quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Carros atingidos por enchente: saiba evitar na hora da compra

Antes de fazer o negócio verifique sinais que identificam se o carro ficou submerso na água


Nesta época do ano são comuns os temporais, que alagam as ruas e atingem os carros estacionados em regiões mais baixas da cidade. Muitos desses veículos são recuperados e depois voltam ao mercado, onde são vendidos para outras pessoas.
O engenheiro mecânico Denis Marum, diretor da Chevy Auto Center, dá algumas dicas sobre como identificar um automóvel que ficou submerso na água ou foi atingido gravemente por enchentes. “É fácil detectar os sinais para não ser enganado. Em caso de dúvida, o consumidor deve procurar um mecânico de confiança antes de fechar negócio”, explica.

O que checar no veículo:

1) Comece verificando o manual do proprietário. Se o livreto não estiver todo enrugado por causa da umidade, veja se o manual possui o mesmo número do chassi do veículo (compare com o número que está gravado nos vidros).

2) Verifique se há mau cheiro na cabine ou manchas no carpete, semelhante ao que ocorre em tapetes de casa de praia, que fica fechada por muito tempo.

3) Retire o estepe do porta malas e verifique se o macaco está enferrujado ou com sinais de lama no compartimento.

4) Cheque os trilhos dos bancos dianteiros e veja se há sinais de ferrugem.

5) Ligue o painel de instrumentos e certifique-se de que todas as luzes e mostradores estão funcionando.

6) Abra a caixa plástica de fusíveis e relês no compartimento do motor. Procure por sinais de ferrugem nos conectores metálicos.

7) Verifique o aspecto dos óleos de motor e do câmbio. Caso estejam com a cor
esbranquiçada, procure outro carro.


Fonte disponível no(a): Carsale.uol.com.br

Basf e Philips desenvolvem luz orgânica para automóveis

Basf e Philips criam módulos de teto para iluminação interna


A Philips e a Basf desenvolveram novo conceito de iluminaçãoem veículos: as empresas inovaram a tecnologia OLED (diodo emissor de luz orgânica, na sigla em inglês) e a transformaram em módulos para aplicação no teto dos automóveis. A OLED conta com uma fonte de luz de 1,8 milímetro que fica transparente quando desligada e que fornece luz para o interior do veículo quando acionada. A tecnologia já é utilizada em outras aplicações, como a fabricação de TVs.

O conceito de OLED para aplicação em veículos faz parte do programa OLED 2015, iniciativa do Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF). As empresas participam do programa desde 2006, a Basf contribui com o desenvolvimento de materiais orgânicos, como pigmentos, utilizados na fabricação de OLEDs pela Philips.

“Ao mesmo tempo em que gera energia durante o dia e ilumina à noite, a Oled permite que o motorista tenha uma sensação de estar ao ar livre”, afirma em nota o responsável pela OLED e Orgânicos Fotovoltaicos da área de negócios futuros da Basf, Felix Görth.

"Esse projeto fornece inúmeras possibilidades com OLEDs e ilustra o potencial da tecnologia para potencializar a criação de aplicações inovadoras de iluminação que melhoram a vida das pessoas", ressalta o gerente geral de OLED da Philips Lighting, Dietrich Bertram.

Fonte disponível no(a): AutomotiveBusiness.com.br


Toyota cortará 7% dos funcionários na Austrália

Com exportações em queda, fábrica de Altona demitirá 350 funcionários


Toyota-Motor-Corporation

A Toyota Motor Corp. informou que cortará 7% de seu quadro de funcionários na Austrália, citando pressões, incluindo a valorização do dólar australiano e o persistente enfraquecimento do mercado para exportações de veículos.

Em comunicado, a Toyota afirmou que planeja demitir 350 funcionários de sua fábrica de Altona, no Estado de Victoria. A montadora tem 4.683 empregados na Austrália. A empresa disse que a expectativa para os níveis de produção no país foram reduzidas para 95 mil carros neste ano, de 149 mil em 2007. A Toyota produz os modelos Camry e Aurion na Austrália.

“A Toyota Austrália está enfrentando condições operacionais severas, resultando em retornos financeiros não sustentáveis em razão de fatores como fortalecimento da moeda local, competitividade reduzida e queda de volume (de vendas), especialmente nos mercados de exportação”, disse Max Yasuda, presidente e executivo-chefe da Toyota na Austrália.

Fonte disponível no(a): AutomotiveBusiness.com.br


Mercedes-Benz planeja reduzir gastos em € 1,5 bilhão com desenvolvimento

Montadora quer poupar € 1,5 bilhão simplificando arquiteturas


A divisão de automóveis da Mercedes-Benz planeja cortar mais de € 1,5 bilhão em gastos anuais, diminuindo o número de plataformas de veículos e usando mais partes comuns entre os segmentos. A informação é da agência Reuters. Em entrevista à revista alemã Automobilwoche, o diretor de pesquisa e desenvolvimento da montadora, Thomas Weber, afirmou que espera atingir essa redução de custos, que chega a US$ 1,94 bilhão, entre 2014 e 2015. De acordo com as declarações do executivo, a fabricante focará três tipos de arquitetura, uma para carros com tração traseira, uma para utilitários esportivos e outra para modelos compactos com tração dianteira.

Fonte disponível no(a): AutomotiveBusiness.com.br


Programa Caminho da Escola compra mais 100 miniônibus Iveco

Lote será entregue a 81 municípios da Paraíba


A Iveco entregará até o fim deste mês mais 100 miniônibus por meio do Programa Caminho da Escola, desta vez para o governo da Paraíba. Os veículos serão utilizados em 81 municípios do Estado.

A montadora oferece o miniônibus CityClass pelo programa desde 2009 e desde então entregou 2,8 mil unidades. O Caminho da Escola, criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares no País, é um dos principais propulsores de vendas da Iveco no segmento.

As vendas da montadora cresceram expressivos 176% sobre 2010, alcançando 1,3 mil unidades. O volume significou aumento de 2.2 pontos porcentuais na participação total do mercado de ônibus, para 4%.

Apesar de ter apenas um modelo de chassi disponível para o mercado, a Iveco informou que ainda não há previsão para o lançamento de um chassi maior.

Fonte disponível no(a): AutomotiveBusiness.com.br


Cidade de São Paulo recebe 27 novos ônibus elétricos

Primeiro lote de um total de 128 unidades foram entregues para Viação Himalaia, da Zona Leste


Na segunda-feira, 23, São Paulo recebeu mais ônibus novos para sua frota, desta vez foram 27 trólebus ou ônibus elétricos entregues para a Viação Himalaia, que atua em linhas da Zona Leste da cidade. Entre os modelos, está o primeiro trólebus de 15 metros com carroceria Caio montado sobre chassi Scania. Os demais têm chassi Mercedes-Benz de 12 metros. Na sexta-feira passada, a cidade recebeu um lote de dez ônibus movidos a etanol.

Todos os ônibus foram montados pela Eletra, empresa nacional que detêm a tecnologia de tração elétrica para ônibus. A Viação Himalaia receberá 128 novos trólebus no total. A entrega desse primeiro lote foi realizada na garagem da operadora, no Tatuapé, e contou com a presença do prefeito e do secretário de transportes da cidade.

Os trólebus fazem parte do programa Ecofrota da prefeitura, lançado em fevereiro de 2011 com o objetivo de reduzir o uso de combustíveis fósseis em veículos do transporte público.

Fonte disponível no(a): AutomotiveBusiness.com.br


Europa faz primeiro teste do trem-de-estrada

Volvo e mais seis empresas estão envolvidas no projeto Sartre do comboio inteligente


Foi considerado bem-sucedido o primeiro teste do projeto Sartre(sigla de Safe Road Trains for the Environment), espécie de trem-de-estrada composto por caminhão e automóveis equipados com tecnologia que permite ao veículo da frente conduzir os demais como se fosse uma locomotiva puxando vagões, mas tudo virtualmente, sem contato mecânico. Com isso, os motoristas que vão atrás no comboio inteligente seguem o "líder" automaticamente, não precisem colocar a mão no volante nem acionar pedais ou câmbio durante a viagem. O comboio em teste é composto por um caminhão guiado por motorista profissional e três automóveis, todos cedidos pela Volvo. Além da montadora, participam do projeto a unidade de negócio Volvo Technology Corporation, Instituto Técnico de Pesquisa da Suécia, Ricardo plc, Centro de Tecnologia Robotiker, Applus Centro Técnico Idiada e o departamento de veículos motorizados RWTH Aachen University.

A proposta do projeto Sartre é reduzir impactos dos carros ao meio ambiente, aumentar a segurança nas estradas a partir do controle de velocidade automático e oferecer uma solução para congestionamentos. Pelos cálculos divulgados, os benefícios do trem-de-estrada incluem economia de combustível de até 20% e, quanto à segurança, estima-se que pode haver redução de acidentes causados por fadiga. Os motoristas dos automóveis também terão mais tempo para desenvolver outras tarefas, como o uso de celulares ou a leitura em tablets, por exemplo.

Apesar dos testes bem-sucedidos, ainda estão em fase de discussão outros aspectos importantes para viabilizar o trem-de-estrada. O Sartre inclui um estudo para identificar quais mudanças de infraestrutura e da legislação de trânsito serão necessárias para que os combios inteligentes sejam realidade nas estradas europeias.

Um workshop promovido pelos organizadores do projeto reuniu especialistas e técnicos com responsáveis pela legislação e segurança no tráfego para debater, entre outros assuntos, a regulamentação legal e a aceitação do motorista com relação a veículos automatizados. A expectativa dos responsáveis pelo Sartre é de que ele seja concluído até o terceiro trimestre de 2012 com a inclusão de pelo menos mais um automóvel no comboio.

Fonte disponível no(a): AutomotiveBusiness.com.br


Grupo Peugeot Citroën bate recorde de vendas na América Latina em 2011

Grupo entrega 326 mil veículos em 2011


A PSA Peugeot Citroën superou a marca de 300 mil veículos vendidos na América Latina pela primeira vez em 2011, ao comercializar 326 mil unidades, crescimento de 10,9% sobre o resultado do ano anterior. O volume representou um novo recorde para o grupo na região, superando o anterior, registrado em 2010, quando o grupo vendeu 294 mil unidades.

Apesar da representatividade do Brasil nos negócios do grupo na América Latina, as vendas no País ficaram apenas 1% acima do registrado em 2010, para 176 mil unidades, volume recorde. Aqui, os negócios do Grupo PSA foram impulsionados pela marca Citroën que obteve crescimento de 7,1% no mesmo comparativo, para 90 mil veículos. O modelo mais vendido foi o C3, com 37,5 mil unidades. A Peugeot não apresentou o mesmo desempenho e amargou queda de quase 5% no mesmo comparativo, para 85,8 mil unidades, sendo o 207 o mais vendido, com 36,8 mil. A participação das marcas nas vendas totais do mercado brasileiro em 2011 ficou em 2,7% para a Peugeot e 2,5% para a Citroën.

Na Argentina e no Chile a companhia apurou ritmo de crescimento mais acelerado, de 34,1% e 28,2%, respectivamente. A soma dos demais países da América Latina representaram vendas 46% maiores do que as registradas em 2010.



Fonte disponível no(a): AutomotiveBusiness.com.br

Harley-Davidson alcança lucro de US$ 599,11 milhões em 2011

Vendas globais crescem 10,7% sobre 2010.


A fabricante de motocicletas Harley-Davidson reportou lucro líquido de US$ 599,11 milhões em 2011, resultado quatro vezes superior ao registrado no ano anterior, de US$ 146,54 milhões. Na mesma base de comparação, as vendas globais subiram 10,7%, para 233,1 mil unidades, informou a empresa nesta terça-feira, 24.

No último trimestre de 2011 a fabricante reverteu as perdas de US$ 46,46 milhões de um ano antes para lucro de US$ 105,68 milhões. As vendas do período cresceram 14% na comparação com o quarto trimestre de 2010, para 50,7 mil unidades, o que gerou faturamento de US$ 1,03 bilhão, alta de 12%.

Para 2012, a Harley-Davidson projeta elevar os volumes de vendas entre 3% e 5%, de 240 mil a 245 mil motos em todo o mundo.

Fonte disponível no(a): AutomotiveBusiness.com.br


Sindicalistas buscam medidas do MDIC para conter importações excessivas


Ministro afirma que avaliará propostas apresentadas


Em reunião realizada na tarde da terça-feira, 24, com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, sindicalistas dos setores de autopeças, tubos de alumínio e instrumentos musicais reivindicaram garantias do governo para combater a entrada excessiva de produtos importados no País a fim de evitar demissões na indústria.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e vice-presidente da Força Sindical, Miguel Torres, citado em reportagem da Agência Brasil, o ministro garantiu que avaliará as reivindicações e que, em breve, implementará medidas compensatórias. “O ministro ficou impressionado com os números que os empresários mostraram e prometeu medidas imediatas que devem ser anunciadas nos próximos dias”, disse.

O sindicalista destacou que os setores mencionados são responsáveis pela geração de 50 mil empregos. “São setores em risco de acabar no Brasil pela entrada desenfreada de produtos importados. Se o governo não tomar medidas urgentes, cerca de 10 mil postos de trabalho devem ser fechados”, estimou.

Torres saiu otimista do encontro. “Acreditamos que teremos ações rápidas. Se não tiver, teremos que pressionar de outras maneiras. O que não podemos deixar é que os trabalhadores percam postos de trabalho e a indústria nacional perca a competitividade.”

Segundo a reportagem da Agência Brasil, a assessoria de imprensa do MDIC não confirmou a adoção de medidas imediatas e informou que as propostas apresentadas serão avaliadas.

Fonte disponível no(a): AutomotiveBusiness.com.br