Fotos: Reprodução
internet
O ministério do Patrimônio Cultural e Eventos italiano oficializou o Arquivo Técnico e o Museu da Ducati como Patrimônio Histórico. Um espaço rico em documentos técnicos e exemplares de motos e motores muito bem preservados, que fazem parte importante da história da indústria italiana do pós-guerra até os dias atuais.
Tudo começou em 4de julho de 1926, quando os irmãos Adriano, Bruno e Cavalieri Marcello Ducati começaram a produzir componentes de rádio em Borgo Panigale, onde a fábrica da Ducati se mantém até hoje.
O ministério do Patrimônio Cultural e Eventos italiano oficializou o Arquivo Técnico e o Museu da Ducati como Patrimônio Histórico. Um espaço rico em documentos técnicos e exemplares de motos e motores muito bem preservados, que fazem parte importante da história da indústria italiana do pós-guerra até os dias atuais.
Tudo começou em 4de julho de 1926, quando os irmãos Adriano, Bruno e Cavalieri Marcello Ducati começaram a produzir componentes de rádio em Borgo Panigale, onde a fábrica da Ducati se mantém até hoje.
Um bombardeio aéreo destruiu a
construção durante a Segunda Guerra Mundial em 12 de outubro de 1944. Depois de
reconstruída, a Ducati finalmente começou a produção de motocicletas. Em 1946
começa a produção do Cucciolo, um motor auxiliar para bicicletas, sucesso de
produção em uma Itália pós-guerra que necessitava de meios acessíveis para o
transporte.
Outro personagem importante na história da fabricante foi Giuseppe Montano, que entre 1952 e 1968 levou o nome da marca as pistas de corridas com modelos vencedores que, mais tarde, tiveram algumas ideias e componentes copiados para as motos em produção. O engenheiro Fabio Taglioni também foi importante com criações revolucionárias como o sistema Desmodrômico de comando de vávulas e a configuração do motor L-twin, o bi cilíndrico a 90º.
Outro personagem importante na história da fabricante foi Giuseppe Montano, que entre 1952 e 1968 levou o nome da marca as pistas de corridas com modelos vencedores que, mais tarde, tiveram algumas ideias e componentes copiados para as motos em produção. O engenheiro Fabio Taglioni também foi importante com criações revolucionárias como o sistema Desmodrômico de comando de vávulas e a configuração do motor L-twin, o bi cilíndrico a 90º.
Na década de 50 surge a Sport
Ducati Gran 100 e em 1956 a fabricante conquista sua primeira vitória
internacional na Suécia, com a 125 Gran Prix Desmo. No início dos anos 60 surgem
modelos de rua e estrada como a Ducati 175 e a Scrambler. Em 1972 a Ducati
venceu a lendária 200 milhas de Imola com a Desmo 750, que fez com que a linha
750 Super Sport saísse do papel, seguida pela Super Sport 900, que foi pilotada
por Mike Hailwood, um dos maiores corredores de todos os tempos.
Em
79 a empresa é assumida por de Claudio e Gianfranco Castiglioni, donos da Cagiva
que trouxeram consigo uma nova era para as Superbikes e família Monster. Em
1996, a Ducati foi comprada pela Texas Pacific Group e, mais tarde era operada
na bolsa de valores como a Ducati Motor Holding. Hoje, a Ducati é de propriedade
da família Bonomi.
As motos da Ducati sempre quebraram paradigmas com projetos e design revolucionários e a importância que a fábrica em Borgo Panigale tem para os amantes da duas rodas é ímpar, importância que acaba de ser reconhecida oficialmente.
As motos da Ducati sempre quebraram paradigmas com projetos e design revolucionários e a importância que a fábrica em Borgo Panigale tem para os amantes da duas rodas é ímpar, importância que acaba de ser reconhecida oficialmente.
Fonte
disponível no(a): BESTriders.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário