segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Comparativo: Cruze 2012 versus Civic 2012

Chevrolet Cruze versus Honda Civic

Seguindo à risca a máxima ‘em time que está ganhando não se mexe', a Honda permaneceu por quase seis anos sem mexer no visual do Civic, mesmo assim, o modelo permaneceu no topo do ranking de vendas por vários meses entre 2007 e 2009.

Como seu maior rival (o Toyota Corolla) está com visual defasado e sem grandes novidades já há algum tempo, checamos a (vasta) lista de adversários e decidimos convocar o Cruze para estrelar este comparativo contra o exemplar da Honda.

O modelo da Chevrolet - que sai das linhas de produção da fábrica da General Motors em São Caetano - é opção mais voltada à racionalidade, tanto pelo visual, diga-se, mais conservador, quanto pelo preço, mais em conta. Parte de R$ 79,9 mil na versão avaliada, a topo de linha LTZ.


Para fazer bonito, o Civic também vestiu sua melhor roupa e se apresentou na versão EXS, que não sai por menos de R$ 85,9 mil.
Recém-lançada, a nona geração do nipo-brasileiro apela para a ousadia visual. E agrada. Despertou o interesse de muitas pessoas pelas ruas - isso também é mérito da novidade, pois o veículo ainda demoraria uma semana para chegar às revendas quando a Honda cedeu o modelo para avaliação do Diário.
Por dentro

 




O Cruze tem boa ergonomia, volante com boa pegada (até melhor que o do Civic) mas fica devendo alguns itens de série, como o teto solar e a tecnologia Econ, por exemplo, que indica se o motorista está dirigindo de maneira econômica ou não - ambos presentes no adversário.Ainda falando em interior, o Civic chama atenção pelo painel de dois andares. Há quem diga que ficou exagerado e parecido com aeronaves. Mas é bastante funcional. Sem contar a tela central, que exibe as imagens da câmera de ré e o modo de navegação GPS, que se sobressai ao oferecido pela GM através da tela touch screen. No Cruze, procurar o destino não é tarefa fácil...
De resto, ambos trazem ar-condicionado digital, air bags (seis no Cruze e quatro no Civic), direção elétrica, freios ABS com EBD, computador de bordo, CD player com MP3 e rodas de liga leve - 17 polegadas no Cruze e 16" no Honda.
Em relação ao desempenho ambos se saem bem, mas as trocas do câmbio automático de cinco velocidades do Civic são mais inteligentes que as do Cruze que, mesmo sendo automático de seis velocidades, sofrem constantemente com o efeito retardado, principalmente em subidas.
Mecânica

Ambos têm motor 1.8 16V flexível, mas o Cruze tem mais potência, gerando até 144 cv (contra 140 cv do Civic) quando bebe etanol. O torque máximo do Chevrolet é de 18,9 mkgf a 3.800 rpm. No Honda, 17,7 mkgf a 5.000 rpm. Ambos abastecidos com o derivado da cana-de-açúcar.

Em termos de suspensão, mais um ponto para o Civic, que filtra melhor as imperfeições do solo, mas sem perder a rigidez.
Apesar de ter acabamento pior, o espaço interno do Cruze se sobressai ao do Civic, com dois centímetros a mais no entre-eixos (confira as medidas exatas na ficha abaixo). A pequena diferença também se dá no porta-malas. O Cruze ganha por um litro.

Veredito

O Honda Civic leva a melhor neste comparativo por oferecer mais itens de série, melhor acabamento e conjunto mecânico mais interessante; para os que buscam menor preço e conservadorismo no visual, o Cruze é uma boa opção.


Fonte disponível no(a): Diário do Grande ABC


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