quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Teste: Volkswagen Touareg V8 4.2

Modelo com plataforma de Porsche Cayenne e motor de Audi Q7 é opção mais em conta entre o SUVs de alto luxo. Sim, isso existe

Quem compra carrões também faz pesquisas de mercado antes de decidir qual possante vai levar para casa. Ao menos uma parte. No mundo dos SUVs de alto luxo os produtos mais sofisticados são os de origem alemã, além do britânico Range Rover Vogue. Temos na briga Porsche Cayenne, BMW X5 e X6, Mercedes-Benz ML, Audi Q7. Acontece que esse fino segmento tem mais um “player”, que teve de evoluir bastante para entrar no exclusivo mundo das altas cifras. Falamos da segunda geração do Volkswagen Touareg com motor V8.

Quem diria que um dia um veículo da VW, nome que em alemão significa “carro do povo”, entraria para este filão. A primeira geração do SUV até tentou, mas nunca ficou próximo ao requinte de seus conterrâneos. Acontece que agora, com o modelo da Volkswagen evoluído, a briga é “pau a pau”, mas como uma grande vantagem para o Touareg: ele continua sendo o mais barato desta turma, por mais que seu valor não seja nada acessível ao “povão”.

O novo Touareg com motor 4.2 V8 TSI, o top de linha, começa em R$ 267.990 e pode bater nos R$ 312.645, caso traga todos os itens opcionais, como o modelo avaliado pelo iG Carros. É caro? Sim, muito. Um absurdo, sem dúvida. Mas o que dizer de seus rivais ainda mais caros? Um Cayenne não sai por menos de R$ 319.000, ao passo que um X5 V8 começa em R$ 355.550. Os outros concorrentes citados também têm preços mais altos. Por este prisma, o jipe da Volkswagen aparece como uma séria escolha a ser considerada.


Com motor V8 tudo fica mais fácil
A VW orgulha-se de ter reduzido o peso do Touareg em 10%, o que representou uma perda de 220 kg. Se você é bom de matemática já percebeu que o veículo continua bem pesado: aponta 2.075 kg na balança, vazio (sem passageiros e carga). O modelo ainda ganhou alguns cavalos de potência a mais ao receber o “antigo” motor de seu “primo” Audi Q7. Agora são 360 cv e 45,4 kgfm de torque gerados pelo motor V8 turbo com injeção direta de gasolina, ante 349 cv e 44 kgfm da geração passada, também com bloco oito cilindros em V.

Com toda essa cavalaria, o SUV alemão ganhou mais agilidade e desenvoltura, com números de performance melhor ou iguais a de carros menores e com certa “pegada” esportiva. A montadora afirma que o modelo acelera do 0 aos 100 km/h em meros 6,5 segundos e atinge até 245 km/h. Já basta para um carro com mais de 2 toneladas, não? O consumo de combustível, por outro lado, é assombroso, afinal é um V8. Em nossa avaliação o modelo apontou médias entre 3 km/l na cidade e pouco mais de 9 km/l em trecho rodoviário.
O novo Touareg também ficou melhor de dirigir, tornando-se mais estável e rígido. Isso, por consequência, o deixou mais divertido. O que ele é bom de curva impressiona, parece ter os pneus colados, embora o balanço da cabine assuste nesses momentos. Essa parte do veículo não é boa à toa. Tal como a geração anterior, o SUV da VW na linha atualizada possui a mesma plataforma do novo Porsche Cayenne. Já o sistema de tração continua sendo o 4Motion, integral. O equipamento distribui o torque entre as quatro rodas de acordo com a necessidade do terreno ou de acordo com a aceleração imposta pelo motorista. Apesar disso, andar na terra não é o forte deste veículo. Para isso, ele precisaria de pneus específicos.

Um utilitário deste tamanho – ele tem quase 5 metros de comprimento e 2 m de largura – precisa de um aparato de frenagem e tanto para torná-lo seguro, algo que a marca não esqueceu. A série com motor V8 traz discos de 360 mm na frente e 330 mm no conjunto traseiro, ambos com atuação de ABS e controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e tração (ASR), entre outros recursos de segurança ativa. O sistema atua de forma tão violenta que ao pisar fundo no pedal de freio a reação natural dos outros passageiros é um belo susto.


Pacote de evoluções
O refinamento é notável em todos os detalhes no interior do novo Touareg. Além de mais bonito e melhor acabado (há opção de acabamento em madeira), o veículo também caprichou na sofisticação. Foi-se o rudimentar freio de estacionamento por pedal, como em picapes, e entrou o freio eletrônico. Basta pressionar um botão e o carro é liberado (ou travado).

A lista de novos itens inclui ainda GPS com tela sensível ao toque e com manuseio extremamente fácil, instrumentos digitais e ar-condicionado com três zonas de climatização (motorista, passageiro e traseira). Como opcional, o jipão da VW ainda pode vir equipado com “Side Assist”, o assistente de mudança de faixa, que avisa se há algum veículo em pontos cegos do motorista, e o “ACC”, o controle eletrônico de velocidade de cruzeiro adaptativo de acordo com a distância do carro que viaja à frente. Completam a lista os 6 airbags, sendo os dianteiros de duplo estágio de acionamento, a tecnologia mais avançada para bolsas infláveis.

O Touareg V8 não deve nada para um Cayenne, ML ou X5 no que diz respeito a performance e sofisticação. A diferença é o logotipo colado na lataria, que pode fazer toda diferença para quem se importa com status. O veículo pode custar o que for, mas ele ainda é um Volkswagen, a mesma marca que produz, por exemplo, o "dinossauro" Gol G4. E isso pode ir contra o modelo de luxo da VW. A Porsche, por outro lado, fabrica o 911.
Dados Técnicos Preço: R$ 267.990
Capacidade: 5 passageiros
Velocidade máxima: 245 km/h
0 a 100 km/h: 6,5 s
Consumo urbano: km/l
Potência: 360 cv
Torque: 45,4 kgfm
Porta-malas: 520 litros



por Thiago Vinholes

Fonte disponível no(a): Carros.iG.com.br


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