Esse superesportivo feito a mão
vem da Cataluña com design inspirado nos carros de Fórmula 1, e o comprador
ainda pode escolher se vai querer seu bólido com um ou dois lugares. Claro que é
preciso desembolsar um bom valor para ter um modelo assim na garagem, são 610
mil euros – cerca de R$ 1,4 milhão – para levar um Tramontana R para
casa.
Além de ter detalhes inspirados nos carros da Fórmula 1, como um spoiler na traseira e um duplo na dianteira, o bólido construído pela Advanced Design Tramontana também traz linhas que lembram as de um caça de combate, como a cabine, que lembra a de um desses aviões.
Mesmo bebendo em fontes de estilo tão diferentes de um carro convencional, não há grandes excentricidades aerodinâmicas no veículo que, à primeira vista mais parece um modelo esportivo moderno. Mas, ao observar com mais cautela, ele faz lembrar carros mais antigos, modelos de um só lugar das décadas de 1950 e 1960.
Além de ter detalhes inspirados nos carros da Fórmula 1, como um spoiler na traseira e um duplo na dianteira, o bólido construído pela Advanced Design Tramontana também traz linhas que lembram as de um caça de combate, como a cabine, que lembra a de um desses aviões.
Mesmo bebendo em fontes de estilo tão diferentes de um carro convencional, não há grandes excentricidades aerodinâmicas no veículo que, à primeira vista mais parece um modelo esportivo moderno. Mas, ao observar com mais cautela, ele faz lembrar carros mais antigos, modelos de um só lugar das décadas de 1950 e 1960.
O desempenho é auxiliado pela
distribuição do peso no veículo, que é simétrico do lado de fora e do lado de
dentro, onde, o passageiro vai exatamente atrás do motorista – no caso de se
optar pela carroceria de dois lugares –, como nas bicicletas com dois assentos.
Esse ajuste mantém as massas bem próximas do centro de gravidade, alterando
minimamente o comportamento do carro que levar duas pessoas.
No quesito peso, o Tramontana R está longe de precisar de uma dieta. Com chassi e carroceria feitos de fibra de carbono, o superesportivo pesa apenas 96 kg. Mas que não se pense que o baixo peso faça dele um carro pouco seguro, pois a marca informou que o modelo passou por rigorosos crash tests para que ele seja o mais seguro possível.
A fibra de carbono, combinada com o magnésio, aparece também nas rodas de 20 polegadas, nas quais estão alojados os freios com discos cerâmicos de 380 milímetros, tanto na dianteira quanto na traseira. As molas da suspensão Öhlins estão dispostas centralizadas e na horizontal, como nos Fórmula 1. Essa suspensão permite que a altura da carroceria seja regulada, variando de 85 milímetros a 138 milímetros de distância do chão.
No quesito peso, o Tramontana R está longe de precisar de uma dieta. Com chassi e carroceria feitos de fibra de carbono, o superesportivo pesa apenas 96 kg. Mas que não se pense que o baixo peso faça dele um carro pouco seguro, pois a marca informou que o modelo passou por rigorosos crash tests para que ele seja o mais seguro possível.
A fibra de carbono, combinada com o magnésio, aparece também nas rodas de 20 polegadas, nas quais estão alojados os freios com discos cerâmicos de 380 milímetros, tanto na dianteira quanto na traseira. As molas da suspensão Öhlins estão dispostas centralizadas e na horizontal, como nos Fórmula 1. Essa suspensão permite que a altura da carroceria seja regulada, variando de 85 milímetros a 138 milímetros de distância do chão.
Para
impulsionar o bólido, a A.D. Tramontana escolher um motor V12 biturbo de 5.5
litros. Já a potência varia entre 550 cv e 720 cv, de acordo com a vontade do
cliente. E a velocidade máxima, segundo a fabricante, é de 325 km/h. A tração é
traseira e pode ser controlada por um sistema que tem quatro configurações
diferentes. Também são múltiplas as opções para o interior da cabine, que pode
ser desenhada de acordo com a ergonomia do motorista, que também pode optar por
um carro sem capota, pode escolher a potência do motor, o número de lugares e
até a configuração dos amortecedores. O cliente pode escolher também os
revestimentos internos e muito mais, as únicas coisas que não pode ser
modificada, teoricamente, são os emblemas na dianteira e na traseira do carro,
feitas inteiramente em ouro branco.
Inicialmente, a A.D. Tramontana fez apenas três unidades do superesportivo em 2006. No ano seguinte, foram fabricadas outras seis e, a partir de 2008, passaram a ser fabricadas 12 unidades Tramontana R por ano.
Inicialmente, a A.D. Tramontana fez apenas três unidades do superesportivo em 2006. No ano seguinte, foram fabricadas outras seis e, a partir de 2008, passaram a ser fabricadas 12 unidades Tramontana R por ano.
Fonte
disponível no(a): MotorDream.uol.com.br
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