segunda-feira, 18 de junho de 2012

Crescem as vendas de automóveis após a redução do IPI

Vendas registraram forte alta, com 147.312 unidades emplacadas na primeira quinzena de junho


A indústria automobilística está colhendo os frutos da redução do IPI para automóveis e comerciais leves, que entrou em vigor no dia 21 de maio. Na primeira quinzena de junho, as vendas registraram forte alta, com 147.312 unidades emplacadas, 19,24% a mais do que no mesmo período do mês anterior. Em relação aos quinze primeiros dias de junho de 2011, o crescimento foi de 23,91%, segundo os dados divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias.

De acordo com a entidade, a expectativa é que as vendas de automóveis e comerciais leves atinjam 277.865 unidades neste mês. Se a projeção se concretizar, o número representará alta de apenas 1,3% ante maio. Isso porque os emplacamentos ganharam impulso na segunda quinzena do mês passado, logo após o anúncio da redução do IPI.

Destaques – Os recém-lançados Chevrolet Cruze Sport6 (foto) e Fiat Grand Siena se destacaram em seus respectivos segmentos durante a primeira quinzena de junho. O Volkswagen Fox também foi bem, tirando a terceira posição do Fiat Palio.

O Cruze Sport6 iniciou seu segundo mês cheio de vendas na vice-liderança do segmento de hatches médios. No período o modelo teve 1.111 emplacamentos. O primeiro lugar ficou com o Ford Focus, que registrou 1.799 unidades comercializadas.

O Hyundai i30, por sua vez, despencou. Líder do segmento até abril, o hatch sul-coreano está na quarta colocação. Teve apenas 681 exemplares vendidos na primeira quinzena e ficou logo atrás do Volkswagen Golf, com 759.

A queda pode ser explicada pela iminência da estreia da nova geração do Hyundai, que começa a chegar às concessionárias.

Dos sedãs compactos, o Siena finalmente conseguiu ultrapassar o VW Voyage. Atrás do rival desde o fim do ano passado, por causa da mudança de geração, em março, o Fiat registrou vendas de 4.923 exemplares nos quinze primeiros dias de junho.

O Voyage, no entanto, continua bem próximo. No período, teve 4.695 emplacamentos. Entre os dois modelos, ficou o Chevrolet Classic (4.781). O sedã, no entanto, não briga diretamente com o Fiat e o VW. Na linha da marca norte-americana, esse papel é do Prisma e, no caso da nova geração do Fiat (Grand Siena), do Cobalt.

Entre os comerciais leves, o Renault Duster vai se consolidando na liderança dos utilitários-esportivos. Na primeira quinzena, foram 2.659 emplacamentos, ante 1.578 do vice-líder, EcoSport. A nova geração do Ford está prestes a ser lançada no País.
 
Fonte: Blogs Estadão