quarta-feira, 27 de junho de 2012

Continental entra no mercado de recapagem de pneus para caminhões

Fabricante traz banda de rodagem de fábrica mexicana e procura parceiras no Brasil


A Continental entrou no mercado de recapagem de pneus para caminhão no Brasil. Para atuar nesse segmento, a fabricante fará parcerias com suas revendas interessadas e também com novas empresas dispostas a investir em recapagem de pneus de carga ou com companhias que já atuem nesse segmento e queiram trabalhar com a bandeira Continental.

A fabricante não revela investimentos nem meta de recapagens por ano. Informa apenas que quer terminar 2012 com a adesão de duas grandes reformadoras, mais duas novas a cada ano. “Nossa rede é integrada atualmente por mais de 200 pontos de venda de pneus de carga no território nacional. Num primeiro momento, o foco está na oferta dos serviços de recapagem nos grandes centros. Os parceiros terão suporte técnico e logístico de nossa equipe desde a definição dos layouts e seleção de maquinário, passando pelo treinamento das equipes de recapadores e de vendas”, afirma o diretor-superintendente Renato Sarzano.

Os 11 desenhos de banda de rodagem disponíveis levam o nome ContiTread e vêm da fábrica Continental de Morélia, no México. Há modelos para longas distâncias, tráfego regional, tráfego urbano e construção. O produto já é consumido nos Estados Unidos e na América Central.

Segundo a fabricante, a ContiTread mantém as características dos pneus de carga, propiciando desempenho equivalente ao da banda original em quilometragem e consumo de combustível. Os pneus da própria Continental recapados com ContiTread contarão com a chamada Garantia C3, benefício que protege a carcaça reformada até o fim da terceira vida.

Segundo a Associação Brasileira do Segmento da Reforma de Pneus (ABR), o mercado nacional reforma 7,6 milhões de pneus de carga por ano. É o segundo maior, atrás apenas dos Estados Unidos. O setor movimenta todo o ano R$ 4 bilhões, tem 1,3 mil reformadoras de pneus comerciais, 18 fornecedores de matéria-prima e gera mais de 40 mil empregos diretos. Hoje, mais de dois terços dos pneus de carga em uso são reformados, gerando economia aproximada de R$ 5,6 bilhões por ano para o setor de transportes.

Até novembro, todos os reformadores de pneus comerciais (caminhão e ônibus) deverão obter o certificado do Inmetro, conforme determinação da Portaria nº 444 de 19 de novembro de 2010. A certificação é compulsória, ou seja, todas as empresas que realizam o serviço de reforma de pneus destinados a veículos comerciais e comerciais leves terão de atender aos requisitos da portaria. Aqueles que não se adequarem até o prazo legal estipulado ficarão sujeitos às penalidades e sanções previstas em lei.
 

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