quarta-feira, 27 de junho de 2012

Bosch já produziu 1 milhão de freios ABS no Brasil

Item de segurança será obrigatório em 2014


Desde a nacionalização da produção do sistema de freios ABS, em 2007, a Bosch já fabricou mais de 1 milhão de unidades do equipamento no Brasil. O ABS será item obrigatório nos automóveis à venda no Brasil em 2014 porque impede o travamento das rodas e aumenta a segurança das frenagens.

A obrigatoriedade futura previa também a introdução gradual do equipamento. Por esse motivo, sua aplicação nos carros vem crescendo. Segundo pesquisa realizada pela Bosch com base em estatísticas de vendas, 30% dos novos veículos de passageiros licenciados entre janeiro e dezembro de 2011 tinham freios ABS, 7 pontos porcentuais a mais que em 2010.

Ainda dentro dessa estatística, 7% desses novos veículos saíram de fábrica equipados com o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), o que representa um crescimento de três pontos porcentuais em relação ao ano passado. O ESP já tem incluída a funcionalidade do ABS.

No quesito segurança passiva, a pesquisa também mostrou que houve crescimento na taxa de instalação de airbags frontais para motorista e passageiro (36% em 2011 e 26% de 2010). De acordo com dados do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), 518 modelos, equivalentes a 67% da oferta nacional, ofereciam o ABS como item de série já em 2011. Entretanto, quando considerada apenas a categoria de hatches compactos, a mais vendida no País, o equipamento de segurança é oferecido como item de série em apenas 17% das versões e como opcional em 38% delas.

“Acredita-se que nos próximos anos esses modelos vão registrar crescimento na taxa de instalação tanto do ABS como dos airbags”, comenta Carlo Gibran, gerente de vendas da divisão Chassis Systems Control da Robert Bosch América Latina.

ABS E ESP de 9ª geração

Com uma linha de produção flexível, a Bosch iniciará no fim do ano a produção do ABS associado a ESP, de nona geração. Atualmente, a maioria dos carros com ESP no Brasil é importada. Na Europa, todos os veículos novos saem de fábrica com o item desde outubro de 2011. Nos Estados Unidos, o sistema é obrigatório em todos os veículos até 4,5 toneladas e regulamentações semelhantes entrarão em vigor nos próximos anos na Austrália, Japão, Coreia e Rússia. Atualmente, em todo o mundo, 48% dos automóveis de passeio novos e comerciais leves estão equipados com o ESP.



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