O novo Optima já está homologado
desde o ano passado para o mercado brasileiro e deveria ter feito sua estreia no
último trimestre de 2011. Mas as incertezas impostas pelo aumento do IPI para
veículos importados fizeram a Kia adiar o lançamento do modelo. O presidente da
marca no Brasil, José Luiz Gandini, chegou a confirmar o início das vendas do
sedã para fevereiro, masMotorDream apurou junto às concessionárias da fabricante
coreana que a terceira geração do sedã, antes conhecido por aqui como Magentis,
só chega entre abril e maio.
O modelo foi apresentado no Salão de Nova York de 2010, assumindo a identidade visual elaborada pelo designer Peter Schreyer. Compartilhando a plataforma do Sonata, o novo Optima também atrasou por causa de dificuldades da matriz coreana em atender a demanda global pelo sedã. O modelo é fabricado na unidade de Hwasung, com capacidade para 150 mil unidades do sedã por ano, e ganhou o reforço de 60 mil unidades anuais oriundas das instalações da Kia em West Point, nos Estados Unidos.
O modelo foi apresentado no Salão de Nova York de 2010, assumindo a identidade visual elaborada pelo designer Peter Schreyer. Compartilhando a plataforma do Sonata, o novo Optima também atrasou por causa de dificuldades da matriz coreana em atender a demanda global pelo sedã. O modelo é fabricado na unidade de Hwasung, com capacidade para 150 mil unidades do sedã por ano, e ganhou o reforço de 60 mil unidades anuais oriundas das instalações da Kia em West Point, nos Estados Unidos.
A
segunda geração do Optima/Magentis foi lançada na Coreia do Sul em 2005 e chegou
ao Brasil dois anos depois. Até 2010, o modelo havia emplacado pouco mais de
1.700 unidades. Apesar do preço competitivo – R$ 69.900 – da versão EX com motor
2.0 de 164 cv, o sedã sofria com o visual discreto e o público acabava
preferindo rivais como Ford Fusion, Hyundai Azera e Volkswagen Passat. Com a
interferência do conceituado designer alemão Schreyer, o Optima não padece mais
desse mal.
O problema agora será o preço, já que a alta de até 30 pontos percentuais no IPI de veículos importados inviabilizará que o valor continue na casa dos R$ 70 mil. A nova geração do Azera, por exemplo, ficou R$ 35 mil mais cara – em parte, é verdade, por causa do novo nível de equipamentos e conforto do veículo. O Kia Optima deve partir, pelo menos, de R$ 105 mil, com o mesmo 2.0 litros GDI de 164 cv. A configuração híbrida também pode dar as caras por aqui.
O problema agora será o preço, já que a alta de até 30 pontos percentuais no IPI de veículos importados inviabilizará que o valor continue na casa dos R$ 70 mil. A nova geração do Azera, por exemplo, ficou R$ 35 mil mais cara – em parte, é verdade, por causa do novo nível de equipamentos e conforto do veículo. O Kia Optima deve partir, pelo menos, de R$ 105 mil, com o mesmo 2.0 litros GDI de 164 cv. A configuração híbrida também pode dar as caras por aqui.
Fonte
disponível no(a): MotorDream.uol.com.br
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