quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Museu da Ducati vira Patrimônio Histórico na Itália

 Museu Ducati faz parte da história da indústria italiana


Fotos: Reprodução internet

O ministério do Patrimônio Cultural e Eventos italiano oficializou o Arquivo Técnico e o Museu da Ducati como Patrimônio Histórico. Um espaço rico em documentos técnicos e exemplares de motos e motores muito bem preservados, que fazem parte importante da história da indústria italiana do pós-guerra até os dias atuais.

Tudo começou em 4de julho de 1926, quando os irmãos Adriano, Bruno e Cavalieri Marcello Ducati começaram a produzir componentes de rádio em Borgo Panigale, onde a fábrica da Ducati se mantém até hoje.



Um bombardeio aéreo destruiu a construção durante a Segunda Guerra Mundial em 12 de outubro de 1944. Depois de reconstruída, a Ducati finalmente começou a produção de motocicletas. Em 1946 começa a produção do Cucciolo, um motor auxiliar para bicicletas, sucesso de produção em uma Itália pós-guerra que necessitava de meios acessíveis para o transporte.

Outro personagem importante na história da fabricante foi Giuseppe Montano, que entre 1952 e 1968 levou o nome da marca as pistas de corridas com modelos vencedores que, mais tarde, tiveram algumas ideias e componentes copiados para as motos em produção. O engenheiro Fabio Taglioni também foi importante com criações revolucionárias como o sistema Desmodrômico de comando de vávulas e a configuração do motor L-twin, o bi cilíndrico a 90º.



Na década de 50 surge a Sport Ducati Gran 100 e em 1956 a fabricante conquista sua primeira vitória internacional na Suécia, com a 125 Gran Prix Desmo. No início dos anos 60 surgem modelos de rua e estrada como a Ducati 175 e a Scrambler. Em 1972 a Ducati venceu a lendária 200 milhas de Imola com a Desmo 750, que fez com que a linha 750 Super Sport saísse do papel, seguida pela Super Sport 900, que foi pilotada por Mike Hailwood, um dos maiores corredores de todos os tempos.



Em 79 a empresa é assumida por de Claudio e Gianfranco Castiglioni, donos da Cagiva que trouxeram consigo uma nova era para as Superbikes e família Monster. Em 1996, a Ducati foi comprada pela Texas Pacific Group e, mais tarde era operada na bolsa de valores como a Ducati Motor Holding. Hoje, a Ducati é de propriedade da família Bonomi.

As motos da Ducati sempre quebraram paradigmas com projetos e design revolucionários e a importância que a fábrica em Borgo Panigale tem para os amantes da duas rodas é ímpar, importância que acaba de ser reconhecida oficialmente.



Fonte disponível no(a): BESTriders.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário