sexta-feira, 29 de junho de 2012

Novo BMW Série 3 chega ao Brasil a partir de R$ 171,4 mil

 Versão intermediária e a topo de linha serão ofertadas primeiro. Configuração de entrada, de R$ 130 mil, vem em agosto


BMW Série 3 está na sexta geração (Foto: Divulgação/Miguel Costa Jr)

A filial brasileira da BMW apresentou na quinta-feira (28) a sexta geração do Série 3, modelo mais vendido da fabricante em todo o mundo. Conhecido pelo código F20, o modelo passou por alterações estéticas e mecânicas com o intuito de torná-lo mais potente e econômico. No Brasil, o Série 3 2012 será ofertado, primeiramente, em duas versões, uma intermediária, a 328i, e a topo de linha 335i. Os preços partem de R$ 171,4 mil. A versão de entrada, 320i, chegará somente em agosto, por cerca de R$ 130 mil, e deverá ser responsável pela maior parte no mix de vendas.

A 328i engloba quatro carros diferenciados pelo nível de acabamento: 328i (R$ 171.400), 328i Sport Line (R$ 189.700), 328i Luxury Line (R$ 212.950) e 328i Plus (R$ 229.950). A topo de linha 335i (R$ 294.950), mais potente e luxuosa, estreia nos próximos meses.

O modelo tem extrema importância para a BMW em todo o mundo, tendo vendido 12 milhões de unidades desde a sua estreia, em 1975. No Brasil, a função do modelo é reforçar as vendas da montadora, que superaram os 12 mil carros em 2011. Esse número, entretanto, não deverá ser batido neste ano, dada a alta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que passou a valer no final de 2011 para veículos produzidos fora do Mercosul e do México.


Carro ficou 93 mm mais comprido e o entre-eixos cresceu 50 mm (Foto: Divulgação/Miguel Costa Jr)

Os rivais

O novo Série 3 deverá reeditar uma tradicional disputa com dois rivais bem conhecidos no Brasil, o Mercedes-Benz Classe C e o Audi A4. Dentre os dois, o que mais incomoda a cria da marca bávara, em termos de vendas, é o Mercedes, que tem desempenho de mercado praticamente idêntico ao do BMW. Outro fator de urgência para a renovação do sedã é que os dois concorrentes já haviam passado por mudanças (o Classe C em 2011 e o A4 em 2012), o que deixava o Série 3 anterior como o mais antigo da turma. A última geração tinha sido apresentada em 2005.

Durante a apresentação, a marca salientou que tentou dar ao Série 3 um visual mais agressivo. Os faróis agora têm um desenho afilado que se comunica com a tradicional grade em formato de rim duplo. A carroceria apresenta linhas mais limpas do que as vistas no carro anterior, sem os vincos exagerados da época na qual os BMW eram desenhados pelo projetista Chris Bangle.

Modelo tem câmbio automatizado de dupla embreagem e 8 marchas (Foto: Divulgação)

O que mudou

O conjunto mecânico passou por aprimoramentos que visaram melhorar seu comportamento dinâmico. O comprimento total do carro cresceu 93 milímetros e a distância entre-eixos aumentou em 50 mm. A ideia era tornar o sedã mais estável e previsível em curvas, além de melhorar o espaço interno. As versões 328i estreiam um motor de quatro cilindros 2.0, com turbo, capaz de render 245 cavalos. A melhor característica desse propulsor, entretanto, está no fato de que o torque máximo de 35 kgfm surge aos 1.250 rpm e tem uma curva plana, garantia de boas retomadas na estrada e agilidade extra no trânsito.

O 335i carrega um seis cilindros em linha 3.0 turbo debaixo do capô, que rende 225 cv e 40 kgfm de torque. A versão de entrada 320i, por sua vez, vai com um o mesmo motor do 328i, porém com uma calibragem mais mansa para render 180 cv.

O câmbio é um automatizado de dupla embreagem e 8 marchas. Essa transmissão faz com que o carro, quando não exigido, trabalhe sempre na menor rotação possível, o que auxilia na economia de combustível. Entre os itens de segurança há 8 airbags, freios ABS e sistema de controle dinâmico de estabilidade (DSC), que analisa 18 parâmetros distintos para corrigir possíveis "barbeiragens" dos motoristas.

Por: Rodrigo Lara / Fonte: G1.Globo.com


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