quinta-feira, 28 de junho de 2012

Metalúrgicos da GM do Vale do Paraíba fazem protesto

Paralisação afetou setor MVA por duas horas


Os metalúrgicos da General Motors de São José dos Campos (SP), no Vale do Paraíba, atrasaram em duas horas na quarta-feira, 27, a produção do setor MVA, onde são feitos Classic, Corsa, Meriva e Zafira). A ação deu início à campanha em defesa do emprego na General Motors. A mobilização ocorreu em resposta à ameaça de fechamento do MVA, que atualmente emprega cerca de 1.500 trabalhadores. Durante a paralisação, cerca de 60 veículos deixaram de ser produzidos.

No dia 18 de junho, a montadora encerrou o segundo turno do setor MVA e no dia 22 reabriu o Programa de Demissão Voluntária (PDV), que havia terminado no dia 15 com 186 adesões. O novo PDV se estende até 2 de julho. Em uma apresentação no Simpósio de Manufatura Automotiva, realizado segunda-feira, dia 25, em São Paulo, o vice-presidente de manufatura da GM América do Sul, José Eugênio Pinheiro, afirmou que a empresa pretende “localizar os novos produtos em plantas mais competitivas”, referindo-se à falta de investimentos na fábrica de São José dos Campos.

Ele afirmou ainda que a “tendência natural é de enxugamento da mão de obra”.

No entanto, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos afirma que a GM em São José dos Campos tem plena capacidade para receber novas linhas. A entidade já propôs à montadora que passe a produzir ali 100% do Classic. Hoje, parte da produção do sedã de entrada ocorre em São Caetano do Sul e em Rosário, na Argentina. Se a GM adotasse a proposta do sindicato, o MVA poderia voltar a produzir em dois turnos, sem a necessidade de novos investimentos. No dia 18, com o encerramento do segundo turno do MVA, os trabalhadores foram transferidos para o setor S10, onde a picape é produzida em três períodos.

Na sexta-feira, 29, o sindicato reúne-se com a GM para discutir a situação dos trabalhadores do MVA e os planos da empresa para a fábrica de São José dos Campos. Na assembleia desta quarta-feira, que reuniu cerca de 3,8 mil trabalhadores do MVA e S10, os metalúrgicos aprovaram a mobilização contra o fechamento do MVA, pela manutenção dos postos de trabalho e pela produção integral do Classic na fábrica de São José dos Campos.

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