte disponível no(a): QueirozDesign.com

Vídeo: Entrega especial de 3 Aventadors Lamborghini

Desembarcando uma carga especial nos Estados Unidos




Novo Peugeot 408 turbo já está a venda por R$ 83.490

Sedã com motor 1.6 THP e novo câmbio automático de seis marchas está à venda apenas na versão Griffe

A Peugeot já divulga em seu site a nova versão topo de linha do sedã 408. Equipado com motor THP 1.6, um turbo com 163 cv, e câmbio automático seqüencial de seis marchas, o modelo custa R$ 83.490 com o acabamento Griffe, o mais sofisticado da linha.

São apenas R$ 2 mil a mais que o Griffe com motor 2.0 16 V e câmbio automático de 4 marchas, um conjunto que foi criticado na época do lançamento como o ponto fraco do modelo francês – que é fabricado na Argentina.
Há um ano, quando introduziu o 408 no Brasil, no lugar do inexpressivo 307 Sedan, a Peugeot avisou que a versão turbo estava a caminho, mas sem estipular uma data para sua chegada. Mas a estratégia da montadora foi diferente da adotada na Argentina. Lá, o 408 com turbo ganhou o sobrenome “Sport” e custa bem mais que o Griffe. Aqui, talvez pelas vendas modestas do sedã, a versão Griffe acabou recebendo a novidade. E é de se supor que o Griffe 2.0 saia de cena já que não faz sentido não gastar R$ 2 mil para ter um conjunto tão superior.


Parceria com a BMW
O motor THP foi desenvolvido juntamente com a BMW e é um 1.6 turbo com injeção direta de combustível, uma combinação que se mostrou acertada já que oferece potência (163 cv) e baixo consumo. Ele tem 12 cv a mais que o 2.0 16V usado nas outras versões, porém, não é flex.

O câmbio automático de seis marchas é outro ponto de destaque. Com seis velocidades, seu funcionamento é suave e progressivo, ao contrário da velha transmissão de quatro marchas, com seus solavancos e trocas indecisas. Entre os sedãs médios que estrearam em 2011, o 408 foi o que menos vendeu, uma média de apenas 700 carros por mês contra 2,3 mil do Chevrolet Cruze, 1,5 mil do VW Jetta e 1,1 mil do Fluence, da sua rival Renault. Quem sabe se estendesse a novidade para o resto das versões, a Peugeot não mudaria esse cenário.

Fonte disponível no(a): Carros.iG.com.br


Nova Honda NC700X já está a venda nos EUA

‘Versão aventureira’ tem motor de 670 cm³ com potências de 47,6 ou 52 cv.Para o mercado norte-americano, o preço inicial é de R$ 12,2 mil


O modelo, que já se encontra disponível para venda nos Estados Unidos, vai custar a partir de US$ 6.999, o equivalente a R$ 12.262, de acordo com a cotação feita nesta terça-feira (24). No Brasil, a Honda disse que não há previsão de lançamento.

A crossover possui motor de 670 cm³ de dois cilindros em linha, refrigerado à água e potência de 47,6 cavalos de potência com câmbio manual de seis velocidades. Como opcional, há a transmissão automatizada de dupla embreagem DCT, também com seis marchas que rende 52 cv, além do sistema de freios ABS.

De acordo com a fabricante, estes números de potência foram mantidos em baixa, justamente para privilegiar no consumo médio de até 28 km/l. O tanque, apesar de pequeno, com capacidade para 14,1 litros, garante boa autonomia: 400 km entre abastecimentos.




Fonte disponível no(a): G1.Globo.com

CEO da GM prestará esclarecimentos sobre o Chevrolet Volt nos EUA

Opositores de Obama questionam favorecimento do governo federal aos carros elétricos


O CEO da General Motors, Dan Akerson, é aguardado nesta quarta-feira (25) pelo Comitê de Reforma Governamental do Congresso norte-americano. A reunião do executivo com representantes do governo dos EUA terá como mote principal as críticas negativas que macularam a imagem do elétrico Chevrolet Volt após o caso de incêndio em uma unidade de testes.

Dan Akerson, que comanda o conglomerado norte-americano desde setembro de 2010, irá defender a segurança do modelo, afirmando que a montadora já resolveu o problema por meio do desenvolvimento de um reforço de aço na estrutura de proteção do pack de baterias. Além disso, o NHTSA, principal órgão de segurança viária dos EUA, concluiu que o carro elétrico não apresenta risco de incêndio, depois de uma investigação sobre o caso.

O Congresso norte-americano também quer descobrir porque o órgão do governo federal demorou cinco meses para divulgar o primeiro incidente envolvendo incêndio no Volt, ocorrido durante testes de impacto realizados em junho. Diante do cenário eleitoral que toma conta do país, os opositores do presidente Barack Obama querem descobrir se houve algum favorecimento do governo à situação da GM durante o ocorrido.

O presidenciável Mitt Romney já criticou Obama por ter aplicado US$ 500 milhões no apoio a iniciativas de montadoras elétricas, caso das californianas Tesla Motors e Fisker Automotive. Além disso, a oposição afirma que o Departamento de Energia dos EUA repassou pelo menos US$ 106 milhões para a GM investir na fábrica de baterias de Brownstown. Há ainda o subsídio oferecido pela estância federal, de US$ 7.500, e mais descontos estaduais que variam de acordo com cada região.

Fonte disponível no(a): MotorDream.uol.com.br


Renault Clio é o mais vendido na França

Terceira geração do compacto da Renault finalmente cai no gosto do francês


O mercado francês não conseguiu seguir o exemplo da Alemanha, que cresceu 8,8% em 2011. Mas a França também não sofreu do mesmo mal de países como Itália e Espanha, que amargaram quedas de 10,9% e 17,7%. O mercado local teve retração de apenas 2,1%, totalizando 2.204.065 milhões de unidades emplacadas. O destaque ficou por conta do compacto Renault Clio, que retornou à posição mais alta do pódio depois de cinco anos. O hatch, que é vendido em sua terceira geração por lá, embalou 123.827 vendas e terminou o ano com 5,6% de participação.

É uma conquista importante para a terceira geração do modelo – no Brasil, a Renault ainda comercializa a segunda. Desde que foi lançado, em 2006, o novo Clio viu sua popularidade minguar e o rival Peugeot 207 levou a melhor entre 2007 e 2010. O Clio foi apresentado pela primeira vez em 1990, para substituir o clássico Renault 5, e se tornou líder do mercado francês de 1992 a 1996, 1998 a 2000, 2002 e 2003, e 2005 e 2006. Com a conquista de 2011, o compacto passa a contar com 13 vitórias, sendo superado apenas pelo antecessor 5, que foi campeão de vendas por 14 anos.

Mas não é só a Renault que tem motivos para comemorar na França. A Citroën conseguiu emplacar um modelo entre os cinco mais vendidos pela primeira vez desde que o BX ficou com o terceiro lugar, em 1985. Sinal de que a segunda geração do C3, apresentada em 2009, finalmente caiu no gosto dos franceses. O hatch somou 79.364 unidades – alta de 8% – e levou a medalha de bronze. A segunda colocação foi para o antigo líder, Peugeot 207. Prestes a ser substituído pelo 208, o modelo amargou queda de 19% e conseguiu emplacar 103.332 unidades.

Vale lembrar que a segunda geração do Clio continuava à venda na França em 2011, sob o nome de Clio Campus. Mas, ao contrário do que acontece no Brasil, o mercado francês não soma os volumes emplacados por gerações diferentes do mesmo modelo. Dessa forma, o Clio Campus terminou 2011 em 25º lugar entre os mais vendidos, com 25.075 vendas e queda de 33% na comparação com 2010. A diminuição da demanda pelo modelo já determinou o seu fim na Europa, com uma edição especial batizada de Clio Campus Bye Bye.

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Novo Ford Fusion preparado para as pistas da NASCAR - Veja fotos

Modelo de corrida é a esperança da Ford para acabar com a supremacia da Chevrolet na competição nos últimos anos


A Ford revelou o Fusion NASCAR Sprint Cup, modelo especial para a principal divisão do calendário da NASCAR, a associação automobilística que reúne os campeonatos de Stock Car nos Estados Unidos. O modelo é a aposta da marca do oval azul para retomar os bons tempos na competição, já que seu último campeão foi o Taurus, em 2004. Desde 2005, a copa é dominada pela Chevrolet, primeiro com o Monte Carlo e, nos últimos anos, com o Impala.

É a terceira vez que a Ford lança um modelo de competição para a NASCAR simultaneamente com o modelo de produção. No caso do Fusion, a versão “civil” foi apresentada no Salão de Detroit, no início deste mês. A marca norte-americana seguiu estratégia semelhante em 1968, com o fastback Torino – sagrando-se campeã daquele ano – e em 2005, quando a primeira geração do Fusion também foi preparada para as pistas na mesma época em que chegou às concessionárias.

O desenvolvimento do novo Fusion NASCAR Sprint Cup foi feito em conjunto pela equipe de design e pelo time responsável pela aerodinâmica da marca. O principal desafio foi explicitar ainda mais o visual agressivo do novo Fusion. O resultado é um carro de aspecto mais esportivo, cujo desempenho é adiantado pelas linhas angulosas e pela configuração cupê da carroceria. Apesar dos adesivos indicarem a presença de um propulsor EcoBoost, a Ford não revelou detalhes sobre a motorização do bólido.

A tradição da Sprint Cup envolve, notadamente, os poderosos propulsores V8. A família EcoBoost, porém, atinge seu ápice com o V6 de 3.5 litros e 365 cv de potência. A Ford, no entanto, já havia cogitado o desenvolvimento de um EcoBoost V8 turbo para o Mustang. O Fusion NASCAR Sprint Cup será testado ao longo de 2012 e tem sua estreia nas pistas marcadas para a prova de Daytona 500, em fevereiro de 2013 – é o mesmo circuito de 500 milhas (805 km) que marcou a estreia do Fusion de corrida em 2006.
 




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Greve no transporte causa paralisação da Fiat na Itália

Cinco unidades industriais no país foram prejudicadas


Uma greve dos caminhoneiros contra o aumento do preço do combustível na Itália provocou a paralisação das fábricas da Fiat desde o início desta semana. Os trabalhadores protestam contra um novo imposto que torna mais caro o preço dos combustíveis e estão causando problemas na cadeia logística italiana. Também há dificuldade no trânsito, em decorrência de bloqueios à passagem de carros em diversas rodovias da região.

De acordo com a agência de notícias AFP, a Fiat se viu obrigada a suspender as atividades de suas fábricas de Pomigliano, Cassino, Melfi, Mirafiori (na foto, linha de montagem do Alfa Romeo MiTo) e Sevel Val di Sangro. A greve dos caminhoneiros impede a chegada de peças e componentes necessários para o funcionamento destas unidades. À AFP, um porta-voz da Fiat não adiantou quando as operações serão retomadas normalmente.

A fábrica de Sevel, responsável pela produção de vans, funciona em parceria com a PSA Peugeot Citroën. Ontem (24), a polícia italiana dissipou um bloqueio próximo a Nápoles, mas não foi suficiente para garantir o funcionamento das unidades. Os caminhoneiros reclamam do alto custo operacional da atividade na Itália. O sindicato da categoria, responsável pela greve, afirma que os caminhoneiros de outros países europeus conseguem ser mais competitivos.

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Bugatti Veyron Grand Sport edição especial

A versão, caracterizada pelo contraste do preto e do amarelo, terá somente um exemplar


A Bugatti aproveita o Salão do Qatar, que abre as portas ao público nesta quarta-feira (25), para apresentar uma edição especial do Veyron Grand Sport. Batizada de Bugatti Veyron Grand Sport Special Edition, ela terá apenas um exemplar, que custará 1,58 milhão de euros – cerca de R$ 3,6 milhões.

O modelo combina bem com o Salão em questão, dado o conhecido gosto dos colecionadores árabes por superesportivos. As mudanças no modelo se restringem à estética, a Bugatti não alterou o motor, que continua sendo um 8 litros de 16 cilindros em W capaz de gerar 1.001 cv de potência e 127,5 kgfm de torque.

No carro, impera o contraste entre o preto e o amarelo, que seria a combinação favorita de Ettore Bugatti, fundador da marca. Além da carroceria, as duas cores estão presentes no interior do conversível. Nos bancos, o couro amarelo contrasta com a costura preta, enquanto no painel de instrumentos, no volante e na alavanca do câmbio, o couro é preto e a costura é amarela.

Todas as 300 unidades do Bugatti Veyron e as 150 do Veyron Super Sport já foram vendidas, porém, ainda há mais de 100 Veyron Grand Sport disponíveis para os interessados.

Essa não é a primeira vez que a Bugatti prepara o Veyron especialmente para o Oriente Médio. Em 2011, a fabricante levou ao Salão de Dubai três edições especiais do Veyron 16.4 Grand Sport. todas as três com pintura bicolor e comercializadas exclusivamente no Oriente Médio.
 





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Nova Chevrolet S10 - Fotos no estacionamento da fábrica

 Pedestres e quem mais passasse pela calçada poderia ver o novo utilitário


Parece que a Chevrolet quer realmente mostrar a nova geração da picape S10 por completo antes mesmo de seu lançamento oficial, já marcado para o próximo dia 14 de fevereiro. Há algum tempo o utilitário rodava camuflado e foi flagrado por alguns leitores do Carsale em diversos locais do País – o que é natural, quando um modelo está em vias de ser apresentado. Mais recentemente, a S10 foi surpreendida, já com disfarces mais leves, que se resumiam apenas ao nome do modelo e o logotipo da montadora.

Mas agora a brincadeira acabou. A renovadíssima picape média da Chevrolet não precisa mais ser surpreendida na cidade, em estradas ou estacionada em garagens pelos cliques de seus fãs. É ela quem surpreende quem passa em frente à fábrica da General Motors, em São Caetano do Sul, no ABC Paulista. A equipe do site Carsale avistou (e todas as pessoas que circulavam naquela calçada também) um exemplar do novo modelo estacionado no pátio da fábrica da GM, que, inclusive, dá de frente para a calçada da avenida mais movimentada de São Caetano, a Goiás. Pelas imagens é possível notar que a S10 está praticamente sem cobertura, com exceção de seus logos.

Se a intenção da GM fosse esconder o seu novo produto, certamente a picape não estaria naquele local e sem disfarces. De qualquer forma, falta pouco para que todos tenham acesso ao lançamento. O Carsale marcará presença no evento de apresentação da nova geração do modelo, entre os dias 14 e 15 de fevereiro. Na ocasião faremos um test-drive e publicaremos a avaliação com as primeiras impressões ao dirigir a nova S10.



Fonte disponível no(a): Carsale.uol.com.br

Novo Kia Sportage Flex chega ao Brasil por R$ 90.900

Modelo já está nas concessionárias da marca desde o dia 9 de janeiro


A reportagem do site Carsale apurou que a Kia Motors do Brasil já está vendendo desde o dia 9 de janeiro o novo Sportage Flex. Além do novo motor 2.0 bicombustível, de quatro cilindros, de 179 cavalos, o modelo coreano recebeu outras novidades. Agora, todas as versões passam a ter direção elétrica de série (antes era apenas hidráulica), na versão LX o câmbio manual tem seis marchas no lugar de cinco e na versão EX conta com filetes de LED nos faróis.

Na gama de produtos da Kia Motors, o Sportage passa a ser o terceiro modelo a contar com o motor flex. Primeiro foi o Soul, atualização apresentada durante o último Salão do Automóvel, em outubro de 2010. Depois o compacto Picanto, que após mudar de geração no final do ano passado, passou a ter sob o capô um motor 1.0, três cilindros, bicombustível. Fontes ligadas à montadora sinalizam que o próximo a “beber” etanol será o sedã Cerato, que por motivos de estratégia da marca, teve sua atualização adiada.

Os preços do novo Sportage Flex também mudaram. A versão de entrada parte dos R$ 90.900 e a mais cara tem valor sugerido de R$ 113.400. As concessionárias da marca já estão com o modelos em seus estoques desde o dia 9 de janeiro e ele será apresentado oficialmente à imprensa no próximo dia 7 de fevereiro.

Fonte disponível no(a): Carsale.uol.com.br