quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Montadoras instaladas no Brasil enviam US$ 5,6 bi para matrizes em 2011

Setor é o que mais enviou dinheiro ao exterior – e um dos que mais reclamam e pedem incentivos

A julgar pelos lucros que receberam, as matrizes de diversas montadoras não tiveram do que reclamar de suas subsidiárias brasileiras em 2011. Os dados estão fresquinhos, foram divulgados pelo Banco Central na terça-feira, 24 de janeiro: a indústria automobilística no Brasil foi o setor que mais remeteu dinheiro ao exterior no ano passado – à frente até de bancos e empresas de telecomunicações, que ficaram com o segundo e terceiro lugares, respectivamente. Não se tratam de números frívolos: foram os próprios fabricantes de veículos que registraram junto ao BCremessas de lucros e dividendos no total de US$ 5,58 bilhões, o maior valor de todos os tempos, equivalente a 19% de todas as operações desse tipo no ano e 36% superior aos US$ 4,1 bilhões de 2010.

Não por acaso, as remessas recordistas de lucros e dividendos das montadoras instaladas no Brasil aumentaram justamente no momento em que as matrizes mais sofrem nos mercados maduros da Europa e América do Norte, e por isso precisam sustentar seus resultados financeiros com o caixa das subsidiárias em países emergentes. O BC não publica a lista de empresas remetentes de dinheiro nem os valores individuais, muito menos as empresas informam qualquer dado sobre o tema, alegando que só divulgam balanços no exterior – mas lá também não se encontram os lucros recebidos de cada subsidiária e assim tudo fica por isso mesmo.

Nada contra o lucro, tudo contra esconder esses números como se tratasse de coisa ilegal. Não é, contudo é no mínimo desconfortável, tendo em vista que as montadoras, em maior ou menor grau, estão alinhadas ao discurso da falta de competitividade brasileira, que torna difícil a vida por aqui, que por isso precisaria ser compensada com generosos incentivos fiscais e financiamento público de investimentos. Os dividendos remetidos mostram que a vida no Brasil pode ser complicada, mas também pode ser altamente lucrativa.

Conceito aloprado

É fato que existem problemas de competitividade. Por isso mesmo é surpreendente que, em ambiente tão adverso como pintam as montadoras, as remessas de lucros e dividendos tenham aumentado tanto. Vale destacar que esses resultados foram conseguidos, em sua maioria, com a venda de carros que têm graus de sofisticação e conforto bastante inferiores em comparação com os modelos fabricados nos países de origem das empresas instaladas aqui, porque no País o poder aquisitivo dos consumidores também é menor – ainda que esteja em ascensão. Em tese, são produtos menos rentáveis, que para piorar no Brasil têm uma das maiores cargas tributárias do mundo para competir com a margem de lucro.

Cabe ressaltar, também, que a produção das fábricas brasileiras de veículos avançou muito pouco em 2011, apenas 0,7% sobre 2010 – ou seja, produziu-se quase o mesmo e, ainda assim, foi possível remeter muito mais lucro, US$ 1,5 bilhão a mais do que no exercício anterior.

Portanto, temos no Brasil um caso inusitado, digno de estudos acadêmicos ainda a serem feitos: fabricantes de veículos dizem enfrentar aqui custos altos de toda natureza, fazem produtos considerados de baixa rentabilidade, com alta incidência de impostos, a produção não avança e, ainda assim, remetem lucros bilionários às matrizes.

Além disso, ainda sobra algum para prometer investimentos combinados que já passam de US$ 26 bilhões nos próximos cinco anos, considerando somente os anúncios feitos até dezembro passado. Só lucros generosos – e financiamentos públicos idem – podem justificar a aplicação de tamanha fortuna, para produzir no País novos produtos e aumentar a capacidade de dezoito fábricas de carros e nove de caminhões, além da construção de oito novas plantas de automóveis e seis de veículos comerciais pesados, elevando o número total de unidades de produção das atuais 24 para 38, com capacidade para fazer 6,5 milhões de unidades por ano a partir de 2015.

Por mais aloprado que o conceito pareça, é preciso reconhecer que custo-Brasil e lucro-Brasil são como irmãos siameses, andam grudados, um puxando o outro, mas sempre na mesma direção: para cima, no preço dos carros, relativamente altos em relação ao que oferecem.

O Brasil tem sim problemas de competitividade a enfrentar, mas por certo o lucro não está entre eles. Portanto, não há nenhuma justificativa para aumentá-los por meio das medidas de incentivo ao setor automotivo nacional (ou seria transnacional?), que estão em gestação no governo e podem ser anunciadas em fevereiro. Muito pelo contrário, assim como o País deveria reduzir impostos sobre veículos, as montadoras deveriam dar o bom exemplo de diminuir lucros e incluir mais qualidade tecnológica aos modelos produzidos aqui.

Fonte disponível no(a): AutomotiveBusiness.com.br

Implementos rodoviários: depois de recorde, ano difícil

Restrição ao crédito pode reduzir vendas de rebocados e carrocerias

Assim como aconteceu com o mercado de caminhões, as vendas de implementos rodoviários foram recorde em 2011, mas o desempenho foi bastante desigual entre o segmento de semirreboques, que permaneceu estagnado, e o de carrocerias sobre chassis, que sustentou o crescimento do ano, segundo dados divulgados na segunda-feira, 23, pela associação dos fabricantes, a Anfir. Com restrição ao crédito pelo BNDES/Finame, a entidade espera um ano difícil pela frente.

Os emplacamentos de rebocados e as instalações de implementos sobre chassi no País atingiram em 2011 o total de 190.825 unidades, volume 12% superior ao de 2010, com 170.283. Contudo, as vendas de semirreboques ficaram praticamente paradas, com tímido avanço de 0,32% na comparação anual, somando 59.441 veículos. Já as carrocerias sobre chassis saltaram 18,3%, para 131.384.

Fatores de baixa
De acordo com a avaliação da Anfir, o desempenho desigual é devido a dois fatores combinados: crédito do BNDES/Finame mais apertado e antecipação de compras de caminhões Euro 3, com consequente redução das vendas de semirreboques. O mesmo não ocorreu com os implementos sobre chassis porque esse tipo de caminhão não pode operar sem a incorporação do seu respectivo equipamento de carga, ao contrário dos cavalos-mecânicos, que podem puxar diversos tipos de carretas independentes do veículo.

O adiamento da compra de semirreboques aconteceu em função do maior direcionamento dos recursos dos frotistas para a aquisição de caminhões com motorização Euro 3, mais barata do que a Euro 5 usada por todos os veículos diesel no País desde 1º de janeiro, em cumprimento à legislação de emissões do Proconve P7. Também houve redução de 100% para 70% do montante financiável pelas taxas atraentes do Finame, o que provocou
retração ainda maior no mercado dos implementadores – e pode continuar a puxar o mercado para baixo em 2012.


Perspectiva negativa
Para a Anfir, o desaquecimento de vendas registrado no segundo semestre indica que o resultado deste ano pode ser inferior ao de 2011. “Essa redução de ritmo não dá demonstrações de que vá parar porque as regras de financiamento não foram alteradas”, alerta em nota Rafael Wolf Campos, presidente da associação. O governo não sinalizou nenhuma mudança no Finame e, caso o montante financiável não seja elevado, a entidade avalia que o setor não aproveitará o crescimento econômico para o País. “Se houver uma mudança ampliando o acesso ao crédito o quadro com certeza mudará”, afirma Mario Rinaldi, diretor executivo da Anfir.

Fonte disponível no(a): AutomotiveBusiness.com.br


Ford oferece mais equipamentos na versão de entrada do Fiesta RoCam

Marca também reduziu preços da versão 1.6


A Ford anunciou o incremento da lista de itens de série e a oferta de um novo catálogo de equipamentos na linha Fiesta RoCam.

A versão de entrada, que oferecia itens como travas elétricas das portas e do porta-malas, alarme, imobilizador e travamento automático das portas a 15 km/h, ganhou banco do motorista com ajuste de altura, aviso sonoro de faróis acesos, conta-giros, relógio digital, banco traseiro rebatível e bipartido, alerta de manutenção programada, vidros elétricos, aquecedor, cintos de segurança com ajuste de altura e limpador e desembaçador do vidro traseiro.

