Período terá uma bateria de lançamentos que promete balançar o mercado
O Etios tem o trunfo do pós-venda da Toyota
Se você acha que já viu muitos lançamentos no mercado de
automóveis no primeiro semestre de 2012 é melhor tomar um novo fôlego. A segunda
metade do ano reserva mais uma leva considerável de novos carros, alguns muito
importantes e capazes de causar estragos no desempenho de produtos tradicionais
e já estabelecidos na praça.
Volkswagen Gol que se cuide, pois algumas
das principais novidades do período vêm exatamente em sua direção, como é o caso
do Toyota Etios e também do projeto “Hyundai HB”. Grupo PSA, GM, Ford e até da
JAC terão novos produtos.
Ford EcoSport e
Fusion 2013
A Ford está em meio a um processo mundial de
completa renovação de sua linha de automóveis, que contempla desde os modelos de
entrada aos produtos de topo. O modelo mais aguardado no mercado brasileiro é a
nova geração do EcoSport, que será um carro global – o mesmo carro oferecido no
Brasil também será vendido na Europa e Ásia. Haverá versões com motor 1.6 e 2.0
flex, este com opção de tração 4x4. O lançamento é aguardado para julho e seu
preço deve começar na faixa dos R$ 50.000.
Outro importante carro da Ford
que desembarca no Brasil no segundo semestre é o novo Fusion, que também entrou
para a turma dos “globais”. Com lançamento previsto para o Salão do Automóvel de
São Paulo, em outubro, o sedã totalmente reformulado virá importado do México,
assim como já ocorre com a geração atual. No mercado nacional, o três-volumes
será oferecido nas versões com motor 2.0 ou híbrido. Os preços devem começar em
R$ 85.000.
Toyota Etios
Os
japoneses, enfim, abriram os olhos para os segmentos de entrada no Brasil.
Seguindo o embalo da Nissan, que está se dando bem com a dupla March e Versa, a
Toyota abrirá suas portas a um cliente brasileiro não tão abastado a ponto de
comprar o Corolla, até então o modelo de entrada da marca no País. Vem aí o
Etios, modelo com o qual a montadora espera atrapalhar as vendas da concorrência
- principalmente de Gol e Palio – atraindo o consumidor com um produto honesto e
resguardado por um eficiente serviço de pós-venda.
O compacto Etios será
oferecido em versões hatch e sedã com opções de motores 1.3 ou 1.5, este com
direito até a transmissão automática. Também já virá equipado de série com
freios ABS, airbags e ar-condicionado. Já seu lançamento é aguardado para
setembro e seu valor deve partir da casa dos R$ 28.000.
Hyundai HB
Até a Hyundai vai vender
carros compactos no Brasil! O projeto da marca para o segmento, até agora
conhecido somente como “HB”, é tão importante para a montadora que ele será
fabricado em solo brasileiro, em Piracicaba (SP). A fábrica já está praticamente
concluída, assim como o carro, que ainda é cercado de mistérios pela fabricante.
Competitivo, o novo compacto coreano promete estabelecer novos padrões de
acabamento, construção e design. Será impulsionado por motor 1.0 e 1.6 com
opções de câmbio manual ou automático. O valor inicial cogitado para o veículo,
ainda sem nome definido, é de R$ 30.000.
Chevrolet Ônix
Outra montadora em pleno
processo de renovação no mercado brasileiro é a GM e um dos novos produtos que
ela prepara para o segundo semestre é o Chevrolet Ônix, um novo compacto que
ficará posicionado entre Celta e Agile. O modelo, que deve ser lançado em
dezembro, usa a mesma plataforma do sedã Cobalt e seu visual apostará no estilo
jovem. Por baixo do capô, entretanto, não espere nada de novo. As opções serão
os conhecidos motores 1.0 e 1.4 Econoflex, que tem um dos melhores rendimentos
da categoria. O veículo também deve adotar a transmissão automatizada
Easytronic. Os valores devem partir de R$ 30.000.
JAC J2
Até a chinesa JAC Motors entra na
rodada de novidades que podem surpreender na segunda parte de 2012. A marca já
confirmou para outubro o lançamento do J2, um subcompacto para brigar abaixo de
Gol, Palio, Uno e companhia. Pode dar certo pois é uma categoria pouco explorada
no Brasil – alguns exemplos são Kia Picanto e Ford Ka – e a marca promete
oferecer o veículo com preços competitivos, até R$ 30.000, e um potente motor
1.3 de 108 cv.
Citroën
C3
No meio da agitação do segundo semestre a Citroën entrará
no bolo de novidades com a nova geração do C3, que no Brasil é um “hatch
Premium”. Rival de Fiat Punto e VW Polo, o modelo renovado – baseado na segunda
geração do C3 europeu - deve transferir parte de sua competitividade contra os
modelos mais recentes da categoria, no caso Chevrolet Sonic e o Ford New Fiesta,
e também deve figurar na faixa dos R$ 40.000. Seu lançamento é aguardado para
julho.
Hyundai i30
Um dos
maiores competidores no ramo dos hatch médios, o Hyundai i30, vai mudar
completamente. A próxima geração do modelo coreano é uma das novidades mais
esperadas para o Salão de São Paulo em outubro e também para o segmento, que
está em fase de renovação. Para agradar ainda mais os donos do produto atual e
atrair uma nova clientela, o veículo vem com novos motores, com emissão e
consumo melhorados, e equipamentos dignos de carros de luxo, como GPS integrado,
faróis de LED, teto solar panorâmico e até sistema Park Assist, para auxílio em
manobras de estacionamento. Ainda não há informações sobre seu
preço.
Renault Clio
2013
Enquanto o Renault Clio europeu parte para a quarta
geração, o compacto à venda no Brasil, um modelo derivado da segunda geração, de
1998, partirá este ano para seu quarto facelift. A renovação da vez, todavia,
promete ser mais incisiva a ponto de realmente transformar a cara e o aspecto do
veículo. Motorização e equipamentos, porém, devem mudar pouco. Seu lançamento,
embora a marca não confirme, deve ocorrer durante o Salão de São Paulo, em
outubro, e seus preços não devem sofrer grandes alterações.
Volkswagen Gol e Voyage 2013
A cartada
da VW para o segundo semestre será a primeira renovação das linhas Gol e Voyage,
que já amargam quase cinco anos sem novidades significativas. Um facelift
deixará os modelos parecidos com o Fox, que por sua vez segue a identidade
estética padrão da montadora no mundo. Além disso, os carros devem receber novos
detalhes de acabamento, com materiais de melhor qualidade, e a nova versão duas
portas é candidata a substituir o veterano Gol G4. Os modelos com a nova face
devem estrear em agosto.