quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Europa faz primeiro teste do trem-de-estrada

Volvo e mais seis empresas estão envolvidas no projeto Sartre do comboio inteligente


Foi considerado bem-sucedido o primeiro teste do projeto Sartre(sigla de Safe Road Trains for the Environment), espécie de trem-de-estrada composto por caminhão e automóveis equipados com tecnologia que permite ao veículo da frente conduzir os demais como se fosse uma locomotiva puxando vagões, mas tudo virtualmente, sem contato mecânico. Com isso, os motoristas que vão atrás no comboio inteligente seguem o "líder" automaticamente, não precisem colocar a mão no volante nem acionar pedais ou câmbio durante a viagem. O comboio em teste é composto por um caminhão guiado por motorista profissional e três automóveis, todos cedidos pela Volvo. Além da montadora, participam do projeto a unidade de negócio Volvo Technology Corporation, Instituto Técnico de Pesquisa da Suécia, Ricardo plc, Centro de Tecnologia Robotiker, Applus Centro Técnico Idiada e o departamento de veículos motorizados RWTH Aachen University.

A proposta do projeto Sartre é reduzir impactos dos carros ao meio ambiente, aumentar a segurança nas estradas a partir do controle de velocidade automático e oferecer uma solução para congestionamentos. Pelos cálculos divulgados, os benefícios do trem-de-estrada incluem economia de combustível de até 20% e, quanto à segurança, estima-se que pode haver redução de acidentes causados por fadiga. Os motoristas dos automóveis também terão mais tempo para desenvolver outras tarefas, como o uso de celulares ou a leitura em tablets, por exemplo.

Apesar dos testes bem-sucedidos, ainda estão em fase de discussão outros aspectos importantes para viabilizar o trem-de-estrada. O Sartre inclui um estudo para identificar quais mudanças de infraestrutura e da legislação de trânsito serão necessárias para que os combios inteligentes sejam realidade nas estradas europeias.

Um workshop promovido pelos organizadores do projeto reuniu especialistas e técnicos com responsáveis pela legislação e segurança no tráfego para debater, entre outros assuntos, a regulamentação legal e a aceitação do motorista com relação a veículos automatizados. A expectativa dos responsáveis pelo Sartre é de que ele seja concluído até o terceiro trimestre de 2012 com a inclusão de pelo menos mais um automóvel no comboio.

Fonte disponível no(a): AutomotiveBusiness.com.br


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