quarta-feira, 27 de junho de 2012

Lamborghini Aventador poderá ganhar novas versões

Aventador poderá ganhar mais versões até 2014


Rumores dizem que a Lamborghini prepara mais três versões do superesportivo Aventador. O bólido de Sant´Aghata pode ter versões Roadster, GT e SV.

O primeiro que deve surgir é o Aventador Roadster, que deve ser apresentado em Detroit. O modelo deve ter um teto móvel bipartido e feito em fibra de carbono.

Depois, pode ser a vez do GT. Fala-se que se trata de uma versão 2+2 do Aventador, que teria entre eixos mais longo para levar mais duas pessoas.

O terceiro é o SV ou SuperVeloce. Nesta versão, o Aventador entregaria 750 cv em seu V12 6.5. O lançamento estaria previsto para 2014. Os boatos ainda falam de uma versão com 770 cv em 2015.





Novo Bugatti Veyron poderá ser híbrido

Sucessor do superesportivo está em desenvolvimento


A Bugatti já está trabalhando no desenvolvimento do novo Veyron. E a notícia surpreendente é que ele pode ter propulsão híbrida. Segundo informações da revista Auto Express, além de ecológico, o superesportivo será mais leve e (ainda mais) veloz.

“Estamos desenvolvendo nosso próximo superesportivo”, admitiu o chefe de engenharia da Bugatti, Jens Schulenburg. Apesar da crise que força as montadoras a cortar custos, a montadora garantiu que não economizará no desenvolvimento do carro.

“Nosso maior desafio será reduzir o peso do veículo – estamos pesquisando algumas tecnologias incríveis, como rodas feitas totalmente de fibra de carbono”, afirmou Schulenburg.
 
 
Fonte: Quatro Rodas


Motorista francês terá bafômetro no porta-luvas

Governo local pretende incentivar os motoristas a fazerem o teste por conta própria antes de dirigir


Para diminuir o número de acidentes por embriagues, a partir de 1º de julho, a França obrigará todos os veículos com mais de 50cc (portanto, motos e carros) a contarem com um kit bafômetro (químico ou eletrônico) no porta-luvas.

Assim, o governo francês pretende incentivar os condutores a fazerem o teste por conta própria antes de dirigir. No país, o limite aceito é de 0,5 g de álcool por litro de sangue. Para efeito de comparação, no Brasil, a regra é mais rígida, sendo aceito apenas 0,2 g de álcool por litro de sangue.

Balanço da Lei Seca

Segundo informações do Governo do Estado de São Paulo, quatro anos após a entrada em vigor da Lei Seca em todo o país, quase 5 mil motoristas foram presos por dirigir embriagados na cidade de São Paulo. De acordo com balanço divulgado pela Polícia Militar, houve 4.803 prisões de junho de 2008 a junho de 2012.

Neste ano, até o dia 18 de junho, 1.041 pessoas foram presas em flagrante na capital. Nos primeiros meses de 2012, 108.884 motoristas foram submetidos ao teste do etilômetro na cidade. Desses, 6.077 pessoas foram autuadas pelo artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Pela lei, dirigir sob a influência de álcool, em nível superior a seis decigramas por litro de sangue, é infração gravíssima e acarreta em multa, suspensão do direito de dirigir e retenção do veículo.

Em 2011, a PM realizou o teste do bafômetro em 221.079 pessoas; 4.707 foram autuadas por dirigirem alcoolizadas e 1.824 foram presas. O balanço de 2010 aponta 156.266 pessoas fiscalizadas, 4.258 autuadas e 879 indivíduos presos. Um ano antes, em 2009, dos 105.938 motoristas que fizeram o teste do bafômetro, 4.273 foram autuadas e 800 acabaram presas. No primeiro ano da lei, que entrou em vigor dia 19 de junho de 2008, a operação fiscalizou 39.038 pessoas, autuou 1.381 e prendeu 259.
Fonte: Carsale


Novo Logan é flagrado em testes

Logan muda em 2013 e já foi flagrado


A segunda geração do Logan está para sair do forno. Feito na Europa pela Dacia, braço romeno da Renault, o sedã foi lançado em 2004 com a proposta de ser um carro barato com amplo espaço interno. A ideia foi bem sucedida. O Logan invadiu quase todos os continentes e veio parar até no Brasil, onde se tornou um sucesso de vendas.

Depois de uma leve reestilização em 2010, que pouco mudou a aparência do modelo, a Dacia/Renault prepara uma transformação severa para o sedã, que deve ser apresentada no Salão de Genebra, em março de 2013. A agência Carparazzi flagrou o carro rodando com camuflagem pesada, que não permite ver os detalhes do desenho renovado.

Os projetos globais de sedãs compactos e amplos de outras marcas têm visual muitos passos à frente do estilo do Logan. Ao identificar isso, a Renault resolveu modernizar bastante o carro. Por dentro, o estilo seguirá o adotado na minivan Lodgy. Não dá para esperar nada de requintado, portanto.

Fontes ligadas à empresa informam que o novo Logan terá a plataforma do Fluence, ou seja: o espaço interno ficará ainda melhor. Por questões de custos, os motores atuais serão mantidos.

Os quatro-cilindros são oferecidos nos vários países onde o Logan é vendido. No Brasil há opções 1.0 e 1.6 flexíveis.


Fonte: Blogs Estadão

Avaliação: Novo Mercedes-Benz Classe B 2013

Novo Mercedes Classe B muda e rejuvenesce


Stuttgart, Alemanha – O Classe B ficou moderninho e ganhou jeito de hatch. A nova geração da minivan, que chega ao Brasil no próximo trimestre, inaugura a plataforma de tração dianteira da Mercedes-Benz, que deu origem também ao Classe A. Ao guiar esse alemão, a impressão mais marcante é de que não existe outro familiar com dirigibilidade tão boa. Parece um dois-volumes com bônus de espaço. Seu porta-malas, por exemplo, tem 500 litros.

A versão avaliada – B200 com motor 1.6 turbo de 156 cv – mostrou-se bem equilibrada. Deverá ser oferecida no País com preço de R$ 120 mil, o que não deve facilitar suas vendas. A fabricante pretendia posicioná-la em torno de R$ 100 mil, mas a alta do IPI para importados mudou os planos.

A potência pode até parecer pouca para um Mercedes. Entretanto, o motor dá conta do recado graças ao ótimo torque de 25,2 mkgf a apenas 1.250 rpm. Essa força, aliada ao câmbio automatizado de sete marchas e duas embreagens, ajuda bem nas retomadas de velocidade.

Com assistência elétrica, a direção é precisa e passa segurança ao motorista tanto nas curvas quanto ao rodar em alta velocidade. Esse é outro destaque do novo modelo, que tem centro de gravidade alto. A suspensão cumpre bem o seu papel. Não se sentem vibrações nem “sacolejos” na cabine.


O interior moderno é resultado do esforço da marca de aproximar-se mais dos jovens. Apesar da forte presença de madeira no ótimo acabamento, o habitáculo está longe de ser sisudo. Chamam a atenção o volante de três raios com detalhes de alumínio e o sistema multimídia com tela de 7”. Mas nem todos os recursos dessa central serão habilitados no Brasil.

A Mercedes resolveu um problema de ergonomia da geração anterior. À direita da coluna da direção, a haste da seta agora fica na parte de cima e a do controlador de velocidade, na de baixo. Do lado esquerdo está a alavanca do câmbio. A solução libera espaço no console central, mas acaba criando alguma confusão. Por outro lado, as aletas para trocas de marcha no volante privilegiam a esportividade.

Viagem feita a convite da Mercedes-Benz.


Por: Rafaela Borges / Fonte: Blogs Estadão

Novo Lexus LFA já está à venda no Brasil

Divisão de luxo da Toyota voltou a comercializar carros no país há 1 mês. Preço da máquina de 560 cv, fabricada no Japão, é 'sob consulta'


Unidade do LFA exposta em loja de SP não será a mesma à venda (Foto: Priscila Dal Poggetto/ G1)

A Lexus anunciou nesta quarta-feira (27) que disponibilizará para o Brasil uma unidade do LFA, superesportivo com produção limitada a 500. O carro deverá ser entregue em 2013 -mas uma outra unidade está sendo exposta na concessionária da marca, em São Paulo, que já aceita encomenda. O preço, diz a empresa, é sob consulta. Nos site da marca nos Estados Unidos, ele começa em US$ 375.000 (o equivalente a R$ 779,6 mil na cotação desta quarta). O comprador do LFA será convidado a conhecer a fábrica de Motomashi e poderá acompanhar de perto a produção do modelo.


Superesportivo LFA tem motor de 560 cavalos (Foto: Divulgação)

A divisão de luxo da japonesa Toyota voltou a comercializar carros no país no mês passado, com a previsão de lançar 4 modelos até o fim do ano..

Fabricado artesanalmente em Motomachi, no Japão, o LFA é um cupê superesportivo com tração traseira, equipado com motor V10 de 4.8 litros, que desenvolve 560 cavalos a 8.700 rpm. O torque é de 48,9 kgfm a 7.800 rpm. O conjunto é completado pela transmissão automática de seis velocidades. De acordo com a Lexus, o LFA atinge a velocidade máxima de 325 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos.

O carro foi feito ainda com exclusiva fibra de carbono, desenvolvida na Toyota, e assim a fábrica chegou ao peso de apenas 1.580 kg. Ele é resultado de quase dez anos de trabalho. O projeto começou no início dos anos 2000 e a máquina fez sua estreia mundial no Salão de Tóquio de 2009, depois de participar de testes como as 24 Horas de Nürburgring, famoso circuito alemão.

Esportivo é resultado de quase dez anos de trabalho (Foto: Divulgação)
Fonte: G1.Globo.com



Novo Volvo V40 2013 - Avaliação

Marca ainda não definiu preço, mas quer enfrentar Audi A3, BMW Série 1 e Mercedes Classe A


Volvo V40 deve chegar na faixa entre R$ 85 mil e R$ 110 mil, sob efeitos do novo IPI

Esqueça a perua quadradona de dez anos atrás: o Volvo V40, que será estrela da marca no próximo Salão do Automóvel de São Paulo e começa a ser vendido no começo de 2013, chega com a pretensão de disputar mercado com as novas gerações de Audi A3, BMW Série 1 e Mercedes Classe A. Vai, para isso, contar com o apoio de motores de 180 e 210 cavalos, e recursos de apoio ao motorista e segurança inéditos no mercado brasileiro.

A empresa, hoje controlada por capital da chinesa Geely com administração de executivos de várias nacionalidades, só não fala ainda em preço: "Antes do aumento do IPI para importados, evenderia só de V40 o que a Volvo vendeu no Brasil em 2012", afirma Paulo Solti, principal executivo da marca no país. Ano passado, segundo Solti a Volvo vendeu 5.200 unidades no país, "só 200 a menos que a Audi". Ainda assim, é possível esperar por um V40 com preço entre R$ 85 mil e R$ 110 mil.



V40 abandonou o visual perua e ficou mais hatch, de olho nos compactos das concorrentes

Acima do C30, o V40 é um hatch com traços de estilo que lembram muito o irmão menor, mas aposta em linhas mais agressivas e na esportividade. Cores e grafismo do painel digital podem ser personalizados por comandos fáceis, assim como o peso da direção.

O carro é muito equilibrado nas curvas e o câmbio de seis marchas tem engates muito fáceis, mas só a versão diesel de 170 cavalos - que não será vendida no Brasil - pôde ser avaliada nesse primeiro dia. O carro terá opção de transmissão automática de seis marchas.


Compacto é equilibrado nas curvas e câmbio de seis marchas tem engate fácil

Entre os vários recursos de segurança, o V40 oferece como opcional um sistema que protege o pedestre em caso de atropelamento. Se uma pessoa é atingida entre 20 e 50 km/h, o recurso é acionado tão rápido quanto um air bag: ergue o capô do carro a filme afastá-lo do motor e infla uma bolsa de ar na base de para-brisa para proteger a cabeça da vítima.

O V40 deve ainda estrear no Brasil o sistema On Call, de assistência de urgência e prestação de serviço ao motorista/dono do carro. Em caso de emergência, basta apertar um botão acima do retrovisor interno para receber ajuda. A tecnologia não é totalmente nova, mas a Volvo sai na frente no país, e investiu dinheiro para a infraestrutura das equipes que farão o atendimento de apoio.


Sistema de airbag para pedestre infla em caso de atropelamento, para reduzir riscos de ferimentos à cabeça


Lançamentos de carros para o segundo semestre de 2012

Período terá uma bateria de lançamentos que promete balançar o mercado


O Etios tem o trunfo do pós-venda da Toyota

Se você acha que já viu muitos lançamentos no mercado de automóveis no primeiro semestre de 2012 é melhor tomar um novo fôlego. A segunda metade do ano reserva mais uma leva considerável de novos carros, alguns muito importantes e capazes de causar estragos no desempenho de produtos tradicionais e já estabelecidos na praça.

Volkswagen Gol que se cuide, pois algumas das principais novidades do período vêm exatamente em sua direção, como é o caso do Toyota Etios e também do projeto “Hyundai HB”. Grupo PSA, GM, Ford e até da JAC terão novos produtos.

Ford EcoSport e Fusion 2013

A Ford está em meio a um processo mundial de completa renovação de sua linha de automóveis, que contempla desde os modelos de entrada aos produtos de topo. O modelo mais aguardado no mercado brasileiro é a nova geração do EcoSport, que será um carro global – o mesmo carro oferecido no Brasil também será vendido na Europa e Ásia. Haverá versões com motor 1.6 e 2.0 flex, este com opção de tração 4x4. O lançamento é aguardado para julho e seu preço deve começar na faixa dos R$ 50.000.

Outro importante carro da Ford que desembarca no Brasil no segundo semestre é o novo Fusion, que também entrou para a turma dos “globais”. Com lançamento previsto para o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, o sedã totalmente reformulado virá importado do México, assim como já ocorre com a geração atual. No mercado nacional, o três-volumes será oferecido nas versões com motor 2.0 ou híbrido. Os preços devem começar em R$ 85.000.

Toyota Etios

Os japoneses, enfim, abriram os olhos para os segmentos de entrada no Brasil. Seguindo o embalo da Nissan, que está se dando bem com a dupla March e Versa, a Toyota abrirá suas portas a um cliente brasileiro não tão abastado a ponto de comprar o Corolla, até então o modelo de entrada da marca no País. Vem aí o Etios, modelo com o qual a montadora espera atrapalhar as vendas da concorrência - principalmente de Gol e Palio – atraindo o consumidor com um produto honesto e resguardado por um eficiente serviço de pós-venda.

O compacto Etios será oferecido em versões hatch e sedã com opções de motores 1.3 ou 1.5, este com direito até a transmissão automática. Também já virá equipado de série com freios ABS, airbags e ar-condicionado. Já seu lançamento é aguardado para setembro e seu valor deve partir da casa dos R$ 28.000.

Hyundai HB

Até a Hyundai vai vender carros compactos no Brasil! O projeto da marca para o segmento, até agora conhecido somente como “HB”, é tão importante para a montadora que ele será fabricado em solo brasileiro, em Piracicaba (SP). A fábrica já está praticamente concluída, assim como o carro, que ainda é cercado de mistérios pela fabricante. Competitivo, o novo compacto coreano promete estabelecer novos padrões de acabamento, construção e design. Será impulsionado por motor 1.0 e 1.6 com opções de câmbio manual ou automático. O valor inicial cogitado para o veículo, ainda sem nome definido, é de R$ 30.000.

Chevrolet Ônix

Outra montadora em pleno processo de renovação no mercado brasileiro é a GM e um dos novos produtos que ela prepara para o segundo semestre é o Chevrolet Ônix, um novo compacto que ficará posicionado entre Celta e Agile. O modelo, que deve ser lançado em dezembro, usa a mesma plataforma do sedã Cobalt e seu visual apostará no estilo jovem. Por baixo do capô, entretanto, não espere nada de novo. As opções serão os conhecidos motores 1.0 e 1.4 Econoflex, que tem um dos melhores rendimentos da categoria. O veículo também deve adotar a transmissão automatizada Easytronic. Os valores devem partir de R$ 30.000.

JAC J2

Até a chinesa JAC Motors entra na rodada de novidades que podem surpreender na segunda parte de 2012. A marca já confirmou para outubro o lançamento do J2, um subcompacto para brigar abaixo de Gol, Palio, Uno e companhia. Pode dar certo pois é uma categoria pouco explorada no Brasil – alguns exemplos são Kia Picanto e Ford Ka – e a marca promete oferecer o veículo com preços competitivos, até R$ 30.000, e um potente motor 1.3 de 108 cv.

Citroën C3

No meio da agitação do segundo semestre a Citroën entrará no bolo de novidades com a nova geração do C3, que no Brasil é um “hatch Premium”. Rival de Fiat Punto e VW Polo, o modelo renovado – baseado na segunda geração do C3 europeu - deve transferir parte de sua competitividade contra os modelos mais recentes da categoria, no caso Chevrolet Sonic e o Ford New Fiesta, e também deve figurar na faixa dos R$ 40.000. Seu lançamento é aguardado para julho.

Hyundai i30

Um dos maiores competidores no ramo dos hatch médios, o Hyundai i30, vai mudar completamente. A próxima geração do modelo coreano é uma das novidades mais esperadas para o Salão de São Paulo em outubro e também para o segmento, que está em fase de renovação. Para agradar ainda mais os donos do produto atual e atrair uma nova clientela, o veículo vem com novos motores, com emissão e consumo melhorados, e equipamentos dignos de carros de luxo, como GPS integrado, faróis de LED, teto solar panorâmico e até sistema Park Assist, para auxílio em manobras de estacionamento. Ainda não há informações sobre seu preço.

Renault Clio 2013

Enquanto o Renault Clio europeu parte para a quarta geração, o compacto à venda no Brasil, um modelo derivado da segunda geração, de 1998, partirá este ano para seu quarto facelift. A renovação da vez, todavia, promete ser mais incisiva a ponto de realmente transformar a cara e o aspecto do veículo. Motorização e equipamentos, porém, devem mudar pouco. Seu lançamento, embora a marca não confirme, deve ocorrer durante o Salão de São Paulo, em outubro, e seus preços não devem sofrer grandes alterações.

Volkswagen Gol e Voyage 2013

A cartada da VW para o segundo semestre será a primeira renovação das linhas Gol e Voyage, que já amargam quase cinco anos sem novidades significativas. Um facelift deixará os modelos parecidos com o Fox, que por sua vez segue a identidade estética padrão da montadora no mundo. Além disso, os carros devem receber novos detalhes de acabamento, com materiais de melhor qualidade, e a nova versão duas portas é candidata a substituir o veterano Gol G4. Os modelos com a nova face devem estrear em agosto.
Por: Thiago Vinholes / Fonte: Carros iG


Novo Mercedes-Benz Classe A 2013 estreia em setembro

Agora com linhas de hatch, modelo chegará ao Brasil em 2013


A Mercedes-Benz divulgou informações e imagens da terceira geração do Classe A, que estreia na Europa em setembro e já está confirmado para desembarcar no Brasil no fim do primeiro semestre de 2013. De olho em concorrentes como BMW Série 1 e Audi A3, o modelo deixa de ter linhas características de monovolume para tornar-se um hatchback. A gama de motores gera potência entre 110 cv e 214 cv, visando também a baixa emissão de poluentes. Ainda não estão definidas quais motorizações e versões de acabamento serão trazidas ao Brasil.

Segurança é outro ponto forte do modelo, segundo a marca. Para se ter uma ideia, a versão de entrada já conta, entre outros itens, com sistema de assistência à prevenção de colisões. Os preços, na Alemanha, partem de €23.978,50 (cerca de R$ 62.000 sem impostos) para a versão 180 BlueEfficiency.

Mais baixo que a geração anterior em 1,6 cm, o novo Classe A tem design que pretende passar a imagem de movimento e dinamismo. São 4,29 metros de comprimento, 1,78 metro de largura e 1,43 metro de altura, o interior acomoda cinco pessoas e promete bom espaço para três passageiros atrás.

Motores

O Classe A 180 CDI será o primeiro modelo da Mercedes-Benz com emissão de apenas 98 g de CO2 por quilômetro rodado. Já o A 220 CDI, que estará disponível na Europa a partir de dezembro, antecipa-se às normas de emissão e chegará compatível com o Euro 6, que entrará em vigor somente em 2015.

Os motores a gasolina são turbo e têm injeção direta de combustível. Eles entregam de 158 cv a 214 cv de potência.Todos os motores do hatch terão a função start-stop de série . A transmissão é manual de seis velocidades, mas opcionalmente o modelo poderá ser equipado com a automática 7G-DCT de dupla embreagem.

Segurança

Inovando no segmento dos modelos compactos, o Classe A vem de série com um sistema de alerta de colisão que utiliza radar, dotado de assistência de frenagem adaptativa, que promete reduzir o risco de colisões traseiras. O Collision Prevention Assist (assistente de prevenção a colisão, em português), dá alertas visual e sonoro para que o motorista, no caso de distração, possa identificar obstáculos, e prepara o assistente de frenagem para uma resposta mais precisa do sistema. O processo inicia assim que o motorista pisa no pedal do freio mais fortemente.

Também há outros equipamentos de segurança, como assistência para o ponto cego e para manter o carro na faixa; assistência para estacionar, para dar a partida em subidas e de limite de velocidade.
 



Fonte: Carros iG


Novo Ford Mustang usará plataforma do próximo Lincoln

Modelos serão baseados em dois conceitos: o Evos e o MKR


O primeiro fato é que a Ford já confirmou a chegada de uma novo sedã de luxo baseado no Lincoln MKR concept. A ideia da montadora é construir um produto para bater de frente com modelos já conceituados do mercado norte-americano, como o Cadillac CTS e os alemães BMW Série 5 e Mercedes Classe E.

O segundo fato e a notícia da vez é que esse modelo irá dividir plataforma com um dos esportivos mais lembrados dos últimos tempos: o Mustang. Assim como a Dodge está promovendo uma atualização completa no Viper e a Chevrolet no Camaro, a Ford pretende lançar nos próximos meses uma evolução do seu “muscle car”.

Outras informações divulgadas por jornais dos Estados Unidos é que a nova geração do Mustang virá com linhas mais modernas, baseadas no conceito Evos (modelo que deu origem ao design do novo Ford Fusion, por exemplo). A ideia da montadora é alterar o estilo do esportivo para atingir um novo público que vem surgindo com a chamada geração Y (consumidores que baseiam suas escolhas pelo uso constante de ferramentas contemporâneas, como a internet).

O atual Ford Mustang tem linhas “retrô” inspiradas no modelo da década de 60 e vendeu apenas 70.438 unidades em 2011. A frente dele no ranking de vendas estão concorrentes como o Chevrolet Camaro e o Dodge Challenger.
 

Fonte: Carsale

Opel Ampera lidera as vendas entre elétricos na Europa

A versão europeia do Chevrolet Volt foi o modelo elétrico mais vendido no Velho Continente em maio


A Opel, subsidiária europeia da General Motors, anunciou que o Ampera foi o veículo elétrico mais vendido da Europa em maio, com 20% de participação em seu segmento. A versão do Chevrolet Volt já havia demonstrado fôlego para as vendas desde fevereiro, quando suas primeiras unidades foram entregues. À época do lançamento, o elétrico de autonomia estendida já contava com mais de 7 mil pedidos de reserva.

No mês passado, o modelo alcançou 77% do segmento de elétricos na Holanda, sua melhor marca no mercado europeu. A marca alemã atribui o resultado no mercado holandês aos incentivos fiscais concedidos pelo governo daquele país para a aquisição de veículos com pegada ecológica. O Ampera também aparece bem na Alemanha e na Suíça, com 33% e 44% de market share, respectivamente. Em Portugal, a Opel comercializou nove unidades do Ampera até Maio, o que corresponde a uma participação de 21% do segmento.

A tecnologia do Ampera – a mesma presente no Volt – permite uma autonomia em modo 100% elétrico por até 60 quilômetros, a partir de um pack de baterias de íons de lítio. Quando a autonomia está próxima de acabar, entra em ação um motor interno a combustão, que atua apenas para recarregar as baterias e assim estender a autonomia em até 500 km. O modelo já recebeu mais de 50 prêmios nacionais e internacionais, incluindo Carro do Ano 2012 na Europa, juntamente com o Volt, e Carro Verde do Ano 2011.
 



Fonte: Motor Dream

Novo Mercedes-Benz Classe S AMG é flagrado em testes

A variante AMG da próxima geração do Mercedes Classe S já realiza testes de estrada em seu país de origem


Não é novidade que a Mercedes trabalha numa nova geração do Classe S. O modelo atual está no mercado desde 2006, o que faz com que esteja mais ou menos na altura certa para que se inicie o processo de renovação e se prepare uma nova geração do sedã executivo, o que foi comprovado por algumas imagens captadas de uma das unidades de teste no circuito alemão de Nordschleife.

Mas as imagens não são de um Classe S qualquer. São da variante AMG do próximo Classe S, que está sendo desenvolvida conjuntamente com o novo modelo “normal”. Como se pode ver pelas imagens captadas no centro de testes da AMG localizado no circuito de Nürburgring, esta unidade de testes, apesar de ainda muito camuflada, apresenta um chassi ligeiramente mais baixo do que o de um modelo normal, assemelhando-se ao atual S63 AMG. Além disso, são visíveis ainda umas pequenas saias laterais, assim como as novas linhas da dianteira da nova geração do modelo alemão e as entradas de ar de dimensões maiores comuns aos modelos da AMG.

Na traseira, destaque para o difusor, camuflado, mas suficientemente visível, e para a dupla saída de escape trapezoidal, comum nos modelos sem as três letras da divisão esportiva da Mercedes, que deverá dar lugar às duas saídas de escape duplas que podem ser vistas no atual S63 AMG. Há ainda os freios de grandes dimensões, tal como acontece com as rodas, revestidas por pneus de baixo perfil.

Quanto a motores, é previsto que a nova geração traga mais potência ao 5.5 V8 que anima o S63 AMG, ultrapassando os atuais 544 cv. Este mesmo motor acaba de ser divulgado para o GL 63 AMG com uma potência de 557 cv e um torque máximo de 760 Nm, então é bastante provável que os mesmos valores sejam aplicados ao sedã esportivo de luxo.



Fonte: MotorDream


Mercedes-Benz lança novo SLK 55 AMG no Brasil

Novo Mercedes SLK 55 AMG é lançado no Brasil por US$ 244.900


O novo Mercedes-Benz SLK 55 AMG, o mais potente SLK de todos os tempos, chega ao Brasil. Equipado com o novo motor V8 5,5 litros que entrega 421 cavalos de potência e torque de 55,06 kgfm, o modelo é oferecido no mercado nacional US$ 244.900 (R$ 507 mil).

O SLK 55 AMG também dispõe de suspensão esportiva AMG aliada ao sistema de direção Direct-Steer, o que de acordo com a marca, confere excelente dirigibilidade e precisão em qualquer tipo de condução. O sistema de frenagem e programa eletrônico de estabilidade (ESP) de três estágios traz esportividade e segurança para esse roadster.



Parte da terceira geração do SLK lançada em março de 2011, o novo modelo AMG tem como diferentes estéticos as rodas exclusivas AMG de 18”, carroceria com design AMG exclusivo com spoiler diferenciado e duas saídas de escape duplas cromadas na traseira .

Em nota, a Mercedes diz que no segmento de roadsters compactos de alto desempenho não há nada que se compare à sua combinação de condução dinâmica, esportividade, alta tecnologia inigualável e baixo consumo de combustível. O SLK 55 AMG acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e atinge 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente).

Principais dados técnicos em resumo:

SLK 55 AMG

Cilindrada: 5.461 cm3
Diâmetro x curso: 98,0 x 90,5 mm
Taxa de compressão: 12,6: 1
Potência: 421 cv a 6.800 rpm
Torque máximo: 540 Nm a 4.500 rpm
Peso do motor (drenado): 187 kg
Emissões de CO2: 195 g/km
Aceleração 0-100 km/h: 4.6 s
Velocidade máxima 250: km/h

Novo oito-cilindros aspirado é muito próximo do V8 biturbo

O novo M152 se baseia no motor V8 biturbo AMG M157 5,5 litros que equipa o E 63 AMG, o CLS 63 AMG e o S 63 AMG. Muitos detalhes de design são idênticos, como a cilindrada, diâmetro e curso, distância entre os cilindros, sistema start/stop e tecnologia de injeção direta de gasolina. Características que o diferenciam do M157 incluem os novos dutos de entrada de ar, novos cabeçotes de cilindros, o comando de válvulas modificado, sistema de suprimento de óleo adaptado e o cárter otimizado.

O ronco do motor também foi trabalhado

Pela primeira vez, a AMG está utilizando um sistema de escapamento com um flap de controle em cada lado. Esta tecnologia atende o desejo por um som mais emocional, quando o carro é dirigido de forma esportiva, e uma tonalidade mais discreta quando o motor é usado de forma menos intensa.

Quando o motorista acelera, os flaps são abertos gradualmente em ângulos de 15, 30 e até 50 graus, fazendo com que parte dos gases percorra maior distância, com redução mais acentuada dos ruídos, e parte faça um trajeto mais curto. Isto produz um som mais acentuado. Sob plena carga e em altos regimes de rotação, com os oito cilindros operando, os dois flaps são totalmente abertos para que os ocupantes possam apreciar o típico e vigoroso som de um V8 AMG.

A força do motor do Novo Mercedes SLK 55 AMG é transferida para as rodas traseiras por meio da transmissão automática AMG SPEEDSHIFT PLUS 7G-TRONIC.

Opcional: teto panorâmico variável com MAGIC SKY CONTROL

O teto variável abre e fecha em menos de 20 segundos, transformando o roadster em um cupê com teto rígido ao toque de um botão. Alternativamente, pode ser escolhido um teto em policarbonato colorido. A terceira opção é uma novidade mundial – o teto panorâmico variável com MAGIC SKY CONTROL – oferecido como opcional. Este teto de vidro muda entre o claro e o escuro ao comando de um botão. Ele pode ficar praticamente transparente, proporcionando a sensação de andar ao ar livre nos dias mais frios. Escurecido, proporciona uma sombra confortável e evita o aquecimento do interior quando os raios do sol são muito intensos. Em resumo, uma atmosfera sempre agradável e sob controle.

O novo SLK 55 AMG começará a ser comercializado no Brasil em agosto de 2012 com o preço público de US$ 244.900.
Fonte: Mercedes-Benz / Via: Carplace


Londres ganha primeira BMW i Store

BMW Group inaugura a primeira BMW i Store do mundo


Para aproximar o público de sua futura linha de veículos “i”, a BMW Group acaba de inaugurar em Londres sua primeira BMW i Store do mundo. A nova loja oferece uma experiência completamente nova e concentrada na mobilidade sustentável.

“A BMW i Park Lane é o marco de uma abordagem completamente nova. Situada próxima à BMW Park Lane e à MINI Park Lane, ela oferece a oportunidade perfeita de aprender mais sobre mobilidade elétrica e de se aproximar de nossos futuros veículos elétricos e híbridos plug-in BMW i. Esta é uma grande demonstração do nosso compromisso com a mobilidade sustentável”, diz Ian Robertson, membro da diretoria BMW AG e presidente mundial de Vendas e Marketing para o BMW Group.


A abertura da nova BMW i Store no coração de Londres destaca o fato de que as necessidades do cliente estão mudando e que a mobilidade sustentável está se tornando parte cada vez mais importante do estilo de vida urbano moderno. Londres foi escolhida como local para a primeira BMW i Store devido à sua importância como a maior megacidade da Europa e de sua influência como ditadora de tendências globais. Londres, como muitas outras cidades em todo o mundo, enfrenta desafios ambientais e tráfego de veículos intenso, os quais exigem soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis.

Ian Robertson também apresentou uma versão avançada do BMW i3 Concept com interior revolucionário e com utilização de materiais naturais sustentáveis. O BMW i3 Concept pode ser visto na BMW i Park Lane, juntamente com o BMW i8. Na Europa, o BMW i3 – o primeiro veículo elétrico de produção em série do BMW Group – estará disponível para os clientes a partir do fim de 2013 enquanto que o BMW i8 em 2014.
 


Fonte: Carplace


Hyundai lança novo i20 na Espanha

Compacto terá preços começando em 11.090 euros

A linha 2012 do Hyundai i20 já está à venda na Espanha. Com novo visual, o compacto tem preços partindo de 11.090 euros, o que equivale a quase 30 mil reais.

Oferecido com quatro opções de motorizações, o i20 ganhou um novo motor 1.1 de três cilindros, que entrega 75 cv. Na Europa, o carro terá três versões de acabamento, sendo que a versão mais luxuosa será recheada com itens como seis airbags, freios com sistema anti-travamento (ABS), controles de estabilidade (ESP) e de tração (TCS), computador de bordo e ar-condicionado. O i20 terá cinco anos de garantia sem limite de quilometragem.
Fonte: Quatro Rodas

AMG completa 45 anos em 2012

Marca da Mercedes traz SLK 55 para o Brasil


A AMG, marca de desempenho da Mercedes-Benz, comemora 45 anos em 2012. A empresa foi criada em 1967 por Hans Werner Aufrecht e Erhard Melcher e apenas em 1999 começou a ser integrada ao Grupo Daimler, que desde 2005 detém 100% do controle da empresa.

Dez anos depois, em 2009, o time de profissionais da marca desenvolveu, na fábrica de Affalterbach, Alemanha, o SLS AMG, primeiro carro desenvolvido de forma independente. Hoje, com uma gama ampla, a marca tem o desafio de reunir alto desempenho, precisão e eficiência em cada modelo que produz.

SLK 55 AMG

No aniversário da marca, o Brasil recebe o novo Mercedes-Benz SLK 55 AMG. Equipado com motor 5.5 V8, o modelo é o mais potente da linha, com até 421 cv e torque máximo de 540 Nm. O propulsor faz o esportivo acelerar de zero a 100 quilômetros por hora em apenas 4,6 segundos e alcançar velocidade máxima de 250 km/h.

Carlos Ghosn, CEO da Nissan, é o executivo mais bem pago do Japão

CEO da companhia recebeu US$ 12,5 milhões


Carlos Ghosn, CEO da Nissan, é novamente o executivo mais bem pago do Japão, com ganhos de US$ 12,5 milhões entre salário e bônus no último ano fiscal. O valor, alto na comparação com outras companhias da região, é 0,5% maior do que o do ano anterior e não inclui o que ele recebeu da parceira Renault. Como comparação, Akio Toyoda, que comanda a Toyota, ganhou US$ 1,71 milhão no mesmo período.

A Nissan aponta, no entanto, que a política de remuneração de seus executivos deve ser confrontada com a de empresas globais, não com companhias japonesas. Segundo a montadora, reter estes talentos é uma vantagem competitiva.

Os ganhos de Ghosn ficaram abaixo da média mundial dos presidentes das montadoras, de US$ 17,5 milhões. Entre os mais bem pagos estão Alan Mulally, da Ford, que recebeu US$ 29 milhões, e Martin Winterkorn, da Volkswagen, com pagamento de US$ 23 milhões.

No cargo desde 2001, Ghosn foi destaque no ano passado por conduzir a Nissan durante a crise causada pelo terremoto e o tsunami que afetaram o Japão. No período, ele obteve resultados melhores do que os concorrentes da mesma região, como Honda e Toyota. O executivo negou recentemente que está se preparando para a aposentadoria em 2017.


Bosch já produziu 1 milhão de freios ABS no Brasil

Item de segurança será obrigatório em 2014


Desde a nacionalização da produção do sistema de freios ABS, em 2007, a Bosch já fabricou mais de 1 milhão de unidades do equipamento no Brasil. O ABS será item obrigatório nos automóveis à venda no Brasil em 2014 porque impede o travamento das rodas e aumenta a segurança das frenagens.

A obrigatoriedade futura previa também a introdução gradual do equipamento. Por esse motivo, sua aplicação nos carros vem crescendo. Segundo pesquisa realizada pela Bosch com base em estatísticas de vendas, 30% dos novos veículos de passageiros licenciados entre janeiro e dezembro de 2011 tinham freios ABS, 7 pontos porcentuais a mais que em 2010.

Ainda dentro dessa estatística, 7% desses novos veículos saíram de fábrica equipados com o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), o que representa um crescimento de três pontos porcentuais em relação ao ano passado. O ESP já tem incluída a funcionalidade do ABS.

No quesito segurança passiva, a pesquisa também mostrou que houve crescimento na taxa de instalação de airbags frontais para motorista e passageiro (36% em 2011 e 26% de 2010). De acordo com dados do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), 518 modelos, equivalentes a 67% da oferta nacional, ofereciam o ABS como item de série já em 2011. Entretanto, quando considerada apenas a categoria de hatches compactos, a mais vendida no País, o equipamento de segurança é oferecido como item de série em apenas 17% das versões e como opcional em 38% delas.

“Acredita-se que nos próximos anos esses modelos vão registrar crescimento na taxa de instalação tanto do ABS como dos airbags”, comenta Carlo Gibran, gerente de vendas da divisão Chassis Systems Control da Robert Bosch América Latina.

ABS E ESP de 9ª geração

Com uma linha de produção flexível, a Bosch iniciará no fim do ano a produção do ABS associado a ESP, de nona geração. Atualmente, a maioria dos carros com ESP no Brasil é importada. Na Europa, todos os veículos novos saem de fábrica com o item desde outubro de 2011. Nos Estados Unidos, o sistema é obrigatório em todos os veículos até 4,5 toneladas e regulamentações semelhantes entrarão em vigor nos próximos anos na Austrália, Japão, Coreia e Rússia. Atualmente, em todo o mundo, 48% dos automóveis de passeio novos e comerciais leves estão equipados com o ESP.



Vale inaugura usina para biocombustível no Pará

 Empresa prevê construir mais uma unidade com investimento total de US$ 500 milhões


Foto: Divulgação

A Vale informou que a Biopalma da Amazônia S.A., empresa da mineradora em sociedade com o Grupo MSP, inaugurou na terça-feira, 26, a sua primeira usina extratora de palma (dendê). A unidade, no município de Moju, a 150 quilômetros de Belém, marca o início do projeto de biodiesel da companhia.

A Vale tem planos ainda de construir mais uma unidade para extração de óleo do fruto. Está prevista a construção de uma planta industrial para transformar o óleo em biodiesel a partir de 2015. O investimento total é de US$ 500 milhões.

O objetivo é suprir a demanda de biodiesel para a utilização de B20 (20% de biodiesel e 80% de diesel comum) na frota de locomotivas, máquinas e equipamentos da Vale no Brasil. Hoje, a legislação brasileira estabelece o uso da mistura de, no mínimo, 5% de biodiesel (B5).

A usina tem capacidade de extração de 120 toneladas/hora de cachos de fruto fresco (CFF), o que representa cerca de 25 toneladas/hora de óleo. A capacidade de geração de energia limpa é de 11 MW, dos quais 3,5 MW serão utilizados na usina e o excedente poderá ser disponibilizado à concessionária de energia do Estado.

A estimativa é que o uso do B20 reduza a emissão de gases do efeito estufa da empresa em cerca de 20 milhões de toneladas de CO2 em 25 anos. Outros 2 milhões de toneladas CO2 poderão ser sequestrados por meio da plantação da palma.

Investimentos

A mineradora pretende manter investimentos na área de gás, disse nesta terça-feira a diretora executiva de Sustentabilidade, Recursos Humanos e Energia da empresa, Vânia Somavilla. "No nosso portfólio, temos projetos de gás e petróleo. Estamos revisitando isso de forma que permaneça a nossa estratégia de manter apenas investimentos na área de gás", disse ela durante o anúncio da inauguração de uma usina de produção de óleo de palma, no município de Moju, no Pará.

Recentemente a Vale anunciou que pretendia se desfazer de alguns ativos de óleo e gás. De acordo Vânia, o objetivo é permanecer em alguns ativos de gás como investidora para evitar riscos ao seu abastecimento energético. Também presente no encontro, o presidente da Vale, Murilo Ferreira, afirmou que a decisão sobre o destino dos ativos de óleo e gás será tomada no "momento adequado".

Ressaltando que o setor de óleo e gás é intensivo em capital, Ferreira afirmou que a Vale manterá seu foco em mineração. "Temos experiência em mineração. Considerando que os dois são intensivos em capital, vamos nos concentrar no que temos mais experiência", declarou o executivo, acrescentando que bancos foram contratados para indicar qual a melhor solução para os ativos de óleo e gás.

YPF

A Vale admitiu que está preocupada com o processo de estatização da petrolífera YPF pelo governo argentino, antes comandada pela espanhola Repsol. A Vale explora gás na formação de Las Lajas, no país vizinhos, por meio de uma joint venture paritária com a YPF. "Estamos um pouco preocupados com a questão da estatização da YPF", disse o diretor global de Energia da Vale, João Coral, durante a entrevista coletiva de inauguração da planta produtora de óleo de palma.

O executivo ressaltou, no entanto, que as operações da joint venture continuam normalmente, apesar do movimento do governo argentino. O objetivo da parceria com a YPF é assegurar o abastecimento de gás para o projeto de potássio Rio Colorado, na Argentina, que recentemente a mineradora disse estar reavaliando. Questionado se um dos motivos da reavaliação seria a questão da estatização, o executivo amenizou o tom. "Não temos problemas nenhum com a YPF, problemas zero (...) Todos os compromissos assumidos estão sendo cumpridos e o cronograma está em dia."

Ao ser perguntado se a continuidade dos trabalhos de exploração na formação de Las Lajas indicaria a manutenção do projeto Rio Colorado, o executivo respondeu: "Aí é outra questão. Se depender de gás, acho que sim". O projeto está em fase de exploração e a expectativa da Vale é até o fim do ano ter informações mais precisas de volume da reserva não convencional, do tipo "tight gas".
 
Fonte: Agência Estado / Via: Automotive Business


Continental entra no mercado de recapagem de pneus para caminhões

Fabricante traz banda de rodagem de fábrica mexicana e procura parceiras no Brasil


A Continental entrou no mercado de recapagem de pneus para caminhão no Brasil. Para atuar nesse segmento, a fabricante fará parcerias com suas revendas interessadas e também com novas empresas dispostas a investir em recapagem de pneus de carga ou com companhias que já atuem nesse segmento e queiram trabalhar com a bandeira Continental.

A fabricante não revela investimentos nem meta de recapagens por ano. Informa apenas que quer terminar 2012 com a adesão de duas grandes reformadoras, mais duas novas a cada ano. “Nossa rede é integrada atualmente por mais de 200 pontos de venda de pneus de carga no território nacional. Num primeiro momento, o foco está na oferta dos serviços de recapagem nos grandes centros. Os parceiros terão suporte técnico e logístico de nossa equipe desde a definição dos layouts e seleção de maquinário, passando pelo treinamento das equipes de recapadores e de vendas”, afirma o diretor-superintendente Renato Sarzano.

Os 11 desenhos de banda de rodagem disponíveis levam o nome ContiTread e vêm da fábrica Continental de Morélia, no México. Há modelos para longas distâncias, tráfego regional, tráfego urbano e construção. O produto já é consumido nos Estados Unidos e na América Central.

Segundo a fabricante, a ContiTread mantém as características dos pneus de carga, propiciando desempenho equivalente ao da banda original em quilometragem e consumo de combustível. Os pneus da própria Continental recapados com ContiTread contarão com a chamada Garantia C3, benefício que protege a carcaça reformada até o fim da terceira vida.

Segundo a Associação Brasileira do Segmento da Reforma de Pneus (ABR), o mercado nacional reforma 7,6 milhões de pneus de carga por ano. É o segundo maior, atrás apenas dos Estados Unidos. O setor movimenta todo o ano R$ 4 bilhões, tem 1,3 mil reformadoras de pneus comerciais, 18 fornecedores de matéria-prima e gera mais de 40 mil empregos diretos. Hoje, mais de dois terços dos pneus de carga em uso são reformados, gerando economia aproximada de R$ 5,6 bilhões por ano para o setor de transportes.

Até novembro, todos os reformadores de pneus comerciais (caminhão e ônibus) deverão obter o certificado do Inmetro, conforme determinação da Portaria nº 444 de 19 de novembro de 2010. A certificação é compulsória, ou seja, todas as empresas que realizam o serviço de reforma de pneus destinados a veículos comerciais e comerciais leves terão de atender aos requisitos da portaria. Aqueles que não se adequarem até o prazo legal estipulado ficarão sujeitos às penalidades e sanções previstas em lei.
 

Fiat lança novo Punto turbo na Europa

 Modelo renovado chega ao Brasil no 2º semestre


A Fiat lançou na Europa a versão renovada do Punto, disponível em três e cinco portas e com cinco configurações de acabamento: Pop (versão de entrada), Easy, Lounge e os novos GBT (esportivo) e TwinAir. O novo Punto (antes era chamado de Grand Punto) integra a categoria de compactos na Europa, que representa um quarto do mercado local, com cerca de trinta modelos competindo, incluindo alguns vindos do Japão e Coreia do Sul.

A principal mudança está no motor, o TwinAir Turbo faz sua estréia no Punto, que segundo a fabricante tem o desempenho de um motor de quatro cilindros, mas a economia de combustível de um motor de dois cilindros. Produz 85 cv de potência e oferece um botão com função 'Eco' no painel que reduz a produção de torque para melhor eficiência de combustível. Existe também um par de motores de 1.4 de gasolina com a tecnologia MultiAir, que atinge 100km em 8,5 segundos.

O motor 1.3 MultiJet a diesel ganhou algumas atualizações, como um alternador inteligente que recarrega a bateria apenas quando não há carga no motor, e um sistema Start/Stop. O sistema de injeção common-rail também foi atualizado, com até oito injeções possíveis por ciclo. O propulsor, segundo a Fiat, alcançou uma taxa de emissões de 98 g/km de CO2.

Por fora, as principais mudanças são o novo para-choque dianteiro da mesma cor que o carro com duas grades em forma de trapézio e a traseira também redesenhada para acompanhar a cor do veículo. O modelo ganhou três novas opções de cores metálicas.

No Brasil, a Fiat planeja apresentar o novo Punto no segundo semestre deste ano.
 





Volvo Caminhões registra queda de 5% nas vendas globais

América do Sul puxou retração, com tombo de 23%


As vendas globais da Volvo Caminhões sofreram retração de 5% entre janeiro e maio deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, para 42,7 mil unidades. A baixa foi homogênea nos dois segmentos em que a empresa atua. Tanto as vendas de semipesados como as de pesados caíram 5%, para 731 e 42 mil veículos, respectivamente.

A diminuição dos negócios da companhia foi puxada pela retração na América do Sul. Os negócios da companhia na região esfriaram 23% no período, para 7,3 mil unidades, com a desaceleração da economia. Outro fator importante foi o início de uma nova legislação de emissões em alguns mercados, como o brasileiro, que entrou no Proconve P7 em janeiro de 2012.

A companhia também registrou baixa significativa, de 22% no mercado asiático, para 4,3 mil caminhões. Na Europa as vendas caíram 11%, para 17,4 mil unidades. Houve, no entanto, crescimento de 6% no leste europeu, para 5,7 mil veículos, enquanto a demanda diminuiu 18% na região ocidental, para 11,7 licenciamentos. A América do Norte foi a única região global a apresentar crescimento, com elevação de 27% para 11,1 mil caminhões da marca.



Inadimplência nos financiamentos de veículos chega a 6%, informa BC

De acordo com dados do Banco Central, calote está registrando seu maior patamar desde junho de 2000, chegando aos 6%


De acordo com o Banco Central do Brasil, a inadimplência registrada nos financiamentos de veículos está influenciando os números gerais do país. Segundo dados divulgados na terça-feira (26), o calote aos bancos registra o seu maior patamar desde junho de 2000, chegando aos 6%. Apenas na pessoa física (ou seja, a maioria dos clientes que utilizam o crédito bancário para comprar um veículo) a baixa já está em 8%, o maior desde 2009.

O chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel disse que as novas medidas de estímulo ao crédito de veículos não representam perda de qualidade da carteira, pois houve "um processo de aprendizagem" ao longo desses dois anos e os bancos se tornaram mais seletivos. "Espera-se crescimento, mas com garantia, qualidade e seletividade, de modo que não venha a se traduzir em aumento de inadimplência nos próximos meses".

Maciel afirmou também que o BC espera ver, já ao final deste ano, retração da inadimplência como um todo. "A expectativa é que haja acomodação e retração até o final do ano na pessoa física. Pessoa jurídica está mais estável. Pessoa física é que tem determinado o comportamento da taxa como um todo."

Números do setor

Segundo o último balanço divulgado pela Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (ANEF), o saldo total das carteiras de financiamentos de veículos (CDC e Leasing) fechou o mês de abril em R$ 200,7 bilhões, uma alta de 5,3% sobre o mesmo período de 2011, mas 0,3% menor que no mês de março (201,4 bilhões).

O saldo de crédito para aquisição de veículos do mês de abril corresponde a 4,7% do PIB nacional (estimado em R$ 4,237 trilhões), frente a 4,9% no mesmo período de 2011 e representa 9,6% do total do crédito do Sistema Financeiro Nacional e 29,8% do total do crédito destinado às pessoas físicas.

No mês de abril, foram liberados 6.747 milhões de reais para aquisição de veículos financiados (CDC), 13,2% menos que em março (R$ 7.777 milhões) e 12% menos que no mesmo período de 2011 (R$ 7.669 milhões).

Fonte: Carsale