quinta-feira, 28 de junho de 2012

Europa: vendas de veículos comerciais caíram 11,8% até maio

 Até maio foram vendidas 735,9 mil unidades


As vendas de veículos comerciais na Europa sofreram contração de 11,8% nos primeiros cinco meses deste ano sobre o mesmo período de 2011, para 735,9 mil unidades. Houve queda nos principais mercados da região: de 4% na Alemanha, 6,2% no Reino Unido, 8,5% na França, 24,8% na Espanha e de expressivos 37,9% na Itália. A tendência de redução ficou ainda mais acentuada em maio, mês em que foi registrado tombo de 17,8%, o maior desde 2009. Os dados foram divulgados pela Acea, associação dos fabricantes da região. O emplamento de comerciais leves de até 3,5 toneladas de Peso Bruto Total (PBT) ficou 13,3% menor no acumulado de janeiro a maio, com 597,7 mil unidades. O segmento de semipesados, com entre 3,5 e 16 toneladas, registrou baixa de 3,6%, com 31,3 mil unidades. As vendas de pesados com mais de 16 toneladas de PBT ficaram 6,3% menores na comparação com os primeiros cinco meses do ano passado, para 93,7 mil caminhões. Com 13,1 mil chassis, a demanda por ônibus teve redução mais tímida, de 3,1% no acumulado dos cinco primeiros meses do ano.

Fonte: Automotive Business


Chevrolet Spin - Papel de parede

Nova Chevrolet Spin tem preço a partir de R$ 44.590


A Chevrolet acaba de lançar a Spin que chega em duas versões de acabamento equipadas com o motor 1.8 Econo.Flex e duas opções de câmbio sendo uma manual de cinco velocidades e uma automática de seis. A versão de entrada LT pode levar cinco ocupantes e a LTZ sete. Ambas tem a opção do câmbio automático.

Confira abaixo o valor sugerido pelo fabricante:

Spin LT Manual – R$ 44.590
Spin LT (2) Manual – R$ 45.990
Spin LT (3) Automática – R$ 49.690
Spin LTZ Manual – R$ 50.990
Spin LTZ Automática – R$ 54.690

Fonte: Autos Segredos


Chrysler 300 é decorado com 400 mil cristais na China

 Modelo é exposto em Salão do Automóvel de Shenyang, na China. Só os 'enfeites' valem R$ 327 mil, diz agência


Um Chrysler 300 decorado com 400 mil cristais é atração do 11º Salão do Automóvel de Shenyang, na China. Só os enfeites valem US$ 157 mil, o equivamente a R$ 327 mil, segundo a cotação da última quarta.
Foto: Stringer/Reuters / Fonte: G1


Mazda anuncia edição especial do MX-5

Destinada para o Reino Unido, série especial Kuro terá 600 unidades produzidas


A Mazda anunciou uma série especial do MX-5 para o Reino Unido chamada de “Kuro”, que significa “preto”. A edição do esportivo de dois lugares terá 200 unidades da versão Coupe, cujo preço parte de 18.495 libras (o equivalente a 59.700 reais, sem taxas de importação e impostos brasileiros) e 400 exemplares da configuração Roadster, que custrá 21.995 libras (71 mil reais).

Como diferencial da configuração comum, as duas versões do MX-5 (chamado de “Miata” nos Estados Unidos) utilizam novo para-choques traseiro e saída de escapamento, adesivos esportivos na carroceria, espelhos retrovisores e teto na cor preto brilhante, rodas de aro 17” e ar-condicionado.

De acordo com a Mazda, a versão com teto rígido será equipada com um motor 1.8 de 124 cavalos de potência e câmbio manual de cinco marchas, enquanto a opção conversível utilizará motor 2.0 de 158 cv, câmbio manual de seis marchas. Esta última ainda contará com diferencial de escorregamento limitado, chamado LSD (sistema que ajuda a tracionar o veículo em arrancadas e curvas, melhorando a performance).

Breve história

Lançado em 1989, o Mazda MX-5 tornou-se referência mundial de "prazer ao dirigir", uma vez que contava com carroceria compacta, distribuição de peso de 50% em cada eixo (o que permite dirigibilidade mais precisa), motor 1.6 de 116 cv e tração traseira. A segunda geração do modelo foi lançada em 1998, enquanto a terceira e atual edição do conversível ganhou as ruas em 2005.

Em fevereiro de 2011, a Mazda anunciou a produção total de 900 mil unidades da versão conversível do MX-5, tornando-o o veículo Roadster mais popular do mundo.
 



Fonte: Quatro Rodas


Aston Martin DB9 1M, feito em homenagem aos fãs no Facebook

DB9 1M é em referência a marca de um milhão de seguidores atingida na rede social


Recentemente a Aston Martin atingiu um milhão de fãs no Facebook. E para comemorar esse número, a marca britânica foi até a ferramenta social e perguntou aos seguidores como seria o projeto do carro feito em alusão a marca obtida. Os fãs puderam opinar desde os equipamentos, design, acabamento, cor e até o nome. O resultado foi o Aston Martin DB9 1M.

O modelo único foi pintado totalmente de azul, referência ao Facebook, e tem detalhes com listras na cor branca. O DB9 1M vem com rodas de liga leve de 20 polegadas prata diamante e as pinças de freio são pretas. O interior é preto com estofamento em couro vermelho e os acabamentos são em black piano. Debaixo do capô nenhuma alteração foi feita, o que significa que o carro comemorativo tem um motor V12 de 6.0 litros que entrega 470cv.


Fonte: Motor Dream



MAN fatura prêmios com o desenvolvimento de energias sustentáveis

 MAN se dá bem no marketing verde


A Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável já acabou, sem mostrar algum resultado satisfatória para as ambições de sustentabilidade do planeta. Mas a MAN Latin America tem o que comemorar. A empresa que produz ônibus e caminhões faturou cinco prêmios por apresentar soluções “amigas” ao meio ambiente. O mais recente prêmio foi dado pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva – AEA -, pelo desenvolvimento do primeiro caminhão híbrido do Brasil. O veículo utiliza tecnologia diesel-hidráulica, o que reduz os custos com combustível. Com esse caminhão híbrido, a MAN Latin America ganhou ainda mais dois prêmios.

Outro veículo que também ganhou espaço com a exposição na Conferência foi o caminhão flex, movido a diesel e etanol. Por este veículo a MAN conquistou o prêmio Top Etanol, na categoria Transportes da modalidade Inovação Tecnlógica. No prêmio Brasil de Ação Ambiental, a empresa ganhou destaque pelas pesquisas em bioenergia.

O grupo alemão ainda apresentou, para a Rio+20, uma frota de ônibus verdes, utilizados para diminuir o impacto ambiental provocado pelos deslocamentos das delegações durante a conferência. Três veículos contaram com o bicombustível, que junta o GNV (85%) e o diesel (15%), e podem rodar com até 90% de combustível alternativo, proporcionando uma redução de 20% nas emissões de CO². Outros cinco veículos foram movidos por meio do biodiesel feito através 100% da cana de açúcar. Os restantes tiveram o diesel euro cinco como combustível, o diesel mais avançado em termos de avanço tecnológico e o menos poluente. Segundo a MAN, os transportes estarão disponíveis para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que acontecem no Rio de Janeiro.
 

Fonte: Motor Dream

Hyundai lança a perua i40 no Chile

Hyundai station wagon i40 chega ao Chile


A Hyundai lança a station wagon i40 no Chile. O modelo que é baseado no Sonata possui um design de linhas fluidas seguindo a tendência dos demais modelos da marca sul-coreana. Ele é importado da Coréia do Sul nas versões a diesel e gasolina com preços a partir de 14.990.000 CLP (R$ 60.981,00).

Por lá o modelo terá que enfrentar a concorrência de Subaru Legacy SW/Outback, Peugeot 407 SW, Mazda6 Touring e os recém-lançados Opel Astra e Insignia SW. Ele foi projetado na Alemanha para o mercado europeu e a marca espera vender entre 180 e 200 unidades anuais.

Esta perua é baseada no Hyundai Sonata e possui distância entre eixos de 2,77 metros, comprimento de 4,77 m e largura de 1.81 m que se traduzem em amplo espaço interno.

As opções de motor serão um 2.0 a gasolina de 165 cv de potência e um diesel 1.7 com potência de 137 cv. Os dois estão associados a uma caixa automática de seis velocidades que possui modo Sport e conta também com os paddle-shifts atrás do volante para as trocas manuais.

Os itens de segurança incluem o gerenciamento de estabilidade do veículo (VSM), controle de estabilidade (ESP), sistema de freios ABS/EBD, controle de tração (TCS), sistema de assistência de frenagem (BAS) e nove airbags em todas as versões, sensores de estacionamento na frente e atrás além de câmera auxiliar de ré.

Preços Hyundai i40 2012

i40 2.0 GL 6AT: CLP $14.990.000 (R$ 60.981,00)
i40 2.0 GLS 6AT: CLP $16.490.000 (R$ 67.083,00)
i40 1.7 CRDI 6AT: CLP $17.290.000 (R$ 70.338,00)
 



Fonte: Bolido.com / Via: Carplace

Lançamento da Chevrolet Spin, preço inicial é de R$ 44.590

Nova Chevrolet Spin é lançada no Brasil



A Chevrolet lança oficialmente no mercado brasileiro o Novo Spin, um multi-purpose-vehicle, ou MPV, como define a marca, com o motor 1.8 Econo.Flex, com opções de transmissão manual e automática e nas versões de acabamento LT e LTZ. As vendas iniciam em julho com preço inicial de R$ 44.590.

O grande atrativo e foco do Chevrolet Spin é o amplo espaço interno. Com a missão de substituir, de uma só vez a Meriva e Zafira, o novo modelo possui versões que comportam cinco ou sete passageiros e capacidade de porta-malas que pode chegar a até 1.668 litros.

O visual segue o novo padrão da marca, com a grade dianteira bipartida de desenho semelhante ao do Cobalt. O conjunto óptico tem refletores aparentes e com desenho que invade bastante o para-lamas.

Nas laterais, destaque para os vincos sobre os para-lamas que criam o efeito de luz e sombra, o que realça o desenho geral. Trata-se do mesmo recurso utilizado no Cobalt.

