Cresceu
o número de consumidores que buscam o próprio banco para financiar veículos no
lugar de fazer a negociação com a financeira instalada na concessionária. Em
junho do ano passado as agências bancárias tinham 11% de participação nas
operações de crédito para aquisição de automóveis. Este porcentual saltou para
31% no mesmo mês deste ano. O dado foi divulgado na quarta-feira, 27, pela Cetip
(Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos).
Iroilton Medeiros, diretor comercial da unidade de financiamentos da Cetip, aponta que a rápida mudança é reflexo da redução dos juros para a aquisição de veículos. O movimento começou em abril e foi puxado pelos bancos públicos. “Antes o cliente fechava o negócio na concessionária, de forma mais simples. Agora ele vê vantagem em buscar crédito no seu banco”, avalia.
Outro fator que motivou a mudança foi a eliminação da comissão que as lojas recebiam ao vender o financiamento. Desde fevereiro vigora a Resolução 3954, do Conselho Monetário Nacional (CMN) que transforma em correspondentes bancários as empresas que trabalham com contratos de crédito. Até então, as revendas se esforçacam para vender também o financiamento para ganhar comissões. Dessa forma, elas compensavam as margens apertadas com o retorno das financeiras.
Expansão do Crédito
A Cetip não faz projeções acerca do comportamento do crédito nos próximos anos. Medeiros aponta, no entanto, que já é possível perceber aumento da procura por financiamentos. Cerca de 60% dos carros novos vendidos no País em junho foram financiados. Medeiros esclarece que os bancos continuam rigorosos para aprovar fichas, mas a demanda cresceu. “A redução do preço dos veículos, com a diminuição do IPI e do custo do empréstimo, estimulou os consumidores a buscar crédito para investir em um automóvel”, acredita.
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