terça-feira, 26 de junho de 2012

Para a BMW, elétrico é caminho sem volta

Fabricante já acumula 16 milhões de quilômetros em experiências com testes realizados em seus veículos elétricos e híbridos


Por: Evaldo Costa
Os veículos elétricos vieram para ficar e quem não se preparar para atender às necessidades do consumidor pagará mais tarde o preço da decisão. Pensando assim, é que a BMW já rodou mais de 16 milhões de quilômetros testando os seus carros elétricos e híbridos. Este número foi revelado pelo diretor presidente da BMW Henning Dornbusch, durante apresentação o Fórum Global em Mobilidade Elétrica, organizado pela Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), Eletrobrás Furnas, Coppe UFRJ,Organizações das Nações Unidas, entre outros colaboradores.

Hoje em dia, a população possui muito mais consciência ecológica do que há quarenta anos. Além disso, o consumidor está ávido por inovação. Por isso, precisamos estar prontos para oferecer conectividade dentro e fora do carro. Acredita-se que, em breve, o motorista poderá saber, usando o seu aparelho celular, a melhor forma de chegar ao local desejado. Assim, caso descubra, por exemplo, que o Metrô é a melhor opção, poderá também identificar a estação e o estacionamento com vaga disponível mais próximo de onde está. Então, poderá estacionar o carro e seguir tranquilamente o seu trajeto, ganhando tempo e comodidade.

Apesar de diagnosticar a Ásia, América do Norte e Europa como as regiões que mais possuem chances de dominar o mercado de veículos elétricos (VE), Dornbusch diz que a melhor tecnologia do carro elétrico não se dará por país ou região, mas sim por fabricante. Para ele, regiões como Rio e São Paulo tem grande potencial para explorar este mercado. Com relação à aliança do pacifico, o executivo acredita que isso não irá afetar tanto a nossa região, pois “o Brasil é um país de consumo, ao contrário do México que é exportador. Além disso, o potencial do Brasil é de 5 milhões de carros por ano, sendo que hoje são produzidos cerca de 3,6 milhões”.

Em seu ponto de vista, o VE irá se desenvolver por aqui à medida que houver regulamentação do governo, investimento em infraestrutura , benefícios adequados para os consumidores e desenvolvimento de fornecedores de classe global que, atualmente, estão na Ásia, América do Norte e Europa. Ele considera que a BMW está madura com relação à tecnologia do VE, pois o primeiro MINI elétrico foi produzido em 2008 e seguiu para as ruas em 2009. De lá pra cá, já foram realizados testes em dez locais, seis países, três continentes, com mais de 15 mil pessoas, 430 famílias, 14 empresas frotistas, 15 institutos e laboratórios de pesquisas foram envolvidos e 16 milhões de quilômetros já foram rodados durante os testes.

Atualmente, a marca MINI conta com um modelo elétrico e a BMW conta com o Active E, lançado em 2011. Em 2013, será lançado o BMW i3, que é totalmente elétrico. A marca bávara está em fase de escolha de local para construir a primeira fábrica no Brasil e isso não é novidade, afirma Dornbusch. Ele não revelou o local onde deverá funcionar a planta da empresa, mas deixou escapar que o Sul do país possui muitas chances.

Evaldo Costa (evaldocosta@evaldocosta.com) é presidente do Instituto das Concessionárias do Brasil e especialista em Carros Verdes.
 
Fonte: Carsale


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