domingo, 29 de janeiro de 2012

General Motors 87 anos de Brasil

Montadora instalou-se em 1925 em São Paulo, no bairro do Ipiranga


A General Motors e a marca Chevrolet, que a acompanha desde o primeiro dia de atividade no País, em 26 de janeiro de 1925, completaram na quinta-feira 87 anos de Brasil. Neste ano a empresa conclui o programa quinquenal de investimentos de R$ 5 bilhões, iniciado em 2008.

“Lançaremos sete veículos novos (até dezembro) ao consumidor brasileiro e isso nos possibilita uma excelente oportunidade de crescimento nas vendas e nos negócios”, destaca a presidente da montadora, Grace Lieblein, que assumiu o cargo em junho de 2011. Ela revela também que a empresa avalia o próximo programa de investimentos para o quinquênio 2013-2017.

O atual programa inclui a expansão das fábricas de São Caetano do Sul e São José dos Campos, ambas em São Paulo, e Gravataí, no Rio Grande do Sul, além da construção de uma nova fábrica de motores e cabeçotes em Joinville (SC), cujo cronograma prevê o início de suas atividades até o fim de 2012.

O atual programa de investimentos já trouxe o lançamento nos últimos três anos do Agile, da nova picape Montana, do Celta, Prisma e Classic reestilizados, Captiva com novos motores, os importados Malibu, Camaro e Omega Fittipaldi, e, no fim do segundo semestre de 2011, Cruze e Cobalt.

A Chevrolet tem hoje quase 600 pontos de venda no Brasil, que atualmente é o terceiro maior mercado da GM mundial, atrás apenas da China e Estados Unidos.

A montadora fechou 2011 com 24.075 empregados diretos no País, somando os de São Caetano do Sul, São José dos Campos, Gravataí, Mogi das Cruzes (SP, estamparia e subconjuntos), Sorocaba (centro logístico) e Indaiatuba (campo de provas).
 


(GM de São Caetano do Sul)


Fonte disponível no(a): AutomotiveBusiness.com.br


Grupo Randon investirá R$ 400 milhões em 2012

 Grupo Randon divulga projeções para 2012


O grupo Empresas Randon divulgou na quinta-feira, 26, em comunicado enviado ao mercado financeiro, suas perspectivas de desempenho em 2012, que inclui investimento total de R$ 400 milhões, receita bruta de R$ 6,1 bilhões e receita líquida de R$ 4,2 bilhões.

A companhia projeta exportações de US$ 330 milhões e importações de US$ 150 milhões em 2012. Os dados consolidados de 2011 serão divulgados em 28 de fevereiro, em coletiva a ser realizada na cidade sede do grupo, em Caxias do Sul (RS).

Em nota, a empresa informa que “os indicadores são validados no processo do plano estratégico da empresa e respaldados pela avaliação dos cenários macroeconômicos doméstico e dos países com os quais mantém relações comerciais, bem como indicadores setoriais, da indústria automotiva, e comportamento de mercado nos segmentos de atuação”. O grupo é controlador de dez empresas atuantes nos segmentos de máquinas agrícolas e de construção, implementos rodoviários, autopeças e serviços financeiros.

Uma das subsidiárias, a Fras-le, fabricante de materiais de fricção para freios, também divulgou as estimativas para o ano, para o qual prevê investimento de R$ 70 milhões, receita bruta de R$ 928 milhões e receita líquida de R$ 680 milhões. As exportações devem atingir US$ 128 milhões e as importações, US$ 32 milhões.

Fonte disponível no(a):
AutomotiveBusiness.com.br

Que tal dirigir um Bentley na neve?

Por um preço bem menor do que o valor cobrado pelos modelos da inglesa, é possível se divertir numa pista muito gelada


Dirigir um Bentley é uma experiência rara. Afinal, não é todo mundo que tem pelo menos 250 mil euros para levar um dos modelos da luxuosa marca inglesa para casa. Só que testar um desses no gelo pode sair bem mais em conta. A Bentley retorna à insólita Finlândia em fevereiro para mais uma edição do Power on Ice, evento que começou em 2005 e, na edição deste ano, permitirá ao público dirigir um Continental GT 6.0 litros de 575 cv ou um Continental Supersports de 630 cv num circuito dominado pelo gelo e pela neve.

O objetivo da marca é misturar a adrenalina dos slaloms com o prazer de dirigir um Bentley. O passeio, claro, é acompanhado por um instrutor profissional, responsável por manter a brincadeira dentro dos limites. Durante a edição do ano passado, a Bentley bateu o recorde de velocidade no gelo com o ex-piloto de ralis Juha Kankkunen: nada menos que 330 km/h! Para tentar proeza semelhante, os interessados só precisam desembolsar quantias “módicas” entre 8.690 e 10.940 euros.



Contribuiu: AutoMotor/Portugal

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Nova Fiat Strada com motor Euro 5 é lançada na Itália

Só agora a picape com o facelift de 2009 chega ao mercado italiano


A Fiat lançou a versão mais recente da picape Strada produzida em Betim em suas concessionárias na Itália, com motor MultiJet de 1.3 litro e 95 cv de potência. O propulsor, que está de acordo com os padrões estabelecidos pelo Euro 5, substitui o motor Euro 4 de 85 cv que equipava a versão anterior do modelo, correspondente à Strada Fire vendida no Brasil. A picape com as reestilizações operadas pela Fiat em 2009 chega ao mercado italiano com três níveis de equipamentos – Working, Trekking e Adventure – e três variantes de carroceria – simples, estendida e dupla.

Importada do Brasil, a nova Strada chega às lojas italianas com preços entre 12.900 euros – R$ 30 mil pela Working cabine simples – e 16 mil euros – R$ 37 mil pela topo de linha Adventure com cabine dupla e 650 kg de capacidade de carga. De acordo com a Fiat, o público-alvo da versão básica Working é constituído por trabalhadores e prestadores de serviços, enquanto a versão Adventure com cabine dupla tem potencial para conquistar praticantes de trilhas e até mesmo motoristas que utilizam o veículo na cidade. A marca também destaca o recurso E-Locker da Adventure, assistente de travamento eletrônico que ajuda a enfrentar terrenos escorregadios.

De série, a Strada brasileira vendida na Itália traz computador de bordo, volante regulável em altura – nas versões Trekking e Adventure – e freios com ABS. Faróis de neblina, ar-condicionado, rodas de liga leve de 15 polegadas, rádio com CD player, teto solar e volante em couro – na Adventure – aparecem como alguns dos opcionais. Na Adventure, a picape ganha proteção extra nas cavas das rodas e faróis de neblina integrados. As cabines estendida e dupla têm barras de teto longitudinais e spoiler com luz de freio integrada.

Na campanha de lançamento do modelo, a Fiat destacou que a Strada é o segundo veículo comercial mais vendido da marca no mundo todo, com 127.800 unidades em 2011 – atrás apenas da van Ducato. Desse total, 118.608 unidades foram destinadas ao mercado brasileiro, onde a picape é líder há 12 anos consecutivos. Lançada em 1998, a Strada já passou por três reestilizações ao longo de sua história – 2001, 2004 e 2009 – e chegou a ser produzida na África do Sul em parceria com a Nissan, em 2005.
 
 
 
 
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BMW deverá lançar o i5 em 2015

O sedã irá ocupar uma das posições intermediárias entre o i3 e o i8


A linha i da BMW, com carros amigos do meio ambiente, foi apresentada no ano passado e deve ganhar mais um membro em 2015, o i5. O novo sedã, anunciado em agosto de 2011, ficará entre o hatch elétrico i3 e o esportivo híbrido i8, ao lado do hatch i4, que ainda não tem previsão de lançamento.

O sedã híbrido terá teto alto, o banco traseiro será deslizante, e a capacidade do bagageiro será similar à do Toyota Prius +. As rodas traseiras receberão a força de um motor elétrico capaz de entregar 172 cv de potência. De acordo com o site AutoBild.de, também pode haver uma versão elétrica de autonomia estendida, com um motor de três cilindros, movido a gasolina, que gera 90 cv.

O BMW i5 só chegará depois que os “precursores” da família i já estiverem no mercado. Ou seja, só depois de 2014, cotado para ser o ano de lançamento do i8. Já o i3 deve chegar em 2013.

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Vendas da Volvo Cars cresceram 140% no Brasil em 2011

Esse foi o maior aumento de vendas já registrado pela marca


As vendas da Volvo Cars no Brasil cresceram 140% no ano passado, chegando à marca de 5.211 unidades emplacadas. Assim, a fabricante sueca se tornou a marca premium que mais cresceu no país.

Modelos como o S60 T4, T5 e T6, além das novas versões do utilitário XC60 T5 – eleito a melhor compra no mercado brasileiro por três anos seguidos –, que chegaram ao país no ano passado, ajudaram a fabricante a alcançar o sucesso de vendas. O bom desempenho do XC60 T5 fez com que a marca alcançasse 11,5% de participação no segmento dos utilitários esportivos.

Para manter, e até aumentar, os bons números registrados até agora, a Volvo Cars fez planos para este ano. Dois novos modelos serão lançados no mercado brasileiro, a rede de concessionárias será ampliada, e a marca investirá no pós-venda.
 


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Novo Peugeot 301- substituto do 308 é flagrado na Europa

Substituto do hatch 308 que estreia no Brasil em fevereiro deve ser lançado na Europa em 2013


A primeira mula de testes da próxima geração do Peugeot 308 – até então conhecido como 301 – foi flagrada na neve da Escandinávia. O novo hatch terá esse nome pois a nomenclatura 309 poderia remeter a um antigo modelo, fabricado entre 1985 e 1993, que foi um enorme fracasso de vendas. A nomenclatura 301 já foi utilizada num modelo produzido entre 1932 e 1936.

O carro será mais leve e relativamente menor que o atual 308, numa evolução semelhante à passada entre o 207 e o novo 208. A intenção é reduzir consumo e emissões de poluentes, assim como melhorar o comportamento dinâmico do carro.

A plataforma é a mesma utilizada pelos Citroën C4 e DS4, assim como a motorização. Até mesmo um pequeno motor diesel de três cilindros fará parte das opções, assim como o sistema híbrido da marca. O 301 está previsto para chegar às ruas já em 2013, com foco no Volkswagen Golf, histórico líder do segmento na Europa, e que também deverá ganhar uma nova geração em breve. O preço esperado é de cerca de 19 mil euros, ou R$ 43 mil.





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Novidades no mercado de pneus

A francesa Michelin cria pneus mais duráveis para motos, já a japonesa Bridgestone pensa na criatividade e desenvolve nova técnica de impressão em pneus


Na indústria atual, as empresas precisam se atualizar constantemente para não ficarem para trás. E isso vale também para a indústria de pneus. Os mais recentes lançamentos nessa área vêm da Bridgestone e da Michelin. A primeira desenvolveu uma nova técnica de impressão nos pneus, enquanto a segunda criou pneus com maior durabilidade especialmente projetados para motos.

A japonesa Bridgestone desenvolveu uma técnica de impressão em pneus que dispensa o isso da borracha branca na lateral dos pneus para produzir a faixa e letras brancas na área. Além de gastar mais material, a técnica antiga deixava os pneus mais pesados. Graças à nova tecnologia, ao invés de usar mais borracha para evitar a descoloração, uma camada base evita a descoloração, já as tintas usadas foram criadas especialmente para este tipo de impressão. Por fim, uma camada de proteção recobre a pintura e protege a camada externa de danos.

Com isso, no futuro, será possível oferecer uma linha de pneus personalizados com a imagem que o cliente quiser, que podem ser trocadas ou removidas, mantendo o peso original do pneu e a preocupação com o meio ambiente, já que o consumo de combustível não é alterado. O objetivo da Bridgestone é que essa inovação chegue logo ao mercado.



Enquanto isso, a Michelin apresenta no 2º Bike Show, realizado no Riocentro, o Commander II. Segundo a fabricante, o pneu Commander II para o eixo traseiro de motocicletas tem durabilidade de 40 mil quilômetros comprovada em testes feitos nos Estados Unidos. Com índices assim, o pneu teria o dobro da durabilidade dos concorrentes. A empresa informou que esse foi o modo de responder à queixa dos donos de motocicletas custom: a curta vida útil dos pneus, principalmente do traseiro.
Além da maior durabilidade, a rigidez e a carcaça de alta densidade do Commander II garantem uma melhor dirigibilidade, enquanto cabas de aramida na banda de rodagem dos pneus traseiros aumentam a resistência, e asseguram a estabilidade, mesmo em alta velocidade, segundo a francesa. A Michelin divulgou que onze dimensões do Commander II estarão no mercado a partir de fevereiro de 2012.



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