Já a traseira traz lanternas, de acordo a marca, foram desenhadas para trabalhar o fluxo de ar, o que evita que as mesmas fiquem sujas e menos eficientes no caso de chuva. O pequeno e discreto aerofólio embutido na tampa traseira também tem função aerodinâmica.
 
 
Motor e transmissão

O Novo Chevrolet Spin chega equipado somente com o motor 1.8 Econo.Flex. De acordo com Paulo Riedel, Gerente de Engenharia de Powertrain da GM do Brasil, este propulsor recebeu diversas melhorias para otimizar o consumo de combustível e também se adequar às futuras legislações de emissões de poluentes. Entre as modificações estão o coletor de admissão em plástico, com um novo ressonador, que garante menor ruído de aspiração e melhor distribuição do torque.

Este propulsor 1.8 Econo.Flex desenvolve 108 cavalos com etanol e 106 cavalos com gasolina, ambos a 6.200 rpm. O torque é de 17,1 kgf.m com etanol e 16,4 kgf.m com gasolina, sempre nas 3.200 rpm. Riedel destaca que 90% do torque está disponível entre 2.500 e 4.700 rpm.

O modelo será oferecido com opções de câmbio manual de cinco marchas, a mesma do Cobalt, e a transmissão automática de seis velocidades, a mesma utilizada no Cruze.
 
Interior

Possuindo um entre-eixos de 2,62 metros, o interior do novo Chevrolet Spin oferece espaço para até sete ocupantes na versão LTZ e para cinco na versão LT.

No Spin LTZ, a terceira fileira de bancos é mais alta que a central que, por sua vez é ligeiramente mais alta que a primeira, configuração que a Chevrolet definiu como “configuração teatro”.

O porta-malas do Spin, com sete ocupantes, tem capacidade de carga é 162 litros. Com cinco, ela salta para 710 litros, podendo chegar até 1.668 litros, com os bancos da fileira central rebatidos.

Assim como o Cobalt, o painel segue em dois tons e acabamentos prateados e cromados presentes nas maçanetas, no volante, nos botões do radio e do ar-condicionado, na alavanca de câmbio, no freio de mão e nas saídas de ar.

O quadro de instrumentos traz computador de bordo itens analógicos (conta-giros) e digitais (velocímetro), com grafia exclusiva e iluminação Ice Blue também presentes no Cobalt.

Versões e itens de série – LT e LTZ

A Spin LT, versão de entrada, sai de fábrica equipada com ar-condicionado, direção hidráulica, ABS, EBD, duplo airbag, vidros e travas elétricas, ajuste de altura do banco do motorista e do volante, luz de seta auxiliar e rodas aro 15″.

Como itens opcionais, a marca oferece para o Spin LT rodas de alumínio, rádio com CD Player, MP3 e Bluetooth, transmissão automática de seis marchas e controle automático de velocidade – popularmente conhecido como piloto automático.

A Spin LTZ oferece todos os itens presentes na LT e adiciona a terceira fileira de bancos integrada, com rack de teto, computador de bordo, sensor de estacionamento e controles no volante. A transmissão automática de seis marchas com o controle automático de velocidade são itens opcionais.

O Chevrolet Spin será oferecida em oito cores: Branco Summit, Preto Global, Bege Desert, Azul Macaw, Prata Polaris, Cinza Mond, Cinza Rusk e Verde Lotus.
 
 
Preços e configurações:

Spin LT 1 – R$ 44.590
Spin LT 2 (com rodas de liga leve) – R$ 45.990
Spin LT 3 – Câmbio automático – R$ 49.690

Spin LTZ 1 – R$ 50.990 (traz faróis e lanternas de neblina, rack de teto, retrovisores elétricos, sensor de estacionamento, controles no volantee acabamento diferenciado)

Spin LTZ 2 – Automático – R$ 54.690

Logo mais, confira as impressões iniciais ao dirigir o Novo Chevrolet Spin.
 
 
 
Fonte: Carplace

Avaliações: Mercedes-Benz E63 AMG, SLK 55 AMG e C63 AMG Coupé Black Series

Andamos em Interlagos com as três novidades esportivas da Mercedes-Benz no Brasil, o C63 AMG Coupé Black Series, E63 AMG e SLK55 AMG


Reunidos, os três novos modelos da grife AMG possuem nada menos que 1.500 cavalos de potência e agora estão no Brasil. A Mercedes-Benz resolveu apresentar, numa tacada só, o SLK 55 AMG com a nova motorização V8 5,5 litros aspirada, o E63 AMG com o novo motor V8 5,5 litros biturbo e o C63 AMG Coupé Black Series com o enorme motor V8 de 6,3 no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Com número limitado de unidades, os três esportivos reforçam o portfólio da AMG, unidade dedicada a preparar os modelos da marca para uma tocada bem mais esportiva.

Além de servirem como veículos de imagem, os AMG também buscam um público mais jovem, mais alinhado com suas rivais alemãs BMW e Audi. Para mostrar do que são capazes as novidades, a Mercedes trouxe para o Brasil o piloto e instrutor dos cursos da AMG, Roland Rehfeld. O alemão não só instruiu os jornalistas como também liderou o grupo na pista a bordo de um SLS Roadster e podemos dizer que ele nos motivou como nunca: o que mais se ouvia no rádio eram mensagens como “flat out” ou “put the pedal on the metal” ou, numa tradução livre, “acelera tudo!” e lá fomos nós até o final da reta a 240 km/h.


