quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Caminhão Volvo FH é lider entre os pesados

Volvo FH aposta em alta dose de segurança embarcada para continuar lider entre os caminhões pesados


No mundo dos caminhões, raramente um modelo conquista um cliente pelo desejo ou pela imaginação. São geralmente veículos que buscam fornecer sempre a melhor relação custo/benefício possível para o frotista. Ou seja, consumo de combustível, manutenção e preço inicial é que contam. Entretanto, existe um segmento que parece fugir um pouquinho à regra. Os caminhões pesados são aqueles super equipados, com motores imensos e até espaço para dormir e relaxar no interior. E, dentre esses, quem mais se destaca no Brasil é o Volvo FH. Além de ser o modelo topo de linha da marca sueca, é líder de mercado no setor. E, com as mudanças realizadas pela fabricante para adaptar o modelo ao Proconve P7, ele ficou bem mais moderno.

Em 2011, o FH liderou o segmento de pesados, segundo a Fenabrave – Associação das Distribuidoras de Veículos. Foram 8.203 unidades comercializadas da entre os últimos janeiro e dezembro contra 7.109 do Scania G, 2.810 do Scania P e 2.216 do Iveco Stralis, os mais vendidos do ano.





Como manda a tradição da marca, é na segurança que o FH tenta se distanciar dos principais rivais. E algumas dessas soluções também estão nos carros de passeio da marca sueca. Caso do controle de estabilidade. Mas, diferentemente dos carros, no FH o equipamento funciona não apenas para manter a cabine em sua trajetória correta, mas também o reboque. Através da redução da potência do motor e da pressão individual dos freios em cada roda, o sistema previne o capotamento e o chamado efeito canivete – quando o reboque derrapa e faz um ângulo de 90º com a cabine. O pesado também é equipado com o controle de cruzeiro adaptativo. Por meio de um radar na dianteira, ele mantém o caminhão no mesmo fluxo do trânsito, mantendo a distância ao veículo da frente. A Volvo ainda equipa o seu topo de linha com o sistema de monitoramento de ponto cego, aviso de mudança de faixa e um detector de fadiga do motorista.

No ponto de vista mecânico, o Volvo FH teve algumas modificações para este ano. Afinal, precisava se adaptar às normas do Proconve P7. O único motor usado continua a ser o de seis cilindros e 13 litros, mas agora com quatro calibragens diferentes. A básica rende 420 cv e 214 kgfm de torque entre mil e 1.400 rotações. As intermediárias geram 460 cv e 235 kgfm e 500 cv e 255 kgfm, enquanto a mais forte tem 540 cv e 265 kgfm de torque. Com isso, a Volvo tem em sua linha o caminhão mais potente à venda no Brasil. O propulsor é dotado da tecnologia SCR para a redução nas emissões. Para funcionar perfeitamente, portanto, é necessário o aditivo ARLA32 – guardado em um tanque próprio no caminhão – que, através de reações químicas do catalisador, diminui as emissões.




Existem duas opções de transmissão. Uma manual de 14 velocidades e a automatizada I-Shift de 12 marchas. Na linha 2012, a Volvo promoveu mudanças mecênicas no eixo traseiro. Agora, ele não tem reduções nos cubos e possui carcaça fundida. De acordo com a engenharia da Volvo, essas modificações permitem que o eixo seja mais robusto e durável. O FH está disponível nas configurações 4X2, 6X2 e 6X4.
Para um caminhão desse porte, além dos atributos dinâmicos, é preciso ter um bom espaço e conforto no interior. Afinal, é comum o motorista passar a noite ou descansar na cabine de um caminhão pesado. Para isso, o FH tem cama reclinável – mais larga na linha 2012 – e há espaço na cabine para receber uma TV de 17 polegadas. O sistema de som é de série e tem entradas auxiliares e USB, além de ter compatibilidade com celular. O interior ainda tem como destaque o novo painel de instrumentos, com uma tela maior para o computador de bordo.



por Rodrigo Machado - Auto Press

Fonte disponível no(a):
MotorDream.uol.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário