sábado, 30 de junho de 2012

Dicas para estágio na indústria automobilística

Saiba detalhes dos processos seletivos de grandes montadoras



Não são poucos os fãs de carros que sonham em trabalhar na indústria automobilística. Se você faz parte deste grupo, saiba que muitas montadoras oferecem programas de estágio para estudantes de várias áreas.

Recentemente, a Volkswagen deu início às inscrições para o Programa de Estágio 2013, oferecendo 100 vagas para estudantes de cursos superiores e técnicos. O estagiário poderá trabalhar em quatro cidades de São Paulo (São Bernardo do Campo, São Carlos, Taubaté e Vinhedo) e no Paraná (São José dos Pinhais). As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de setembro por meio do site www.vw.com.br/estagio2013, e os candidatos poderão escolher o local onde desejam fazer o estágio.

É preciso estar no penúltimo ou o último ano do curso em 2013. No caso de estudantes de cursos técnicos, o candidato deve estar no último ano de curso em 2013. A empresa contratante oferece benefícios como bolsa auxílio, transporte fretado, seguro de vida, vale-alimentação e desconto na compra de veículos zero-quilômetro da marca. O programa tem duração prevista de até dois anos, sendo que os estagiários atuarão no desenvolvimento e implantação de um projeto aplicativo relacionado à sua área.

Veja abaixo quais marcas organizam processos seletivos para encontrar novos talentos nas universidades do país. A maioria dos programas de estágios costumam ser realizados semestralmente, mas vale a pena ficar de olho nas oportunidades divulgadas por meio de sites de recrutamento de estagiários, como o Grupo Foco, o Elancers e o Nube.

Fiat

Atual líder do mercado de automóveis, a Fiat costuma realizar seu processo seletivo no começo de cada ano. Em 2012, a montadora ofereceu mais de 200 vagas para os níveis superior e técnico de diversos cursos, como Administração de Empresas, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Engenharia (Ambiental, Civil, Controle e Automação, Elétrica, Eletrônica, Eletroeletrônica, Materiais, Mecânica, Mecatrônica, Produção, Química e Telecomunicações), Informática, Nutrição e Relações Internacionais, entre outros cursos.

Para realizar estágio técnico, o candidato precisa ter conclusão de curso prevista para dezembro de 2012 ou até dois anos após formado, desde que esteja vinculado a uma instituição técnica de ensino, para fins de cumprimento de carga horária de estágio.

Ford

O Programa de Estágio 2012 costuma ser realizado no primeiro semestre e oferece oportunidades nas cidades de Bauru, São Bernardo do Campo e Tatuí (SP), Curitiba (PR), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Camaçari (BA). No último processo seletivo, foram abertas mais de 30 vagas em diversas áreas, como Administração de Empresas, Comércio Exterior, Desenho Industrial, Direito, Economia, Engenharia Mecânica, Jornalismo, Marketing, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.

A empresa oferece benefícios como alimentação, auxílio transporte, seguro de vida, desconto na compra de veículos, recesso e bolsa auxílio. A companhia exige que o candidato esteja cursando a partir do segundo ano de graduação e que tenha conhecimento da língua inglesa entre intermediário e avançado. Os pré-requisitos variam de acordo com a vaga.

Renault

Em seu último programa de estágio, realizado no começo do ano, a Renault abriu oportunidades para estudantes cursando 2º ou 3º anos, sendo que candidatos do turno noturno podem estagiar por até dois anos. A empresa exige inglês intermediário/avançado e francês como qualificação desejável.

Entre os benefícios, a Renault oferece assistência médica, transporte fretado, alimentação, seguro de vida e assistência funeral. As vagas de estágio foram abertas apenas para a sede da montadora francesa no Brasil, localizada em São José dos Pinhais (PR).

Mercedes-Benz

A empresa alemã costuma abrir inscrições para estagiários no segundo semestre. No ano passado, ofereceu 70 vagas para atuação nas unidades de São Bernardo do Campo (SP) e Campinas (SP), com início em janeiro e fevereiro de 2012. Os candidatos deveriam estar cursando o penúltimo ou último ano da graduação em nível superior, além de ter conhecimento intermediário de inglês, sendo desejável conhecimento de alemão e/ou espanhol.

Entre os benefícios, a Mercedes-Benz oferece bolsa-auxílio, assistência médica, seguro em grupo contra acidentes pessoais, alimentação e transporte. Puderam se inscrever estudantes dos cursos de Engenharia (Automobilística, Mecânica, Elétrica/ Eletrônica, Mecatrônica, de Produção, Civil, de Alimentos ou de Materiais), Administração de Empresas, Comércio Exterior, Economia, Ciências Contábeis, Direito, Marketing, Comunicação Social, Informática/ Processamento de Dados, Automação, Desenho Industrial, Secretariado, Serviço Social, Medicina do Trabalho, Psicologia, Enfermagem do Trabalho, Arquitetura e Física.

O processo seletivo foi realizado em conjunto com o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), responsável pelas fases de triagem de currículo, testes online, dinâmicas em grupo, entrevistas individuais e testes presenciais. O estágio pode ter duração de um a dois anos.

Por: Vitor Matsubara / Fonte: Quatro Rodas

Nenhum comentário:

Postar um comentário