Mercedes-Benz SLK55 AMG

Vamos falar agora das máquinas em que andamos, ou melhor, pilotamos. A mais fraquinha foi a SLK 55 AMG, com “apenas” 421 cv, mas com o baixo peso e o entre-eixos curto não ficou para trás dos irmãos mais potentes. Com preço de US$ 244.900, o SLK 55 AMG é a grande estrela da preparadora alemã na questão de economia de combustível e baixa emissão de poluentes, mas por mais que saibamos quanto estas questões são importantes, é difícil analisar isso com um motor com mais de 55 kgfm de torque, que faz de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, com velocidade máxima limitada de 250 km/h.


No estilo, o SLK 55 recebeu para-choque dianteiro com entradas de ar maiores e luzes de uso diurno com design especial. Faróis com lentes escurecidas e lanternas traseiras bicolores são exclusivas. No interior, acabamento em alumínio escovado. O volante AMG Performance tem a base e o topo quadrados, além de borboletas para troca de marchas em alumínio. Um detalhe interessante é o sistema Airscarf de aquecimento para o pescoço. Ele cria um fluxo de ar aquecido em torno do pescoço e dos ombros dos ocupantes, proveniente de uma abertura na frente de cada um dos suportes de cabeça, bem interessante quando andamos com a capota aberta.



Mercedes-Benz E63 AMG

Esse foi o mais divertido de dirigir, apesar do apelo do irmão menor Black Series. A razão é que o E63 AMG é muito potente e, devido ao maior peso, permite brincar mais nas curvas, exigindo correções que aumentam a diversão.
Agora equipado com o novo motor V8 AMG 5,5 litros biturbo, ele entrega espantosos 557 cavalos de potência e torque de 81,6 kgfm, entre 2.000 e 4.500 rpm, típico de caminhões de grande porte, apresentando ao mesmo tempo redução no consumo: cerca de 20% menos do que seu antecessor equipado com o motor AMG V8 6.3 litros aspirado. O desempenho é excepcional: aceleração de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).

A transmissão esportiva AMG Speedshift MCT de sete marchas possui quatro modos, sendo que o "S" (Sport), "S+" (Sport plus) e "M" (Manual) incrementam a agilidade do carro de forma muito perceptível, com tempos de resposta menores e maior rotação do motor nas trocas. Nesses três modos de transmissão não apenas o sistema start/stop é desativado como, em plena carga, o gerenciamento do motor, nas trocas, faz interrupção da ignição e injeção e cria um efeito acústico emocionante.


Como se pode perceber, temos vários ajustes, que são selecionados no console central e que mudam sensivelmente o comportamento do carro, mas para facilitar existe um botão “AMG” que passa tudo de uma vez só para os módulos mais esportivos. Podemos chamá-lo de "botão da emoção"!

Por fora, o E 63 AMG é identificado pelo logotipo "V8 Biturbo" nos exclusivos para-lamas dianteiros alargados. Outras alterações incluem novos para-choques dianteiros e traseiros e o sistema de escapamento AMG com duas ponteiras duplas cromadas, além do defletor em fibra de carbono na extremidade da tampa do porta-malas.

O E 63 AMG possui também o Attention Assist, que analisa continuamente o comportamento de direção do condutor e avisa, por meio de sinal visual e sonoro, quando características típicas de sonolência ou desatenção são detectadas.
O preço para ter esse brinquedo na garagem não é pequeno: US$ 299.900.


Mercedes-Benz C 63 AMG Coupé Black Series

O nome dele é imenso: Mercedes-Benz C 63 AMG Coupé Black Series. Trata-se do classe C mais potente de todos os tempos, mas antes de qualquer coisa, temos que informar que só virão 12 unidades para o Brasil e 11 já foram comercializadas. Portanto, se quiser ser o último dono dele é preciso correr e desembolsar US$ 337.800.

A palavra com que podemos definir o Black Series é “estupidez”. O carro é superlativo em todos os aspectos, tanto em desempenho, quanto em dirigibilidade. É uma verdadeira máquina de correr, instigando o “piloto”, a fazer cada curva, cada aceleração como uma prova de corrida.

Ostentando potência máxima de 517 cv e torque de 63,2 kgfm a 5.200rpm, o motor V8 AMG de 6,3 litros impressiona por suas respostas imediatas, garantindo aceleração de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e velocidade máxima limitada eletronicamente a 300 km/h (exceção na linha).


A frente conta com enormes entradas de ar. Duas aberturas no capô de alumínio respondem pela saída do calor do motor. O divisor de fluxo de ar em fibra de carbono localizado no extremo inferior ajuda o carro aerodinamicamente.
Graças ao novo eixo dianteiro com maior bitola, os para-lamas foram alargados em 2,8 cm de cada lado na frente e 4,2 cm atrás. As rodas em liga leve calçam pneus 255/35 R 19 na dianteira e 285/30 R 19 na traseira.

Na parte traseira do cupê Black Series o enorme difusor em fibra de carbono na parte inferior não tem apelo apenas estético, segundo o fabricante. O sistema de escapamento conta com ponteiras duplas cromadas nas duas laterais traseiras com formato retangular.

A transmissão é a AMG Speedshift MCT com sete marchas e conta com quatro modos e sistema Race Start, que faz o modelo arrancar da melhor forma possível. Para segurar tanto apetite, o sistema de freios foi redimensionado e ganhou materiais mais nobres.

O interior inteiramente negro com cintos de segurança vermelhos e costuras contrastantes da mesma cor no volante, assentos, painéis centrais das portas, apoios de braços, console central e manopla da alavanca de câmbio são o tom das mudanças. Os dois assentos esportivos tipo concha realmente funcionam em curvas, segurando perfeitamente o corpo. Ah, sim, o C 63 AMG Coupé Black Series só leva quatro pessoas, todas elas acomodadas em bancos esportivos e individuais. Certeza de emoção até para passageiros.






Por: Fabiano Mazzeo Fonte: Carros iG


Toyota ganha prêmio da Interbrand pelo segundo ano consecutivo

Toyota é a marca mais verde de 2012


A montadora que mais vende carros no mundo atualmente é também a marca mais verde do planeta, segundo relatório da consultoria de gestão de marca Interbrand. Esta é a segunda vez consecutiva que Toyota leva o prêmio Best Global Green Brands (Melhor Marca Verde do Mundo), que elege todos os anos as 100 melhores empresas do mundo que mais se preocupam com desenvolvimento sustentável.

O prêmio obedece a critérios que levam em conta a mensagem que cada marca tentar passar ao público aliada a percepção dos clientes e a performance ambiental dos produtos.

De acordo com a Interbrand, um centro de pesquisas recolhe as informações e dados das empresas e os converte em um sistema de pontos, utilizando 82 métricas diferentes como base.

Conforme aponta o relatório, o bom resultado ambiental da Toyota é reflexo da tecnologia de motorização híbrida desenvolvido pela marca, que combina motor a combustão a outro elétrico para poupar combustível e assim emitir menos CO2. Esse é o grande atrativo do Prius, o principal carro híbrido da Toyota, que o lançou em 1997 e desde então já acumula mais de 2,5 milhões de unidades vendidas no mundo todo – o veículo chega ao Brasil no segundo semestre.

Depois de Toyota, Johnson & Johnson e Honda aparecem em segundo e terceiro no ranking das marcas mais verdes. Outras montadoras que aparecem na pesquisa são Volkswagen (4ª posição), BMW (10 ª), Ford (15ª), Mercedes-Benz (16ª), Hyundai (17ª) e Nissan (21ª).
Fonte: Carros iG


Novo EcoSport 2013 custará a partir de R$ 53.490 no Brasil

Novo Ford EcoSport 2013 tem preço revelado


Com lançamento agendado para as próximas semanas, o novo EcoSport 2013 acaba de ter revelado seu preço na versão de entrada. De acordo com o blog “Diário de Bordo do Novo EcoSport”, o modelo em sua versão S custará R$ 53.490. O valor foi revelado pela própria marca em um evento realizado com representantes.

O preço, apurado junto à um concessionária de Maceió, Alagoas, corresponde à versão S 1.6, que trará de série direção com assistência elétrica, vidos e travas elétricas e sistema de entretenimento SYNC.


Fonte: Diário do Novo EcoSport / Laguna Veículos / Carplace


Dacia Duster 2013 chega ao Reino Unido

Duster será oferecido em três opções de acabamento


A romena Dacia está apresentando nesta semana no mercado britânico o crossover Duster. Importado da Índia, onde é produzido na fábrica da Renault em Chennai, o modelo tem preços a partir de 8.995 libras, algo em torno de R$ 29.144. Comparativamente, o modelo vendido no Brasil, que custa a partir de R$ 51.800, é 77,7% mais caro.

O valor corresponde ao modelo de entrada, dotado de tração apenas na rodas dianteiras. A versão com tração 4×4 sai por 10.995 libras (R$ 35.623). Ambas as versões trazem debaixo do capô motor 1.6 a gasolina de 105 cavalos. O modelo equipado com motor 1.5 DCi diesel, de 110 cavalos, é o top de linha, custa 14.995 libras (R$ 48.584) e traz tração 4×4.

A Dacia destaca ainda que o Duster será oferecido em três opções de acabamento. A de entada Access traz rodas de aço aro 16″, freios ABS, quatro airbags, rack de teto, vidros dianteiros elétricos, volante com regulagem de altura, alarme com controle remoto e pontos ISOFIX nos bancos traseiros.

A pacote Ambiance traz a mais sistema de som com entrada auxiliar, USB e com controles na coluna de direção; para-choques na cor da carroceria, bancos bipartidos, faróis de neblina e banco do motorista com regulagem de altura.

A modelo top Laureat inclui rodas de liga leve aro 16″, ar-condicionado, volante revestido em couro, vidros traseiros elétricos acabamento em black piano, computador de bordo e detalhes cromados nas maçanetas e rack de teto.
 




Fonte: Dacia / Divulgação / Via: Carplace

Toyota apresenta carro conceito em Goodwood

 Modelo chamado GRMN Sport FR Concept participará da corrida do evento


A Toyota anunciou na quarta-feira (27) que exibirá uma versão conceitual do GT-86 no festival de Goodwood, agendado para os dias 28 de junho a 1º de julho, no Reino Unido. Chamado GRMN Sports FR Concept, o modelo foi desenvolvido para os entusiastas por alto desempenho em pistas, e correrá no Goodwood hillclimb — corrida contra o relógio para a subida de uma montanha —, uma das atrações do evento.

