terça-feira, 26 de junho de 2012

Toyota vai reduzir produção no Japão

Fabricante nipônica pretende estabilizar produção local e investir em fábricas no exterior



A Toyota já havia anunciado que irá reduzir em 10% a produção de suas fábricas no Japão até 2014. Agora, foi a vez de outra conterrânea adotar a mesma medida: a Nissan comunicou que irá diminuir o volume de automóveis fabricados no país, passando de 1,35 milhão de unidades (montante de 2011) para 1,15 milhão em 2013, segundo informações da agência Reunters. Para compensar a queda de 15% no volume, a marca aposta no incremento da produção em mercados emergentes, como Brasil, China e Rússia.

De acordo com a Toyota, líder mundial entre as fabricantes, mesmo com as medidas a serem tomadas para estabilizar a produção local, a expectativa é de produzir 3 milhões de veículos por ano no Japão. Já as suas unidades fabris em outros mercados devem responder por 6,8 milhões de veículos.

Toyota continua à frente

De acordo com o último balanço divulgado pela consultoria Jato Dynamics, a Toyota continua à frente de todas as marcas. O balanço aponta que a marca nipônica registrou 30,6 % de crescimento nas vendas em março, na comparação com o mesmo período do ano passado. A Volkswagen segue em segundo lugar, com aumento de 11,3%, seguida da Ford, que caiu 7% nas vendas em março.

Outra importante marca registrada pela Toyota em abril deste ano foi a conquista de 4 milhões de veículos equipados com tecnologia híbrida vendidos no mundo. Menos poluentes, os híbridos contam com um motor a combustão trabalhando em conjunto com um bloco elétrico. Segundo dados da própria marca nipônica, a trajetória dos seus “eco-carros” teve início em 1997 com o lançamento do Prius. Os primeiros mercados fora do Japão a recebê-lo foram Estados Unidos e Europa. Em 2003, a Toyota lançou a segunda geração do hatch e estendeu a tecnologia para veículos de outros segmentos como minivans, SUVs e sedãs. O Brasil receberá o Toyota Prius no segundo semestre deste ano, com preço estimado na faixa dos R$ 110.000.

Fonte: Carsale

Nenhum comentário:

Postar um comentário