quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Novo Kia Optima 2012 chega até maio no Brasil

Com lançamento confirmado para fevereiro, modelo só deve dar as caras na rede de distribuidores daqui a três meses


O novo Optima já está homologado desde o ano passado para o mercado brasileiro e deveria ter feito sua estreia no último trimestre de 2011. Mas as incertezas impostas pelo aumento do IPI para veículos importados fizeram a Kia adiar o lançamento do modelo. O presidente da marca no Brasil, José Luiz Gandini, chegou a confirmar o início das vendas do sedã para fevereiro, masMotorDream apurou junto às concessionárias da fabricante coreana que a terceira geração do sedã, antes conhecido por aqui como Magentis, só chega entre abril e maio.

O modelo foi apresentado no Salão de Nova York de 2010, assumindo a identidade visual elaborada pelo designer Peter Schreyer. Compartilhando a plataforma do Sonata, o novo Optima também atrasou por causa de dificuldades da matriz coreana em atender a demanda global pelo sedã. O modelo é fabricado na unidade de Hwasung, com capacidade para 150 mil unidades do sedã por ano, e ganhou o reforço de 60 mil unidades anuais oriundas das instalações da Kia em West Point, nos Estados Unidos.



A segunda geração do Optima/Magentis foi lançada na Coreia do Sul em 2005 e chegou ao Brasil dois anos depois. Até 2010, o modelo havia emplacado pouco mais de 1.700 unidades. Apesar do preço competitivo – R$ 69.900 – da versão EX com motor 2.0 de 164 cv, o sedã sofria com o visual discreto e o público acabava preferindo rivais como Ford Fusion, Hyundai Azera e Volkswagen Passat. Com a interferência do conceituado designer alemão Schreyer, o Optima não padece mais desse mal.

O problema agora será o preço, já que a alta de até 30 pontos percentuais no IPI de veículos importados inviabilizará que o valor continue na casa dos R$ 70 mil. A nova geração do Azera, por exemplo, ficou R$ 35 mil mais cara – em parte, é verdade, por causa do novo nível de equipamentos e conforto do veículo. O Kia Optima deve partir, pelo menos, de R$ 105 mil, com o mesmo 2.0 litros GDI de 164 cv. A configuração híbrida também pode dar as caras por aqui.
 


Fonte disponível no(a): MotorDream.uol.com.br

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