As alterações carregadas pelo carro conceito, desenvolvidas pela empresa parceira da Toyota, Gazoo Racing, começaram pelo motor: o boxer 2.0 16V aspirado recebeu uma série de modificações, além de um sistema de sobrealimentação composto por um supercharger (para oferecer força em baixas rotações) e turbo (para garantir a eficiência em altas RPM). Assim, o rendimento do sistema subiu dos 200 cv e 20,9 kgfm de torque para 320 cv e 43 kgfm de força.

Para suportar o novo rendimento gerado pelo propulsor, o GRMN Sports FR Concept também recebeu novo sistema de embreagem e câmbio de seis marchas. Também entraram em cena freios maiores, suspensão mais rígida e com menor altura em relação ao solo, além de rodas de aro 18” com pneus 245/40 na dianteira e 265/35 na traseira. O visual externo foi completado com novos pára-choques, saias laterais e aerofólio. O interior recebeu gaiola de proteção, assentos concha, cintos de segurança de quatro pontos e manômetros para mostrar a pressão do turbo, temperatura do óleo e água.

Com a nova lista de equipamentos, o modelo teve seu peso elevado de 1.240 kg para 1.280 kg, porém, o acréscimo de rendimento fez sua relação peso-potência diminuir de 6,2 kg/cv para 4 kg/cv.
 



Fonte: Quatro Rodas

Clientes estão financiando veículos direto no banco

Agências já são responsáveis por 31% dos contratos para veículos

Cresceu o número de consumidores que buscam o próprio banco para financiar veículos no lugar de fazer a negociação com a financeira instalada na concessionária. Em junho do ano passado as agências bancárias tinham 11% de participação nas operações de crédito para aquisição de automóveis. Este porcentual saltou para 31% no mesmo mês deste ano. O dado foi divulgado na quarta-feira, 27, pela Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos).

Iroilton Medeiros, diretor comercial da unidade de financiamentos da Cetip, aponta que a rápida mudança é reflexo da redução dos juros para a aquisição de veículos. O movimento começou em abril e foi puxado pelos bancos públicos. “Antes o cliente fechava o negócio na concessionária, de forma mais simples. Agora ele vê vantagem em buscar crédito no seu banco”, avalia.

Outro fator que motivou a mudança foi a eliminação da comissão que as lojas recebiam ao vender o financiamento. Desde fevereiro vigora a Resolução 3954, do Conselho Monetário Nacional (CMN) que transforma em correspondentes bancários as empresas que trabalham com contratos de crédito. Até então, as revendas se esforçacam para vender também o financiamento para ganhar comissões. Dessa forma, elas compensavam as margens apertadas com o retorno das financeiras.

Expansão do Crédito

A Cetip não faz projeções acerca do comportamento do crédito nos próximos anos. Medeiros aponta, no entanto, que já é possível perceber aumento da procura por financiamentos. Cerca de 60% dos carros novos vendidos no País em junho foram financiados. Medeiros esclarece que os bancos continuam rigorosos para aprovar fichas, mas a demanda cresceu. “A redução do preço dos veículos, com a diminuição do IPI e do custo do empréstimo, estimulou os consumidores a buscar crédito para investir em um automóvel”, acredita.

Fonte: Automotive Business

Volvo conclui a entrega de 332 ônibus para Manaus

Do total, 166 chassis são articulados


A Volvo Bus Latin America concluiu na quarta-feira, 27, a entrega de um lote de 332 ônibus para Manaus (AM). As unidades foram adquiridas para renovar a frota da cidade e representam ainda o primeiro passo da implementação do sistema BRT (Bus Rapid Transit).

Os modelos têm motor frontal. Do total, 166 são articulados, encarroçados pela Marcopolo ou pela Neobus, com capacidade para transportar até 180 passageiros. Os chassis convencionais foram implementados pela Comil e pela Ciferal. A maior parte dos ônibus já está em circulação.

Metalúrgicos da GM do Vale do Paraíba fazem protesto

Paralisação afetou setor MVA por duas horas


Os metalúrgicos da General Motors de São José dos Campos (SP), no Vale do Paraíba, atrasaram em duas horas na quarta-feira, 27, a produção do setor MVA, onde são feitos Classic, Corsa, Meriva e Zafira). A ação deu início à campanha em defesa do emprego na General Motors. A mobilização ocorreu em resposta à ameaça de fechamento do MVA, que atualmente emprega cerca de 1.500 trabalhadores. Durante a paralisação, cerca de 60 veículos deixaram de ser produzidos.

No dia 18 de junho, a montadora encerrou o segundo turno do setor MVA e no dia 22 reabriu o Programa de Demissão Voluntária (PDV), que havia terminado no dia 15 com 186 adesões. O novo PDV se estende até 2 de julho. Em uma apresentação no Simpósio de Manufatura Automotiva, realizado segunda-feira, dia 25, em São Paulo, o vice-presidente de manufatura da GM América do Sul, José Eugênio Pinheiro, afirmou que a empresa pretende “localizar os novos produtos em plantas mais competitivas”, referindo-se à falta de investimentos na fábrica de São José dos Campos.

Ele afirmou ainda que a “tendência natural é de enxugamento da mão de obra”.

No entanto, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos afirma que a GM em São José dos Campos tem plena capacidade para receber novas linhas. A entidade já propôs à montadora que passe a produzir ali 100% do Classic. Hoje, parte da produção do sedã de entrada ocorre em São Caetano do Sul e em Rosário, na Argentina. Se a GM adotasse a proposta do sindicato, o MVA poderia voltar a produzir em dois turnos, sem a necessidade de novos investimentos. No dia 18, com o encerramento do segundo turno do MVA, os trabalhadores foram transferidos para o setor S10, onde a picape é produzida em três períodos.

Na sexta-feira, 29, o sindicato reúne-se com a GM para discutir a situação dos trabalhadores do MVA e os planos da empresa para a fábrica de São José dos Campos. Na assembleia desta quarta-feira, que reuniu cerca de 3,8 mil trabalhadores do MVA e S10, os metalúrgicos aprovaram a mobilização contra o fechamento do MVA, pela manutenção dos postos de trabalho e pela produção integral do Classic na fábrica de São José dos Campos.

GM anunciará novo plano de investimentos no Brasil

Anúncio vem no 2º semestre e pode beneficiar a ociosa fábrica de São José dos Campos


Marcos Munhoz: anúncio de novo investimento no segundo semestre

A General Motors do Brasil anunciará no segundo semestre um novo plano de investimentos para o Brasil. Foi o que admitiu o vice-presidente da companhia, Marcos Munhoz, que apoiou a presidente Grace Lieblein em uma entrevista coletiva durante a apresentação da minivan Spin.

“Os R$ 710 milhões anunciados [em fevereiro] para a fábrica de motores e transmissões de Joinville (SC) já fazem parte desse novo investimento”, disse Munhoz, sem revelar se será maior ou menor que o ciclo que termina este ano, cujo total soma R$ 5 bilhões. “Não há números. É um processo contínuo, temos diferentes estudos, alternativas.”

Um novo aporte daria ânimo à unidade de São José dos Campos (SP), cidade do Vale do Paraíba. A GM aumentou para três turnos a produção da picape S10, mas enxugou de dois para um turno o setor MVA, onde são montados o sedã de entrada Classic, mais Corsa, Meriva e Zafira, esses três lançados no início da década passada (e o Classic, na retrasada, mas passou por renovação estética em 2010). A montadora abriu dois Programas de Demissão Voluntária (PDVs) naquela unidade em menos de um mês e na quarta-feira, 27, os trabalhadores pararam o MVA por duas horas para pedir a manutenção do emprego de seus cerca de 1,5 mil funcionários.

A nova Spin ocupará naturalmente a lacuna de Meriva (com cinco lugares) e Zafira (com sete). O projeto Onix, a ser lançado até o fim do ano, será montado em Gravataí (RS) e roubará compradores do veterano Corsa.

A unidade de São José dos Campos monta também a S10 (em três turnos), produz motores e kits CKD, além fornecer itens de estamparia e plásticos para todas as unidades, mas o sindicato local dos metalúrgicos quer mais produtos, como o Sonic e a totalidade dos Classic, fatos descartados pela presidência da montadora. Existe espaço para a GM montar por lá o futuro concorrente do EcoSport.

O utilitário esportivo será lançado no Salão de Paris, em setembro, e já tem versões equivalentes das marcas Buick (Encore) e Opel (Mokka). Contudo, na segunda-feira, 25, em seminário promovido pela SAE, o vice-presidente de manufatura da GM, José Eugênio Pinheiro, afirmou que a montadora pretende montar os novos produtos em plantas mais competitivas e que o enxugamento da mão de obra seria um caminho natural.

Grace quer market share como consequência

Sobre um possível aumento de participação de mercado, decorrente da renovação dos produtos feitos aqui, Grace Lieblein respondeu de maneira política: “O market share não é o objetivo, mas sim oferecer bons produtos e bom atendimento com preço adequado. O aumento de participação deve ser uma consequência disso. Quando se tem um objetivo de market share, as decisões tomadas para isso nem sempre são boas.”
Por: Mário Curcio / Fonte: Automotive Business


Governo anuncia novas medidas de incentivo à indústria nacional, batizadas de PAC Equipamentos

Programa de compra PAC Equipamentos incentivará indústria nacional, diz Mantega


Dilma Rousseff e Guido Mantega durante cerimônia de Anúncio do PAC Equipamentos: o ministro disse que a queda da taxa irá incentivar os investimentos no país.

O governo anunciou nesta quarta-feira, 27, em Brasília (DF), novas medidas de incentivo à indústria nacional, batizadas de PAC Equipamentos, programa de compras governamentais com investimento total de R$ 8,4 bilhões que serão aplicados em veículos e equipamentos no segundo semestre. O anúncio foi feito pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, na presença da presidenta Dilma Rousseff, além de outros ministros, parlamentares e representantes da indústria.

O ministro também anunciou a redução da Taxa de Juros de Longo Prazo, a TJLP, que regula os empréstimos do BNDES, de 6% para 5,5% ao ano, e a preferência pela compra de equipamentos da indústria nacional, ainda que produtos similares sejam mais baratos no exterior.

O grande beneficiado do PAC Equipamentos será a indústria automotiva: a maior fatia do aporte, R$ 7,9 bilhões, será utilizada para a compra de veículos, 19.256 unidades no total, incluindo caminhões (e implementos rodoviários), ônibus, vans tipo furgão, motocicletas, máquinas de construção, máquinas e implementos agrícolas, além de vagões para trens urbanos e veículos especiais blindados para as Forças Armadas (Iveco Guarani).

Dentro da fatia para compra de veículos, o segmento de comerciais pesados receberá a maior parte, sendo R$ 2,2 bilhões para a aquisição de 8 mil caminhões (preço médio de R$ 285 mil por unidade). Uma parcela será implementada como caminhões-pipa para uso em Estados e municípios que enfrentam problemas de estiagem. Outra parcela dos caminhões será destinada às Forças Armadas.

Já no segmento de chassis de ônibus, o governo investirá R$ 1,7 bilhão para a compra de 8.570 unidades, todos para o programa Caminho da Escola. Segundo os dados do governo, este volume representará 36% da produção total de chassis no País durante o segundo semestre. No caso dos caminhões, as 8 mil unidades serão 8,4% da produção do segmento no mesmo período.

Para o setor de infraestrutura o governo comprará 4.971 equipamentos de construção, entre retroescavadeiras, motoniveladoras e perfuratrizes no valor total de R$ 1,3 bilhão, para projetos de melhoria das estradas vicinais e escoamento da produção dos municípios e para a perfuração de poços nas regiões atingidas pela seca.

O investimento também contempla o sistema único de saúde que receberá 3.125 vans tipo furgão equipadas como clínicas médicas móveis no valor de R$ 480,5 milhões.

Mantega frisou que o PAC Equipamentos integra a política de incentivo à economia como forma de evitar sua desaceleração diante da crise europeia.

“A crise europeia continua piorando e está deprimindo o crescimento da economia mundial. Em vista desse cenário, o governo brasileiro está tomando medidas de estímulo à economia para podermos ampliar os nossos investimentos, para estimular a demanda, para aumentar a confiança – porque neste momento a confiança no mundo cai bastante – e para, enfim, acelerar o nosso crescimento. Em função desse cenário, temos de continuar com políticas de estímulo”, disse.

Segundo a presidente Dilma Rousseff, do total de investimentos dedicados ao PAC Equipamentos, cerca de R$ 6 milhões não estavam previstos no orçamento deste ano, o que, segundo ela, representam uma antecipação de compra para estimular a indústria nacional. Com esta nova medida, o governo prevê investimento equivalente a R$ 51 bilhões em todos os âmbitos do PAC 2, Programa de Aceleração do Crescimento.

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (FABUS), José Antônio Martins, avaliou de forma positiva essa e demais medidas do governo para estimular a indústria nacional, principalmente as ações ligadas ao transporte, como o PAC Mobilidade, lançado há dois meses e que contempla investimentos em diversos modais, como ônibus e corredores BRT, monotrilhos, veículos leves sobre trilhos (VLT), trens entre outros.

Martins acrescentou que com o PAC Equipamentos o Brasil deve alcançar no segundo semestre uma capacidade diária de produção entre 50 e 60 ônibus escolares, igualando-se aos Estados Unidos, maior produtor de ônibus escolares do mundo.

Por: Sueli Reis / Fonte: Automotive Business


Nova Chevrolet Spin 2013 é apresentada no Brasil

Com 5 ou 7 lugares, minivan chega nas versões LT e LTZ. Motor 1.8 Econo.Flex rende até 108 cv e câmbio automático é opcional


A Chevrolet fez nesta quarta-feira (27) a apresentação oficial da Spin, sua cria no segmento de minivans para aposentar Meriva e Zafira – a substituição desta última exigiu uma versão de 7 lugares, que mantém as mesmas dimensões do modelo de 5. O preço de cada configuração só deverá ser revelado nesta quinta-feira (28). Nesta noite, a montadora limitou-se a dizer que o carro custará na faixa de R$ 45 mil a R$ 55 mil.

No exterior, a Spin adota alguns traços do sedã Cobalt, como os vincos nas laterais (especialmente o da parte traseira) e as maçanetas. As rodas são sempre de 15 polegadas, mas recebem calotas na versão LT, que também perde o rack de teto.

Internamente, a Spin também remete ao Cobalt, embora seja diferente em alguns detalhes, como no contorno do painel. O volante se repete na minivan, assim como o painel de instrumentos, onde o conta-giros tem contorno levemente diferente. Painéis de porta e revestimento dos bancos seguem o mesmo padrão do utilizado no sedã. O porta-malas carrega 710 litros na versão de 5 lugares e 553 litros na de 7 ocupantes – nesse caso, com os bancos da terceira fileira em uso, a capacidade cai para 162 litros.

Sob o capô, a Spin traz o motor 1.8 Econo.Flex, de 106 / 108 cavalos (com gasolina e álcool, respectivamente) e 16,4 / 17,1 kgfm de torque. O câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático, de seis, emprestado.




Fonte: G1.Globo.com