terça-feira, 26 de junho de 2012

Aumento na produção de veículos ainda não reflete nas autopeças

Média diária saltou de 13 mil para 16 mil veículos, mas fornecedores seguem com capacidade ociosa


O aquecimento nas vendas observado em maio, com alta de 12% em relação a abril, de acordo com a Fenabrave, também se reflete no aumento da produção de veículos, que já observa acréscimo de 23% entre maio e junho, passando de uma média diária de 13 mil para 16 mil veículos. Segundo reportagem da Agência Estado, o incremento na produção das montadoras instaladas no Brasil ainda não foi suficiente, no entanto, para refletir na demanda por autopeças. Três dos maiores fornecedores de componentes do setor, Magneti Marelli, Bosch e Delphi, afirmam que suas fábricas brasileiras continuam operando com capacidade ociosa.

De acordo com executivos das empresas reunidos durante o Simpósio SAE Brasil de Manufatura Automotiva, em São Paulo, a perspectiva de aumento da produção é esperada apenas para julho e agosto, já que as montadoras ainda possuem grandes estoques de componentes, peças e sistemas tecnológicos. Mas este cenário deve mudar em breve. A medida do governo federal, que reduziu o IPI para estimular as vendas, pode criar problemas para o setor até o fim de agosto, quando deixa de vigorar. Isso porque as montadoras podem criar uma “corrida” pela produção de veículos até o dia 31 de agosto, para se beneficiarem do imposto menor.

Segundo executivos das empresas fornecedoras consultados pela agência, pode haver problemas com a disponibilidade de matérias-primas com a concentração de produção antes do fim da medida. A partir de setembro, quando os preços voltam ao patamar anterior, o mercado automotivo poderá observar novo desaquecimento, recriando o contexto de demanda ociosa das companhias fornecedoras. O problema, no entanto, poderá ser resolvido ou atenuado até 2014, quando fabricantes como a coreana Hyundai e as chinesas JAC e Chery já estarão operando suas novas instalações em território brasileiro.
 

Fonte: Motor Dream

Nenhum comentário:

Postar um comentário