O preço sugerido continua sendo de 26.900 reais na versão Hatch 1.0 e 28.990 reais no Sedan 1.0. Caso o comprador opte por ar-condicionado e direção hidráulica, ele paga o preço do modelo 1.0 com estes itens (33.900 reais no Hatch e 35.900 no Sedan) e leva a versão 1.6 para casa.

Outra novidade é a oferta de um novo catálogo de itens, composto por rádio CD Player com MP3, Bluetooth e entrada auxiliar USB e para iPod, rodas de liga leve, freios com sistema anti-travamento (ABS) e airbag duplo. A Ford não divulgou os preços da versão mais completa.
Fonte disponível no(a): QuatroRodas.abril.com.br


Renault convoca Sandero, Stepway e Logan para recall

Problema estaria na caixa de direção hidráulica


A Renault anunciou recall de 10.578 unidades dos modelos Sandero, Sandero Stepway e Logan por conta de um problema no sistema de direção hidráulica.

De acordo com a montadora, será feita a verificação da caixa de direção que, em alguns casos, pode ocorrer travamento e eventuais acidentes.

Os modelos envolvidos são todos 2012: Sandero (chassis CJ840383 a CJ932550), Sandero Stepway (CJ856414 a CJ917170) e Logan (CJ893124 a CJ 937030). A Renault disponibiliza o telefone 0800 0555615 e o site oficial para maiores informações.

Fonte disponível no(a):
QuatroRodas.abril.com.br


Defender Blaser Edition edição voltada à caça esportiva

Modelo terá motor 2.2 turbodiesel e preço de 49.500 euros


A Land Rover apresentou uma edição especial do Defender na Alemanha, a Blaser Edition. Com apenas 60 unidades a serem produzidas, a versão se baseia no Defender 110 SE e será destinada a praticantes da caça esportiva e amantes da natureza.

Pintada na cor verde musgo Keswick, o modelo vem equipado com bagageiro de teto, protetor de grade, guincho elétrico, snorkel para o motor, luzes traseiras e pneus para lamas. O interior conta com encostos e lateral das portas com o símbolo da edição bordado. Já na caçamba, há espaço para guardar rifles de caça e gavetas para munições e equipamentos.

Debaixo do capô, o motor é o mesmo usado no Defender 110 SE: 2.2 turbodiesel que entrega 122 cv de potência.

O Defender Blaser Edition será apresentado na Jagd & Hund, a maior feira de caça e pesca da Europa, realizada em Dortmund, na Alemanha. O modelo terá preço de 49.500 euros.

Fonte disponível no(a): QuatroRodas.abril.com.br


Citroën lançará espaço conceito na rua Oscar Freire SP

Endereço será a badalada rua Oscar Freire


A Citroën arranjou uma maneira bastante criativa de divulgar sua marca entre os consumidores mais abastados. A marca anunciou a abertura do Citroën Oscar Freire, um espaço-conceito localizado na Rua Oscar Freire, um dos pontos mais badalados de São Paulo e que reúne lojas das principais grifes de luxo do mundo.

A ideia foi inspirada no C42, uma espécie de vitrine da Citroën localizada na Avenida Champs-Élysées, em Paris. Segundo a montadora, o novo espaço terá eventos ligados à cultura, arte, moda, design, gastronomia e música. A programação inclui exposições temáticas e de carros-conceito, a realização de cursos e shows musicais. O local também terá uma boutique, uma brasserie (espécie de restaurante com ambiente informal e pratos requintados) e uma livraria.

O Citroën Oscar Freire será um espaço aberto ao público e terá eventos realizados exclusivamente para os clientes da marca.

Fonte disponível no(a): QuatroRodas.abril.com.br


"Lançamento": Nova Chevrolet S10 chega em fevereiro

Picape será o segundo projeto global da marca no Brasil


Um dos principais lançamentos da Chevrolet para 2012 já tem data para dar as caras. A nova S10 será apresentada nos dias 14 e 15 de fevereiro, em um evento que será realizado no interior de São Paulo. A marca já vinha dando claros indícios de que o lançamento da picape estava próximo, permitindo que vários veículos levemente camuflados rodassem pelas ruas sem cerimônia.

A nova geração da campeã de vendas entre as picapes médias já foi mostrada em outros países como Colorado. Embora seja um projeto global, a S10 teve participação fundamental de profissionais latino-americanos, em especial os brasileiros. O design lembra muito os últimos modelos da maontadora, com direito à já conhecida grade frontal ‘cortada’ por uma barra horizontal, que se tornou marca registrada da Chevrolet.

A tendência é que a nova S10 tenha preços ligeiramente mais elevados que as do modelo atual, cuja tabela de preços sugeridos parte de 51 mil reais.

Fonte disponível no(a): QuatroRodas.abril.com.br

Porsche Cayman S modelo ganha edição especial no “Facebook”

Modelo será mostrado no museu da marca no final de janeiro


Para celebrar os 2 milhões de fãs na página do Facebook, a Porsche irá colocar as imagens dos perfis de todos os fãs em um Cayman S.

As fotos vão ficar em um tom avermelhado enquanto o modelo terá cor branca. O carro será mostrado no final do mês de janeiro no museu da marca, em Sttutgart. Para os que estão longe da Alemanha, a montadora criou um
site personalizado para o Cayman S.

A iniciativa se assemelha à feita em fevereiro de 2011, quando a Porsche atingiu 1 milhão de seguidores na rede social. Na ocasião, foi criada uma versão especial do 911 GT3 R Hybrid com os rostos dos fãs.

Fonte disponível no(a): QuatroRodas.abril.com.br


VW contesta números apresentados pela GM em 2011

Segundo a marca alemã, as vendas das parceiras chinesas deveriam ser descartadas.


A Volkswagen contestou os números apresentados pela GM na última semana, que colocaram a montadora norte-americana de volta ao topo noranking de vendas mundiais em 2011.

De acordo com reportagem do Wall Street Journal, a VW, segunda colocada no ranking, afirmou que irá adicionar 200 mil unidades de caminhões vendidos pelas afiliadas MAN SE e Scania AB, algo que foi feito pela GM.

Além disso, a reportagem afirma que a GM melhorou o seu rendimento graças aos números de vendas das chinesas SAIC e Liuzhou Wuling Motors Co, que são apenas parceiros e a montadora não detém o controle. Se as vendas da Wuling, que foram de 1,2 milhão não fossem somadas, por exemplo, a GM ficaria atrás da VW.

Por fim, o jornal ainda salienta que a Toyota, que ficou na terceira colocação, perderia a posição para o grupo Renaul-Nissan que, mesmo comandado por um único CEO, contabilizou seus números de forma separada.

Fonte disponível no(a): QuatroRodas.abril.com.br


Novo Chevrolet Cruze hatchback - Fotos sem camuflagem

Modelo deve ser lançado no primeiro semestre deste ano

 
 
Quem está por dentro do calendário de lançamentos sabe que o Cruze hatchback é uma das novidades da Chevrolet para 2012. O veículo já foi flagrado em fase final de testes com uma leve camuflagem pelas ruas, mas ninguém conseguiu fotografá-lo sem os disfarces por aí. Pelo menos até agora.

Foi numa manhã de domingo que o site Quatro Rodas avistou algumas unidades no pátio da fábrica da Chevrolet, em São Caetano do Sul (SP). Os veículos estavam estacionados em meio a vários Cobalts e sem a tradicional camuflagem fosca que cobre os veículos que ainda não chegaram às ruas. Apenas a gravatinha dourada e os logotipos estavam escondidos com fita adesiva preta.


 
 
O hatchback é visualmente idêntico ao modelo vendido na Europa. O modelo tem a mesma cara do Cruze sedã até as colunas traseiras. A traseira exibe uma suave queda em direção ao porta-malas e as lanternas invadem parte das laterais. As versões de acabamento serão as mesmas do sedã (LT e LTZ), assim como a motorização 1.8 Ecotec flex, que entrega 144 cv quando abastecido com etanol. Seu lançamento está previsto para acontecer ainda no primeiro semestre, possivelmente logo após a chegada da nova S10.

Fonte disponível no(a): QuatroRodas.abril.com.br