quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Renault Koleos rodando em São Paulo

Mais sofisticado que o Duster, utilitário esportivo não será vendido no Brasil


O que estaria fazendo em São Paulo um Renault Koleos rodando com placas de São José dos Pinhais (PR), onde fica a fábrica da marca francesa no Brasil? Será que a fabricante estaria testando o carro para vendê-lo no mercado brasileiro? A resposta é não. As imagens feitas pelo leitor do Carsale, Flávio Silva, mostram apenas um dos poucos modelos importados pela diretoria da Renault. Além do Koleos, também há Mégane Hatch e até o luxuoso e estranho Vel Satis, a maioria blindado. Pelos vidros bem escuros, tudo indica que o utilitário esportivo também é à prova de bala.

Mais sofisticado que o Duster, o Koleos é vendido até na vizinha Argentina. Pode vir com motor 2.5 de 170 cavalos, tração 4x2 ou 4x4 e câmbio automático CVT, com relações de marchas continuamente variáveis, como no sedã Fluence. Entre os itens disponíveis, destaca-se o GPS integrado ao painel, ar-condicionado digital e computador do bordo. Na parte estrutural, o carro vem com suspensão multilink e a direção tem assistência elétrica. Bem que a Renault poderia oferecê-lo também no Brasil, não?
 
 
Fonte disponível no(a): Carsale.uol.com.br

Audi planeja trazer o futuro crossover compacto Q1 para o Brasil

Fonte consultada também confirmou o desenvolvimento de um motor bicombustível


Aumentando sua gama de produtos oferecidos no Brasil, a Audi planeja trazer ao mercado nacional o crossover compacto Q1. De acordo com uma fonte ligada à marca, o produto ainda está sendo desenvolvido na Europa e deve ser lançado mundialmente em 2013. “Internamente se fala do modelo, inclusive com interesse de comercializá-lo por aqui. Mas o carro ainda é um projeto e deve se tornar realidade no ano que vem”, disse a fonte. Pelo o que se sabe até agora, o carro deverá ter linhas parecidas com a do protótipo Q3 Vail(acima), mostrado no Salão de Detroit (EUA), no mês passado. No Brasil, o Q1 teria o BMW X1 e o Mini Countryman entre os principais concorrentes.

Outra informação confirmada é a existência de um motor flex desenvolvido pela Audi. Segundo o informante consultado pela reportagem do Carsale, já existe um propulsor que utiliza essa tecnologia, chamado de E85. “Já temos o motor bicombustível, que utiliza 85% de etanol e 15% de gasolina. Porém, ainda não chegamos a um resultado eficaz para utilizarmos 100% de cada combustível. E não aceitamos a ideia de ter um “tanquinho” de gasolina no sistema de partida a frio. Então o projeto ainda está em andamento”, confirmou.

Vale lembrar, que no final do ano passado, a reportagem do Carsale publicou o flagra do sedã A7 (foto abaixo) fazendo testes com esse possível motor bicombustível. Um dos motivos pelos quais haveria interesse em fabricar um modelo de luxo com motor movido a etanol fica por contra da procura crescente de grandes empresas por carros ecologicamente corretos para seus executivos.


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Flagra mostra nova picape da JAC

Modelo previsto para estrear no Salão de Pequim tem visual inspirado na Ford F-150


Mais uma criação chinesa veio à tona. Trata-se de uma picape da fabricante JAC Motors flagrada em seu país de origem. Acredita-se que a 4R3, como está sendo chamada, deverá fazer sua estreia mundial no Salão de Pequim (China), em abril. Uma breve olhada na imagem acima é suficiente para notar que o modelo é praticamente um “clone” da Ford F-150, vendida no mercado norte-americano. O porte, as linhas da carroceria, os faróis e até o emblema oval azul, remetem à conhecida picape da Ford.

Embora o visual seja parecido com o da F-150, a mecânica deverá ser bem diferente, diz o site chinês Auto Home. Nada de motorzão V6 ou V8, na JAC o responsável por empurrar o modelo pode ser um 2,8 litros, capaz de render 109 cavalos de potência e fornecer 24,4 kgfm de torque.



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Revendedor Cometa vence prêmio Honda

Grupo de concessionárias obteve destaque na comercialização de motocicletas


O Grupo Cometa, revendedor autorizado nas Regiões Norte e Centro-Oeste, obteve o primeiro lugar na campanha Desbravadores Honda. O prêmio promovido pela fabricante reconheceu as redes de concessionárias que mais se destacaram na venda de motocicletas zero-quilômetro no segundo semestre de 2011.

O grupo ficou à frente das outras concessionárias nas regiões em que atua, com o maior crescimento no volume de vendas, 8,31%. Nos últimos cinco anos, a empresa já recebeu outros prêmios da Honda por esse mesmo motivo. O grupo tem 38 anos e é um dos maiores revendedores Honda nacionais.

Tem 11 concessionárias, distribuídas pelo Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia. O grupo também tem autorizadas Volkswagen e Hyundai. Em 2011, o grupo vendeu 26,5 mil motos, 27.750 cotas de consórcio e 1,8 mil veículos de passeio.

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FEI abre inscrições para mestrado em engenharia mecânica

Curso tem cinco linhas de pesquisa


Até 17 de fevereiro, a FEI (Fundação Educacional Inaciana) recebe inscrições para o mestrado em Engenharia Mecânica. O curso de pós-graduação stricto sensu tem aulas no campus de São Bernardo do Campo às segundas e sextas-feiras, das 18h30 às 22h10. O início do programa está marcado para 5 de março, com possibilidade de conlcusão em 36 meses.

Há cinco linhas de pesquisa. Em Materiais e Processos, o estudo é acerca do processamento e desempenho de materiais. Em Produção, há opção por pesquisa com o tema Estratégia, Organização e Gestão da Operação ou por Modelagem, Otimização e Controle de Processo. No segmento de Sistemas da Mobilidade, é possível desenvolver estudos em Propulsão e Energia ou Dinâmica e Controle.

A FEI afirma que o programa tem o objetivo de apresentar os principais conceitos e tendências de cada área e aperfeiçoar o desenvolvimento profissional. Coordenado por Agenor de Toledo Fleury, engenheiro mecânico pelo ITA e mestre em engenharia mecânica pela Escola Politécnica da USP, o curso pretende combinar a prática com forte embasamento teórico.

Mais informações no telefone 11 4353-2910 ou em
www.fei.edu.br.

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Volkswagen anuncia investimentos de R$ 160 mi em usina hidrelétrica

Unidades produzirão 40% do total de energia consumida pela montadora no País


A Volkswagen anunciou investimento de R$ 160 milhões para construir sua segunda pequena central hidrelétrica (PCH) em São Paulo em parceria com a Pleuston Serviços, com previsão de inauguração em 2014. A VW terá participação de 51% no empreendimento, informou a montadora nesta quarta-feira, 1º.

A segunda PCH da VW, batizada de Monjolinho, estará localizada no rio Sapucaí, afluente do rio Grande, entre as cidades de Ipuã e Ituverava, no norte do Estado, e terá capacidade instalada de 25,5 MW/h, com três turbinas. O início das obras está previsto para este ano e a estimativa é de que sejam gerados 700 empregos diretos.

A nova usina ficará a 25 quilômetros de distância da primeira hidrelétrica construída pela Volkswagen, a Anhanguera (foto), inaugurada em março de 2010, entre as cidades de São Joaquim da Barra e Guará. A PCH Anhaguera, também conhecida como Central Elétrica Anhanguera S.A. (Celan), é resultado da parceria entre Volkswagen, Seband e Pleuston.

Os investimentos das duas centrais somam cerca de R$ 300 milhões. Juntas, produzirão energia equivalente a 40% do consumo total da Volkswagen no Brasil.

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Iveco entrega 260 caminhões da família Daily para a Sabesp

Veículos da marca representarão cerca de 20% da frota da companhia


A Iveco conclui este ano a entrega de 260 caminhões vendidos à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). O negócio foi conquistado por meio de pregão e fechado por intermédio da concessionária Cofipe. Os veículos da família Daily representarão 20% da frota da empresa.

A maior parte da encomenda é do modelo 70C16 Massimo, de sete toneladas com motor de 156 cv. As unidades serão entregues em quatro configurações: baú de alumínio com plataforma elevatória, basculante, chassi e carroceria de madeira com guindauto. Cerca de metade dos veículos já foram entregues e estão em operação de limpeza e desobstrução de esgotos em diversos municípios de São Paulo.

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Vendas de motos começam bem em 2012

Janeiro teve 144.222 unidades emplacadas, alta de 6,9% sobre o mesmo mês do ano passado


O ano de 2012 teve o segundo melhor janeiro para as motocicletas. Segundo dados da Fenabrave, entidade que reúne as associações de concessionárias, foram emplacadas 142.222 unidades no período, alta de 6,9%% na comparação com o mesmo mês de 2011. O melhor janeiro para o setor foi o de 2008, quando 145.532 motocicletas zero-quilômetro chegaram às ruas.

A Honda iniciou 2012 com 79,19% de participação do mercado e as cinco motos mais vendidas. A seguir vêm as marcas Yamaha (11,17%), Suzuki (2,1%), Dafra (1,92%) e Kasinski (1,57%). Uma boa briga desponta no segmento das big trails, motos com cilindrada acima de 600 cc, preços na casa dos R$ 30 mil e aptas a cobrir grandes distâncias na terra ou asfalto. A líder Yamaha XT 660 teve 367 unidades emplacadas e é apertada pela Honda Transalp 700, com 310 unidades. A BMW G650 GS, que terminou 2011 em segundo, inicia o ano no terceiro posto, com 161 motocicletas emplacadas.

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Países exportadores de automóveis atacam barreiras do Brasil

 Diferença na cobrança do IPI é criticada na OMC


Notícia da Agência Estado, assinada por Jamil Chade, de Genebra, registra que Austrália, União Europeia, Estados Unidos, Hong Kong, Coreia, Japão e Colômbia criticaram na Organização Mundial do Comércio (OMC) as restrições adotadas pelo Brasil nas importações de veículos e alertaram sobre a possibilidade de abrir queixas legais. O principal obstáculo à eficácia de um processo formal junto à entidade é a morosidade na análise e julgamento.

Os efeitos do Decreto 7567, de setembro de 2011, que estabelece a elevação de 30 pontos percentuais no IPI de veículos estrangeiros destinados ao mercado brasileiro, não oriundos do Mercosul e México, devem cessar em dezembro de 2012, antes que a OMC possa se pronunciar a respeito da iniciativa e sua legalidade.

Segundo o jornalista, a queixa em Genebra não passou de mais um alerta, ainda que o tom esteja sendo elevado. O debate foi liderado pelos australianos, que já alertaram que vão procurar a diplomacia brasileira para negociações bilaterais. A preocupação da comunidade internacional em relação às leis brasileiras é baseada tanto em prejuízos comerciais, que empresas terão, quanto ao risco sistêmico que o comportamento representa.

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Vendas de veículos têm janeiro recorde

Resultado foi 9,5% maior do que o de janeiro do ano passado


As vendas de veículos em janeiro de 2012 alcançaram recorde para o mês, com 268,2 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Houve aceleração de 9,5% sobre o mesmo mês do ano passado. Já na comparação com dezembro foi registrada queda de 23% no ritmo de emplacamentos por conta da sazonalidade. Os dados são do Renavam e foram divulgados pela Fenabrave na quarta-feira, 1º.

A General Motors surpreendeu e liderou as vendas do mês, com 52,8 mil veículos e 20,9% do mercado. A Fiat ficou em segundo lugar no ranking, com 51,9 mil unidades e 20,5% de participação, seguida pela Volkswagen, que respondeu por 20,2% dos licenciamentos com 51 mil veículos. A Nissan também avançou e saltou da 12ª colocação no ranking, com 1,9% de participação, para a 6ª colocação, com 8,3 mil carros e 3,3% do total comercializado.
Ayrton Fontes, economista da agência de varejo automotivo MSantos, avalia que, apesar do crescimento, o mercado começa a dar alguns sinais negativos. Segundo ele, as vendas diretas a frotistas desaceleraram cerca de 10% no mês. Há ainda o esgotamento do poder de compra da classe média. Outro fator preocupante é o crescimento da inadimplência, que torna a liberação de crédito mais criteriosa.
Desempenho por segmento
LevesCom 252,6 mil unidades, o segmento de leves acelerou 9,8% sobre janeiro de 2011 e sofreu retração de 23,2% na comparação com o mês anterior. Foram emplacados 196,2 mil automóveis, com alta de 8,8% no reajuste anual e queda de 21,9% no mensal. A venda de comerciais leves chegou a 56,4 mil, com crescimento de 13,4% sobre o mesmo mês do ano passado e baixa de 27,3% em relação a dezembro.
Pesados
A venda de veículos pesados teve resultados menos expressivos, com evolução de 5,6% na comparação anual e desaceleração de 18,8% na mensal, para 15,5 mil licenciamentos. O emplacamento de caminhões somou 13 mil unidades, com expansão de 6,3% sobre janeiro de 2011 e queda de 16,7% sobre dezembro. Já a comercialização de chassis de ônibus teve crescimento tímido de 2,4% em relação ao mesmo mês do ano passado e caiu 28,1% ante o período anterior, para 2,5 mil unidades.

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