sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Produção global da Honda tem retração de 20,2%

Marca japonesa produziu menos veículos em 2011


A produção global de automóveis e comerciais leves da Honda em 2011 totalizou 2,91 milhões de unidades – queda de 20,2% na comparação com 2010. As principais causas incluem o tsunami que atingiu o Japão em março passado, o fortalecimento do iene e a crise europeia. A marca nipônica já havia dado sinais de que quer diminuir a dependência global de sua cadeia de produção no Japão, para evitar que problemas naturais ou questões com a alta do iene afetem seu desempenho a nível mundial.

A Honda exporta 30% da produção feita em solo nipônico. Além de cinco unidades no Japão, a marca possui fábricas na China, Indonésia, Índia, Estados Unidos, México, Argentina, Brasil e em outros sete países. No caso brasileiro, a Honda planeja diminuir a dependência da fábrica nacional em relação a componentes importados nos próximos anos. Até 2014, a marca deverá investir cerca de R$ 1 bilhão na linha de montagem de Sumaré, em Campinas, para elevar o índice de nacionalização dos carros produzidos.

Com as dificuldades enfrentadas após o terremoto seguido de tsunami que devastou a costa nordeste do Japão, apenas a Nissan conseguiu aumentar a produção anual entre as grandes montadoras nipônicas. Com a nova fábrica de US$ 2 bilhões e capacidade para 600 mil carros por ano no México, a Nissan passará a concentrar grande parte de sua produção no país latino-americano: 1,3 milhão de veículos a cada ano contra 1 milhão de unidades anuais em seu país de origem.

Fonte disponível no(a):
MotorDream.uol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário