quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

MAN e Comil criam ônibus off-road

Primeiras unidades vão para setor de mineração


A MAN Latin America, detentora da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em parceria com a encarroçadora Comil entrou em um novo nicho no mercado de chassis ainda pouco explorado no Brasil, a de ônibus off road. Em 2011, por meio de encomendas especiais de clientes do setor de mineração e construção civil, a montadora introduziu em seu portfólio o primeiro modelo de ônibus fora de estrada, o VW 15.190 EOD, tradicionalmente 4x2, configurado na versão 4x4.

As primeiras dez unidades foram entregues no ano passado, das quais seis foram vendidos para a Transbrasiliana, empresa do ramo de transporte de passageiros em linhas regulares e de fretamento que investiu R$ 2 milhões na compra dos novos ônibus. Eles serão utilizados no transporte de funcionários de uma mina de ferro em Carajás, PA. A Comil foi a responsável pela montagem das carrocerias Svelto Midi, que passaram por ajustes para atender as novas configurações do chassi 4x4.

Para o gerente de vendas especiais de ônibus da MAN, Walter Anversa Barbosa, MAN e Comil são as pioneiras deste projeto no Brasil. “Por enquanto, somente a Comil desenvolveu carroceiras especiais para esta aplicação, o que faz parte do início de qualquer mercado: a medida que o volume aumenta, surgem novos concorrentes e fabricantes de carrocerias.”

Barbosa aponta que o mercado de veículos especiais, por ser muito específico, ainda não alcançou volumes expressivos e representam cerca de 350 unidades vendidas por ano. “Não podemos comparar com o volume dos tradicionais segmentos como urbano ou rodoviário, mas é um nicho de grande interesse da MAN.”

Para este mercado, além do ônibus off road 4x4 recém-chegado no portfólio, a MAN oferece a configuração 4x2 versão off-road, chassi utilizado como ônibus escolar, cujas vendas atingiram 6 mil unidades desde o lançamento do programa Caminho da Escola, em 2007. A montadora também trabalha com caminhões 4x4 para operações militares.

Fonte disponível no(a):
AutomotiveBusiness.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário