quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Chery já é a terceira em vendas no Uruguai

Chinesa consolida suas operações no país vizinho e agora mira no Brasil


O mercado uruguaio é um dos mais aquecidos da região, com crescimento de 21% em 2011 na comparação com o ano anterior. Foram emplacados 51.443 automóveis e comerciais leves no país vizinho no ano passado. Com o sedã Classic no topo do ranking, a Chevrolet manteve a liderança entre as marcas, com 13.033 vendas e 25,3% de participação. A alemã Volkswagen aparece na segunda colocação, com 6.212 emplacamentos e 12,1% de market share.

O destaque vai para a chinesa Chery. A marca superou a italiana Fiat e a japonesa Nissan e apareceu pela primeira vez no pódio, com crescimento de 71% e 3.394 unidades comercializadas. Com isso, a fabricante asiática já detém 6,6% do mercado uruguaio – o melhor resultado em suas operações na América Latina. Presente no país desde 2007, a montadora chinesa tem uma linha de produção local com capacidade para 25 mil unidades por ano, que funciona em parceria com o grupo argentino Socma. A joint venture produz modelos como o Tiggo (acima) e o Face a partir de peças oriundas da Argentina. Também são vendidos por lá modelos como o sedã Fulwin 2, o subcompacto QQ e o compacto S18 (abaixo).

Consolidada no Uruguai, agora a Chery quer reforçar suas operações em outros mercados da região. No Brasil, a marca emplacou 21.682 automóveis e comerciais leves em 2011. Apesar de o volume ser três vezes maior que o registrado em 2010 – 7.008 unidades –, a chinesa ainda detém apenas 0,63% do mercado nacional. Mas já comemora um 3º lugar entre as importadoras filiadas à Abeiva. A fábrica de Jacareí, no interior de SP, com capacidade para 150 mil unidades a partir de 2013, é o próximo passo para firmar a marca no país.

Além de Brasil e Uruguai, a Chery está presente em países como Argentina, Colômbia, Chile, Peru e Paraguai. Na Venezuela, a marca chinesa mantém uma linha de montagem em parceria com o governo local, com estrutura socialista. Neste caso, o capital é 100% venezuelano. A unidade foi inaugurada em agosto passado e tem capacidade para produzir 19 mil unidades por ano. Dois modelos são fabricados localmente: o sedã compacto Cielo, que é rebatizado de Orinoco, e o monovolume Face, chamado por lá de Arauca.
 
 
Fonte disponível no(a): MotorDream.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário