domingo, 5 de fevereiro de 2012

McLaren MP4-12C de 800 cv preparado pela Hennessey Performance

O motor V8 biturbo do esportivo inglês chega a 800 cv de potência nos EUA


Um motor de 600 cv é mais que suficiente para garantir fortes emoções, certo? Não é bem assim para a preparadora norte-americana Hennessey Performance. A potência do superesportivo McLaren MP4-12C ganhará o reforço de 200 cv com o kit HPE800 Twin Turbo, ainda em fase de desenvolvimento. A preparadora texana apresentou os primeiros detalhes do projeto, que inclui revisão na aerodinâmica do bólido.

Entre as mudanças previstas, estão uma nova entrada de ar na carroceria, posicionada de forma central, e novos sistemas de refrigeração e admissão do ar. O superesportivo inglês também ganhou escapamento de titânio e rodas exclusivas. O interior foi personalizado com acabamento em fibra de carbono e couro. A Hennessey também mexeu no intercooler, válvulas, transmissão e eletrônica do carro.

Apesar de todas as alterações, a suspensão e os freios originais do MP4-12C feitos pela McLaren foram mantidos. A própria Hennessey admite que melhorar esses componentes é praticamente impossível. O kit HPE800 Twin Turbo poderá ser instalado em breve em oficinas da preparadora no Texas e no sul da Califórnia. O preço ainda não foi definido.



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Ford divulga meta ambiental para os próximos cinco anos

 A marca quer reduzir 70% dos resíduos e consumir 30% menos água em suas fábricas na Europa


A Ford divulgou o Plano de Produção Ecológica, que tem duração de cinco anos. Neste período, a marca norte-americana se compromete a aumentar a proporção de resíduos reciclados e reutilizados, reduzindo os que são enviados para aterro em 70%. Ou seja, para cada veículo produzido deverão ser gerados 1,5 kg de resíduos em 2016, contra os 5 kg registrados em 2011.

O plano ambiental ainda contempla a redução do consumo de água em 30% no mesmo período de tempo, o que levará à economia de 1,3 bilhão de litros de água por ano, reduzindo os custos em 2,3 milhões de euros no decorrer dos cinco anos de duração deste programa.

O novo compromisso abrange a fábrica de Genk, na Bélgica; de Valência, na Espanha; de Saarlouis e Colônia, na Alemanha, e as unidades de Southampton, Bridgend e Dagenham, no Reino Unido.

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Fiat Panda vende bem na Itália

Carro com jeitão de Novo Uno é a esperança da Fiat europeia para escapar da crise


A crise europeia está forçando as montadoras a serem generosas com os consumidores. E uma das formas de atrair o público é promovendo grandes feirões, com muitos descontos e facilidades para pagar. A Fiat marcou para este fim de semana (dias 4 e 5) a segunda edição do Portas Abertas, evento dedicado exclusivamente ao novo Panda. Afinal, a meta do fabricante é vender nada menos que 180 mil unidades do novo Panda no continente. E a Itália é um dos principais redutos do compacto na Europa.

O novo feirão foi marcado depois do sucesso da primeira edição, realizado no último fim de semana (28 e 29 de janeiro). Foram nada menos que 6.500 test drives realizados por 55 mil famílias nas 685 concessionárias da marca na Itália. Com isso, a Fiat conseguiu registrar 14 mil encomendas da nova geração do compacto. Um dos destaques é o plano de financiamento “Panda 100 X 100”, que propõe levar o modelo para casa e pagá-lo ao longo de 100 meses, com prestações de 100 euros.
 


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Volkswagen: conselho discutirá compra da Porsche em fevereiro

A marca deve desembolsar nada menos que 5 bilhões de euros para comprar ações restantes do fabricante alemão

A Volkswagen está disposta a concluir a aquisição da Porsche ainda este ano. No próximo dia 14 de fevereiro, o Conselho de Supervisão do grupo alemão irá deliberar acerca da compra de 50,1% das ações da Porsche, num negócio que deve bater os quatro bilhões de euros. Com isso, a VW terá o controle majoritário das ações e poderá arquitetar a integração do fabricante de esportivos de Stuttgart ao conglomerado de Wolfsburg.

Além do montante de quatro bilhões de euros, a operação ainda envolverá impostos, que deverão ser da ordem de 1 bilhão de euros. Em dezembro de 2009, a Volkswagen pagou 3,9 bilhões de euros para obter 49,9% das ações da Porsche. No acordo original assinado há três anos, a Porsche deveria ser totalmente integrada ao grupo Volkswagen até 2011. O prazo foi estendido até 2014, mas pelo visto as duas partes querem acabar logo com o imbróglio.

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Fiat projeta crescimento entre 3% e 5% em 2012

Para a marca, mercado automobilístico pode crescer novamente acima do PIB este ano


Em entrevista à agência norte-americana Dow Jones, o diretor comercial da Fiat no Brasil, Lélio Ramos, afirmou que a marca italiana trabalha com projeção de crescimento do mercado nacional entre 3% e 5% em 2012. De acordo com o executivo, o mercado automotivo deve crescer no mesmo ritmo do PIB, ou até apresentar uma alta maior. A projeção da Anfavea é de 4% a 5% para este ano.

Segundo a análise da Fiat, novas medidas do Banco Central farão com que o crédito para empréstimos aumente e os juros caiam, mantendo a demanda aquecida. Em 2011, o crescimento foi de apenas 3,4%, totalizando 3,63 milhões de veículos emplacados. No ano passado, o PIB brasileiro aumentou apenas 2,9%. Mesmo otimista, Lélio Ramos descarta qualquer cenário de crescimento do segmento automotivo em torno de 7% ou 8%, como observado em anos anteriores.

O diretor comercial também afirmou que o crescimento deve vir principalmente dos carros de pequeno e médio porte. A Dow Jones abordou o assunto diante da importância da divisão brasileira da Fiat, responsável por grande parte do lucro revertido para o grupo italiano. Agora, os norte-americanos também participam desse cenário, já que a marca europeia assumiu o controle majoritário do grupo Chrysler no ano passado.
 

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Modelos mais seguros de 2011 no Euro NCAP

O Euro NCAP acaba de revelar os melhores classificados de entre os modelos testados em 2011

Em 2011, o Euro NCAP publicou os resultados obtidos nos seus testes de segurança por 53 automóveis novos disponíveis no mercado europeu, entre eles os primeiros modelos 100% elétricos. Destes, apenas 11 não foram além das quatro estrelas. O resultado mais fraco de todos ficou por conta do Dacia Duster – vendido aqui no Brasil com o emblema da Renault –, que obteve três estrelas. Agora, a organização revelou quais são os melhores de cada segmento.

Os vencedores são:
SUV compactos – Audi Q3
Compactos – Chevrolet Aveo
Familiares Médios – Ford Focus
Monovolumes – Mercedes Classe B
Familiares Grandes – Volvo V60

Para estar presente nesta lista divulgada hoje, o modelo conseguiu cinco estrelas nos testes do Euro NCAP e alcançou as melhores notas nas quatro áreas em avaliação: proteção de ocupantes adultos; proteção de crianças; proteção de pedestres e sistemas de assistência à condução.

O Euro NCAP anunciou uma distinção especial para a Ford Ranger, a única pick-up testada em 2011 e que obteve os melhores resultados já conseguidos por um modelo deste tipo nos testes da organização europeia.

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Teste: Aston Martin Virage 2012

 Aston Martin Virage reúne em um único conjunto qualidades de todos os outros carros da marca

O Aston Martin Virage definitivamente é um legítimo Aston. Daqueles que fazem o motorista se sentir o próprio James Bond. O esportivo, mostrado durante o Salão de Genebra de 2011, reedita a nomenclatura usada pelo antigo V8 Vantage em seu lançamento em 1988. O clássico nome agora vem estampado no carro que preenche a lacuna entre os modelos DB9 e DBS, tanto em potência, quanto em preço e proposta. O Virage usa a plataforma VH, que serve de base a todos os atuais modelos da marca, mas aposta nos detalhes para se destacar em uma linha de veículos tão parecidos.



O novo Aston Martin é empurrado pelo V12 de 6.0 litros, já conhecido de outros modelos da marca. Mas, para o novo carro, o propulsor foi calibrado para 490 cv e bons 57,8 kgfm de torque enviados às rodas traseiras por um câmbio automatizado de embreagem simples e seis marchas. O conjunto é capaz de levar o carro de zero a 100 km/h em apenas 4,6 segundos e à velocidade máxima de 299 km/h. As cifras estão exatamente no meio do caminho entre o DB9 e o DBS – com 470 cv e 510 cv respectivamente –, como pretendia a marca inglesa.
Outro ponto forte do carro é o conforto a bordo, trabalhado à exaustão pela Aston Martin para agradar os compradores. O interior é recheado de equipamentos como um novo sistema de GPS que promete suplantar as críticas ao antigo sistema da Volvo usado por outros carros da marca. O modelo também traz sistema de som da marca Bang & Olufsen como opcional – de quase 8 mil euros, cerca de R$ 18 mil.

Mas é o design a parte mais cativante do modelo. Mesmo muito parecido com outros carros da marca, o Virage tem personalidade própria, com traços mais finos e um porte ainda mais elegante. O modelo parece menos "musculoso" que o V12 Vantage e é menor e mais prático que o DB9, além de mais "manso" que o DBS – o que o deixa muito mais adaptado no dia a dia. O modelo é iluminado pela aura especial dos Aston Martin e recende refinamento. É verdade que o Virage não traz as mais recentes inovações tecnológicas. Mas mantém a fabricação artesanal. O que faz toda a diferença.
 
Impressões ao dirigir

Rei da estrada



O Virage surpreende pelo comportamento dócil na cidade. O poderoso motor V12 de 6.0 litros sussurra sob o capô em rotações mais baixas e quase não se faz ouvir. O câmbio se adapta bem a uma condução tranquila e as trocas de marcha são quase imperceptíveis. Além disso, a suspensão com amortecedores reguláveis eletronicamente dá conta de transmitir o mínimo possível das imperfeições do asfalto para o interior, o que leva a crer que o modelo é perfeitamente utilizável no dia a dia em trânsito urbano, sem parecer um "estranho no ninho".

No entanto, seu habitat natural é a estrada. O Virage brinda os ocupantes com a sinfonia produzida pelo motor em rotações mais altas, que se torna um rugido feroz quando o ponteiro do conta-giros se aproxima do limite. Quando dirigido em estradas escorregadias, convém não desligar o controle de estabilidade, sob pena de o carro pregar algum susto no motorista que ousar manobras mais arriscadas. Mas, mesmo assim, o Virage se mostrou um carro muito equilibrado, ágil e preciso.
É fácil se acostumar com a direção muito direta, com os freios de cerâmica e com o comportamento de um carro com tração traseira e 490 cv. O motor tem respostas sempre prontas aos comandos do acelerador, e é capaz de fazer o corpo "grudar" no banco, quando o pedal é pressionado até o fundo. Com algum tempo de convivência, o modelo também mostra ainda mais seu conforto a bordo, mesmo em velocidades mais altas, graças às marchas mais longas, que acabam por sossegar o motor em ritmo de cruzeiro na estrada.

Mas é claro que nem tudo é perfeito. O Virage se ressente da falta de um câmbio de dupla embreagem e tem um comportamento algo hesitante com o modo totalmente automático da transmissão. E os 12 cilindros também consomem bastante combustível. O consumo médio pode ficar além dos 4 km/l, caso se queira extrair tudo o que o motor é capaz de entregar.


Ficha Técnica

Aston Martin Virage
Motor: A gasolina, dianteiro, longitudinal, 5.935 cm³, doze cilindros em V, quatro válvulas por cilindro e sistema de abertura variável de válvulas. Injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automatizado com seis marchas à frente e uma a ré. Tração traseira. Oferece controle de tração.Potência máxima: 490 cv entre a 6.500 rpm.Aceleração de 0 a 100 km/h: 4,6 segundos.Velocidade máxima: 299 km/h.Torque máximo: 57,6 kgfm a 5.750 rpm.
Diâmetro e curso: 89,0 mm X 79,5 mm. Taxa de compressão: 10,9:1.
Suspensão: Dianteira independente com triângulos sobrepostos em alumínio com amortecedores adaptativos. Traseira do tipo independente com triângulos sobrepostos e amortecedores adaptativos. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 245/35 R20 na frente e 295/30 R20 atrás.
Freios: Discos ventilados de cerâmica nas quatro rodas. ABS, EBD, assistente de frenagem de emergência e controle de frenagem em curvas.
Carroceria: Cupê em monobloco, com duas portas e quatro lugares. Com 4,70 metros de comprimento, 2,06 m de largura, 1,28 m de altura e 2,74 m de distância entre-eixos. Airbags frontais, laterais e do tipo cortina.
Peso: 1.785 kg.Capacidade do porta-malas: 184 litros.Tanque de combustível: 78 litros.
Produção: Gaydon, Inglaterra
Lançamento mundial: 2011.
Itens de série: Ar-condicionado automático, direção elétrica, trio elétrico, computador de bordo, volante multifuncional, partida por botão, rádio/CD/MP3/USb/iPod/Bluetooth, bancos dianteiros com ajuste de altura, airbags frontais, laterais e de cabeça, controle de estabilidade e de tração, ABS com EBD, assistência de frenagem de emergência e sensor de chuva com acionamento de farol baixo.
Preço na Europa: 248.750 euros (equivalentes a R$ 560 mil).



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