Há 17 anos os hatches Fiat Palio e
VW Gol disputam a preferência dos brasileiros que buscam um carro prático,
resistente e com bom valor de revenda. É bem verdade que, por mais que o Palio
tentasse roubar o primeiro lugar do ranking de vendas, o Gol sempre se manteve
na liderança. E mais: com a demora na renovação do Palio, o modelo da Fiat
despencou da vice liderança, em 2009, para o quinto lugar tanto em 2010 quanto
em 2011 - atrás de Fiat Uno, Chevrolet Celta e Chevrolet Corsa Sedan. A chegada
do novo Palio, em novembro, deu um fôlego extra ao hatch da Fiat para enfrentar
o campeão de vendas do Brasil. Veja quem vence o duelo entre VW
Gol e Fiat Palio.
A Fiat caprichou no visual do
Palio e buscou inspiração nos próprios modelos da marca para chegar ao design
final do novo hatch. O farol lembra o do Punto, a entrada de ar é quase igual à
do Uno e o bigodinho cromado da grade frontal veio do Cinquecento. A lanterna
traseira subiu para a coluna “C”, assim como no Uno e no Punto, mas ganhou uma
base alargada que invade a lateral do veículo, o que comprometeu a esportividade
do desenho. O novo Palio ficou com jeitão de bom-moço. NOTA 7,5
Líder de mercado desde 1987, o Gol
passou por uma grande reformulação em meados de 2008. A adoção de uma nova
plataforma fez com que o hatch subisse de patamar tanto em conforto quanto em
acabamento. O design é mais esportivo que o do Palio, mas já sente o peso da
idade de quase quatro anos. Por isso, a VW prepara um facelift (modificações nos
faróis, lanternas e para-choques), provavelmente ainda para este
ano. NOTA
7
Em ação, os hatches têm
comportamentos distintos. Enquanto o Palio ainda prioriza o conforto com a
suspensão mais macia (apesar de estar mais firme que o modelo anterior), o Gol
tem acerto mais firme, que se mostra mais prazeroso ao volante. Os motores do
Palio são mais modernos, mas o câmbio do Gol é mais preciso. As qualidades se equivalem. Palio
(NOTA 7) e Gol (NOTA 7)
O conforto interno não é o forte
dos hatches populares, mas Gol e Palio não fazem feio nesse quesito. O
acabamento de ambos é acima da média para o segmento, apesar do uso excessivo de
plástico rígido nos dois modelos. O Palio leva pequena vantagem pela adoção de
bancos mais confortáveis, com generoso enchimento de espuma, que além de mais
conforto, garante um ar de certo requinte ao ambiente. Palio (NOTA 8) e Gol (NOTA
7,5)
O Gol adotou o painel com quatro
saídas de ar redondas e três anos depois, o Palio repetiu a receita. Semelhanças
à parte, os dois painéis apresentam encaixes bem acabados e desenhos modernos,
com leve vantagem para o Palio - a parte horizontal intermediária do painel
garante mais harmonia ao conjunto e o rádio, em posição mais elevada, tem melhor
ergonomia. Palio
(NOTA 8) e Gol (NOTA 7,5)
A vida à bordo é boa para quatro
ocupantes de ambos modelos, mas se torna desconfortável com a chegada do
terceiro passageiro do banco de trás. O Palio se utilizada do expediente de
encurtar o assento do banco traseiro para 'aumentar' o espaço para os joelhos,
enquanto o Gol é mais honesto, com assento de tamanho 'normal', e acomoda melhor
quem viaja atrás.
Palio (NOTA 7) e Gol (NOTA 7,5)
A linha de motores da Fiat - Fire
1.0 EVO, com 75 cv e 9,9 mkgf de torque); Fire 1.4 EVO, com 88 cv e 12,5 mkgf; e
1.6 16V E.torQ, com 117 cv e 16,8 mkgf - é mais moderna, tem funcionamento mais
eficiente e suave. A favor do Gol conta a confiabilidade dos motores que estão
há mais tempo no mercado e já tiveram seus defeitos corrigidos: o VHT 1.0 de 76
cv e 10,6 mkgf e o VHT 1.6 104 cv e 15,6 mkgf. Palio (NOTA 8) eGol (NOTA 7)
O porta-malas de ambos comportam
praticamente a mesma quantidade de bagagem - Fiat Palio (290 litros) e VW Gol
(285 litros) -, mas o hatch da VW tem assoalho plano, enquanto o da Fiat tem um
ressalto para acomodar o estepe. Outra vantagem do Gol é a presença do banco
bipartido (não disponível no Palio), que facilita na hora de acomodar objetos
maiores sem comprometer o banco traseiro por completo. Palio (NOTA 7) e Gol (NOTA 8)
A
apertada vitória do Fiat
Palio
(NOTA
FINAL 7,5) sobre o
VW
Gol
(NOTA
FINAL 7,36) mostra que o projeto
mais novo faz diferença na hora de avaliar os detalhes. Em compensação, ratifica
a força do conjunto do Gol que, apesar de quase quatro anos mais velho, enfrenta
o adversário de igual para igual. E, quando receber as modificações previstas
para este ano, poderá inclusive ficar mais atraente em um futuro comparativo. O
duelo entre ambos promete para 2012.
Fonte disponível no(a): Noticias.R7.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário